LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Polícia se organiza para caçar os "grupos de ódio" no Facebook

12 de agosto de 2015 66

A internet é um lugar incrível, nela temos acesso quase irrestrito a informação e ferramentas para nos comunicarmos. As redes sociais só potencializam este aspecto, nos permitindo alcançar uma audiência nunca antes sonhada antes da criação da rede. O problema aparece quando muitas pessoas se valem da anonimidade do computador ou a distância do mesmo para propagar discursos de ódio, racismo e intolerância. A polícia civil de São Paulo e o Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) iniciaram recentemente uma investigação para tentar desbaratar dois grandes grupos de jovens que propagam o ódio pela rede.

De acordo com a investigação corrente, eles são suspeitos de coordenar cyber attacks contra perfis de figuras públicas, como ativistas, jornalistas e políticos e também contra fã-clubes de artistas. Um dos melhores exemplos desta atuação foi na página do Jornal Nacional no Facebook, onde a jornalista Maria Júlia Coutinho foi absolutamente atacada por sua etnia.

Os crimes de ódio demonstram as profundas raízes de indiferença que fundaram o Brasil. De acordo com a SaferNet, uma organização não governamental que recebe denúncias de crimes e as repassa para órgãos policiais, só em 2014 foram registrados mais de 86 mil denúncias de racismo e 4,2 mil de homofobia (que é considerado crime em diversos estados da União, como no Rio de Janeiro), uma quantidade tão grande que torna praticamente impossível que as autoridades se envolvam diretamente com cada comentário individual.

Segundo a delegada Daniela Branco, o modus operandi dessas organizações de ódio é criar grupos fechados no Facebook para promover os ataques, elegendo os alvos e organizando as postagens nas páginas de opositores e vítimas. Normalmente eles inundam estes perfis escolhidos com mensagens de ódio, como foi feito no caso de Maria Júlia.

Jornalista de 24 anos em Brasília foi vítima de racismo em sua página do Facebook.

Os grupos também possuem ligações com os bizarros fóruns anônimos como o 4chan, onde adolescentes se valem desta proteção para fazer "piadas humor negro" de cunho racista, homofóbico ou contra portadores de deficiência.

Os policiais acreditam que estes grupos ficam entusiasmados pela repercussão das ações, chegando até mesmo a competir por visibilidade na mídia. Um psicólogo que trabalha para a SaferNet, Rodrigo Nejm, acredita que o período eleitoral foi particularmente propício para esses grupos, na medida em que eles se popularizaram no Brasil. Um momento de polaridade política é muito frutífero para o discurso de ódio, principalmente quando o governo atual é frequentemente identificado com classes minoritárias

"Ainda não há uma cultura consolidada (no Brasil) de que na internet nossos direitos e deveres valem tanto como nas ruas. Grupos que não teriam coragem de fazer isso (comentários racistas e injuriosos) nas ruas se protegem no suposto anonimato da internet", afirma o psicólogo.

O que muitos não entendem é que este comportamento criminoso é passivo de aprisionamento, e a polícia tem se esforçado para prender estes propagadores do discurso de ódio.

"O adolescente têm na ponta do dedo, no clicar do mouse, poder sobre a reputação e a honra de alguém, ela pode até mudar o curso da vida de uma pessoa", afirma o advogado Coriolano Almeida Camargo, presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP. Estes grupos investigados pela Polícia Civil agem conforme o que chamamos hoje de cyber bullying, isto é, quando pessoas se unem para realizar atos que causam dor, angústia e repercussão social.

A pena para este tipo de conduta pode variar entre 1 a 3 anos de prisão. Isso se os autores não foram indiciados sobre crimes diferentes como injúria, que pode resultar em um processo forte para a vítima. A reparação moral desses crimes é alta, e pode arruinar os pais de um adolescente, por isso é importante saber o que seu filho anda dizendo na internet.

Maju foi amplamente atacada na página do Jornal Nacional

Outra coisa importante de ser lembrada é que a anonimidade na internet não é completa. Mesmo o fato de terem usado perfis falsos não deve impedir sua identificação nestes atos, que podem ser rastreados de outras formas.

Certamente a solução para este tipo de crime de ódio não passa apenas pela polícia, muito pelo contrário, o próprio psicológo Rodrigo Nejm afirma que esta é uma política análoga a enxugar gelo.

"Se a população alimenta o discurso da intolerância, isso vai além do trabalho da polícia. É preciso incentivar a cultura da cidadania na internet", disse.

Uma coisa que vale mencionar sobre estes casos, é que muitas vezes tomamos a postura errada e contribuímos para propagar e fortalecer estes discursos.

"Tem pessoas que compartilham (no Facebook os comentários abusivos) pedindo para que mais pessoas denunciem. Mas isso não é legal porque involuntariamente elas fazem o que os criminosos querem: multiplicar suas ideologias radicais. É preciso interromper a cadeia de compartilhamento, de preferência apagando o comentário".

Levy Fidelix foi condenado depois propagar o discurso de ódio aos homossexuais na TV.

A melhor forma de atuação é denunciar diretamente aos órgãos competentes ou realizar uma denúncia anônima pelo site da SaferNet. A organização tem parceria com a Polícia Federal – para quem a ONG repassa as denúncias.

Várias soluções estão sendo pensadas para coibir a ação destes grupos, para Irena Bacci, ouvidora da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, diversas iniciativas do governo estão a elaboração de material didático para ajudar nesta discussão nas escolas. Outro bom aliado é o programa #HumanizaRedes, que inclui esforços de educação e denúncias de abusos pela internet.

O Facebook frequentemente é muito lento para coibir estes tipos de publicação. A rede social chegou a postar uma nota afirmando que "age sobre conteúdos que violem as políticas e padrões da comunidade, incluindo incitação à violência e racismo, práticas proibidas no ambiente da plataforma".


66

Comentários

Polícia se organiza para caçar os "grupos de ódio" no Facebook
  • E eu sou contra fotinho sem camisa no perfil. Nada pode ser mais brega e de mau gosto do que isso.

      • https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1008201009211176&set=gm.1003434 773030778&type=1&theater

          • Essa tal de " Liberdade de Expressão, está sendo confundida com desrespeito ao outro. Alguns dizem que o outro foi sincero, e que é a opinião dele, oras, se falarem que voce tem que parar de beber, de fumar, de ingerir droga, açúcar, gordura, porque te faz mal e é errado, está certo? Viva da maneira que quiser e deixe a vida do outro em paz, isso é democracia, liberdade, cada um faz o que quer com o seu C´. A opinião de uma pessoa, não é a verdade, mas uma porção da verdade, todas juntas é a verdade. A matéria falam em disseminar o ódio contra pessoas e minorias, quem acha que o Levy falou apenas sua opinião, que foi sincero(acredito), está em algum grupo de minorias? o Levy falou alguma coisa que vc discorda, dentro da sua concepção de vida? dos valores que você foi criado? claro que não, mas não seja egoista, lute por suas causas, mas não se esqueça da causa do outro, vivemos em sociedade, portanto temos que buscar uma sociedade mais justa, com menos desigualdade, cuide da sua vida e deixe a dos outros. Essa pessoa só se rebelará quando pisarem no calo dela, enquanto pisarem na do outro, estará tudo bem, princialmente se bater com sua opinião. Falta maturidade, ser gente grande, assumir responsabilidade sobre seus atos e sobre o que fala, infelizmente o ser humano só se educa pelo bolso, na hora que começar a punir essas pessoas(que falam sua opinião), começará a verdadeira educação no país.

              • ...infelizmente o ser humano só se educa pelo bolso, na hora que começar a punir essas pessoas(que falam sua opinião), começará a verdadeira educação no país.

                Ahhhh tá! Agora não poderemos mais expor nossas opiniões...
                Tá "serta"!!

                  • Pode e deve, mas terá que assumir as consequências do que fala e faz, isso é ser grande!

                      • Típica ameaça do se não concorda é homofóbico esse seu comentário retrata a intolerância à opinião contrária, se a pessoa não apoia ou aceita não é crime crime é xingar ou bater mas ninguém é homofóbico por não aceitar ou ter querer amizade com pessoas com problemas sexuais.

                        • Eu posso muito bem expor o que penso sem incitar ninguém contra alguma minoria. É possível expressar a opinião sem incitação ao ódio.
                          Eu sou contra essa ditadura gayzista que está começando a existir em nosso país. Nunca serei a favor de um casamento gay! Nunca serei a favor da adoção de uma criança por um casal gay!
                          Acho de um mau gosto extremo ver dois gays se beijando em público!
                          Isso é minha opinião e não estou cometendo crime algum.
                          Recuso a me calar diante dessa imposição da mídia (principalmente) que visa empurrar para a sociedade a aceitação desses fatos.

                            • Já eu sou contra foto sem camisa no perfil. Nada pode ser mais brega e de mau gosto do que isso.

                              • Claro que pode amigo, sua opinião nem a minha incita o ódio, depende da forma como nos expressamos e té onde chega nossa opinião. Uma figura publica e que sua opinião chega a milhões de pessoas, sim, pode incitar o ódio. Nossa opinião tem crédito, desde que ouçamos a opinião do outro, porque a sua e a minha não componha a verdade absoluta. Tem certas horas que devemos calar, faz parte da sabedoria. Tenha um bom dia!

                                  • O problema eh que esse assunto Gay eh algo que está em evidência muito diferente de vícios e hábitos alimentares ninguém faz passeatas, arma barraco, se faz de vitima pra chamar a atenção so porq fuma ou bebe, ainda Vc quer que isso não desperte opiniões contrarias?!

                                      • O que você entende sobre políticas sociais?

                                          • Política social ou política de conveniência?! Se política realmente fizesse alguma coisa de util o Brasil não tava nessa de entra crise e sai crise e o trabalhador com cara de pastel esperando o desenrolar da novela do planalto pra poder ter direito de alguma coisa. Mas só da ladrão que quer agradar a população com besteiras e o povo ainda fica ah mas tem que ter direitos pois eh minoria e bla bla e a saúde pública cada vez mais caótica isso sim deveria ser politica social ou vai Me dizer que deve dar mais atenção pra gays em suas paradas do que aos que estão morrendo?

                                          • Só por que é uma figura pública, ele deveria ter ficado calado e não expor sua opinião? Ele não falou nada demais. Apenas a verdade e sem incitar ninguém ao ódio.
                                            Passe bem!

                                            • E também não vou pregar discurso de ódio contra gays, homos, trans, bi, tri, tetra, ou sei lá qual mais denominações existirão.

                                        • É impressionante ver certos tipos de pessoas miscigenadas em geral sem a mínima capacidade de julgar um inseto , ir até a Internet discriminar outras pessoas pela cor da pele .

                                            • Não tenho visto a Maju no jornal, o que houve? Menina linda e simpática, com força de expressão e dicção, não pode levar em consideração o que meia dúzia de imbecis dizem

                                                • Respeita-se as minorias sim. Agora querer impor ( como alguns jornalistas "bundinhas moles" fazem usando o instrumento da mídia de que dispõem), tentar impor a vontade , os desejos de uma pequena minoria ante a esmagadora maioria do povo brasileiro., isso NÃO.

                                                  O povo sabe muito bem distinguir e não aceita imposição. Respeitamos as minorias, mas exigimos respeito também , sobretudo de jornalistas de opção diferenciada.

                                                  • Levy Fidelix é um verdadeiro e raro HEROI NACIONAL !!!!!

                                                      • Nunca saberemos se ele seria um bom presidente, mas ficou claro naquele discurso que ele não queria ganhar votos na base do politicamente correto, além de demonstrar personalidade. Ali ele ganhou pontos comigo. É igual aos discursos inflamados do Bolsonaro em relação aos "menores" infratores. Adoro.

                                                        • jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

                                                            • Ódio aos gays é diferente de não concordar com suas atitudes. Eu não sou obrigado a gostar de ver dois homens se beijando, se pegando e o kct à quatro. Mas não é por causa disso que vou incentivar violência contra eles. Assim como não acho errado um casal gay ou lésbico adotar uma criança. Afinal, a criança adotada por eles foi abandonada por um casal hétero.

                                                              • Pessoal misturando duas coisas aqui: ter uma opinião, um valor, e não concordar com algo é uma coisa. Desrespeitar e largar de tratar uma pessoa como ser humano é outra.

                                                                Hoje em dia dizer: sou contra o casamento gay, é homofobia. Isso como uma pessoa falou abaixo, é homo extremismo. Atualmente todas as minorias andam se fazendo de coitados, e o pior, ando vendo ultimamente até mesmo atos de heterofobia.

                                                                Ninguém tem o direito de fazer ofensas, bater, humilhar. Isso não é opinião, isso sim é odio.

                                                                E se você discorda de algo, seja lá o que for, tenha opiniões, argumentos. E os exponha de forma educada. Exponha eles da mesma forma como gostaria que alguém fizesse ao se pronunciar contra você. Se todos pensassem assim, não haveria tanta discução.

                                                                • Qual foi o discurso de ódio mesmo do Levy?

                                                                  • Tá, mas o que o Levy falou passou longe de um discurso de ódio. Perguntaram a opinião