LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Confira 10 truques que podem ser feitos com a câmera do seu smartphone

23 de junho de 2015 10

Câmeras cada vez mais potentes integram os novos smartphones que chegam ao mercado pelas grandes fabricantes. Essa é, para muitos usuários, uma das principais características a ser observada no momento de escolher um novo dispositivo. Mas existem muitos truques que ampliam as utilidades da câmera e às vezes são desconhecidos. Abaixo você confere uma lista com pelo menos 10 dicas de uso do seu cameraphone, top de linha ou modesto.

1 – Selfies usando o botão de volume

Publicar selfies em redes sociais se tornou uma febre em todo o mundo (quem não se lembra da famosa foto durante o Oscar 2014!?). Mas para não perder o momento e a pose ideal, o processo deve ser simples, por isso que muitos dispositivos Android e iOS permitem realizar essa captura com o botão físico de volume.

Esse recurso elimina os malabarismos que muitos têm que fazer para tocar no botão virtual na tela, algo complicado principalmente em dispositivos grandes. Há ainda recursos como o encontrado em smartphones da LG, em que o usuário só precisa exibir a mão para a câmera e cerrar o punho para ativar o disparo. No caso do Windows Phone há o aplicativo Lumia Selfie, que permite configurar um temporizador, eliminando toques na tela ou em botões, que podem causar eventuais tremidas no dispositivo e uma foto desfocada. Esses recursos da LG e dos Lumias podem ser instalados em todos os smartphones Android e iOS por meio dos aplicativos Snapi e CamMe.

LG Selfie

2 – Leitura de códigos de barras ou QR

A leitura de códigos de barra pode facilitar bastante a vida dos usuários. Um exemplo básico é o pagamento de contas por meio do aplicativo do banco, sem a necessidade de digitar todas as sequencias numéricas. Outra vantagem é acessar páginas web com informações sobre produtos, graças aos códigos QR, ou levar o usuário diretamente para a página de download de um aplicativo, o que elimina a necessidade de digitar grandes endereços. Um aplicativo leitor de códigos QR e disponível para as três principais plataformas móveis é o Scan.

QR Code

3 – Câmera do smartphone como leitor de frequências cardíacas

Existem diversos aplicativos para acompanhar a prática de atividades físicas, mas é igualmente importante monitorar a saúde do coração. Para esse fim a câmera do seu smartphone pode ser usada graças a ajuda de aplicativos. Há aplicações próprias de grandes marcas destinadas aos seus dispositivos (o Galaxy S5 traz um hardware dedicado), mas não faltam opções para os demais usuários. Um aplicativo para leitura cardíaca disponível para Android, iOS e Windows Phone é o Instant Heart Rate. Existe até um aplicativo que promete fazer esse tipo de leitura sem que o usuário coloque o dedo na câmera, bastando focar o rosto da pessoa a ser avaliada, quem desejar fazer o teste pode baixar no site da Cardiio, infelizmente apenas para iOS.

4 – Fotografando imagens com telescópios ou binóculos

Aqui temos outro truque simples, mas que pode ser útil, principalmente para quem aprecia momentos na natureza, ou quem sabe trabalha como investigador particular. Ao aproximar a lente da câmera do smartphone no telescópio ou binóculo para capturar a imagem ampliada. Existem também adaptadores para facilitar unir o smartphone ao telescópio (como você confere no vídeo abaixo), além de algumas lentes de aumento que podem ser encaixadas no smartphone para aumentar em muitos “X” o poder de zoom.

5 – A câmera do seu smartphone enxerga luz infravermelha

Se você estiver com o controle remoto de uma TV, DVD/Blu-ray. Ar-condicionado ou outro aparelho por perto, poderá fazer o seguinte teste; acione o aplicativo da câmera de seu smartphone, aponte o controle remoto para a câmera e pressione algum botão no controle. O que é invisível a olho nu se revela pela lente do smartphone, capaz de capturar frequências que o olho humano não traduz. Não há muitas aplicações práticas, mas você poderia confirmar se o controle remoto está realmente funcionando, precisando de pilhas novas ou com alguma avaria. A dica funciona com uma gama muito grande de dispositivos, apesar de não funcionar com os iPhones mais novos (talvez devido a alguma tecnologia empregada na lente).

Luz infravermelha do controle remoto

6 – Capturar negativos de fotos antigas

Aqueles que ainda possuem câmeras antigas que usavam filmes com determinada quantidade de poses, dependiam de um profissional para revelar as fotos. Atualmente já existem soluções como a Lomography ou OpticFilm Plustek, que se encarregam de digitalizar esses negativos com qualidade. Mas, os que desejam uma maneira rápida para digitalizar ou apenas ver saudosos momentos do passado presos em antigos negativos de filmes, basta ativar o efeito negativo da câmera ou recorrer a aplicativos como HELMUT Film Scanner para Android ou o Film Scanner para iOS.

7 – Sensor da câmera de um celular barato (feature phone) pode ser útil

Capturar fotos de um objeto em movimentos rápidos com a câmera do smartphone é algo muito complicado, mesmo com os modelos mais avançados. O motivo é a incorporação dos sensores CMOS na maioria dos novos dispositivos em detrimento dos sensores CCD. Enquanto o primeiro captura imagens em uma sequência de linha por linha, o segundo capta toda a ação de uma só vez. As fabricantes têm buscado minimizar os efeitos de deformação nas imagens e vídeos por meio de softwares. Abaixo você confere um vídeo exemplo com as cordas de um violão que, apesar de parecer ter sido gravado em câmera lenta, na verdade exibe um truque do sensor da câmera digital (de um iPhone 4).

8 – Smartphones com câmera permitem conhecer quase tudo

As câmeras dos smartphones podem ver mais que o olho humano, mas podem ir muito além, ajudando o usuário a adquirir conhecimento sobre quase todas as coisas observadas. Com aplicativos e conexão para a internet é possível realizar traduções em tempo real, aprender sobre arte e história ou descobrir se um objeto está disponível para venda em uma loja online. Como exemplos podemos citar o Google Translate, Google Goggles (demonstrado no vídeo abaixo), Amazon, o Evernote, que utiliza a tecnologia OCR para transformar textos impressos (incluindo redigidos a mão) em caracteres digitais, além de outras opções com a mesma ideia, de tornar o dispositivo ainda mais inteligente usando a câmera.

9 – Capturando imagens Panorama comuns ou no trânsito

Os smartphones mais modernos trazem como uma das funções disponíveis a “Panorama”, que permite capturar várias imagens para uni-las em uma única foto que revela mais detalhes de uma paisagem que as fotos convencionais. Também há aplicativos de terceiros que oferecem a mesma função para dispositivos Android, iOS e Windows Phone, sendo possível montar belíssimas imagens não apenas de uma posição estática, mas também do carro (como carona, claro), no ônibus, trem, e etc.

Panorama em movimento

10 – Faça um ou vários clones de si mesmo em fotos, sem o uso do Photoshop

Encerramos essa lista de truques com mais uma envolvendo a função “Panorama”. Com ela você pode criar clones de si mesmo, para um efeito diferente e criativo nas fotos. Será preciso contar com a ajuda de alguém para ir capturando lentamente as imagens enquanto o usuário a ser clonado se move por trás de quem fotografa para assumir as poses seguintes. Também existem aplicativos específicos para esse tipo de efeito, permitindo clonar o usuário em uma foto de tamanho comum, como o Clone Yourself para Android, o Split Lens 2 Clone para iOS (que permite o efeito até mesmo em vídeos), ou o SplitPic para Windows Phone.

  • O Samsung Galaxy S6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia Lumia 930 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

10

Comentários

Confira 10 truques que podem ser feitos com a câmera do seu smartphone
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista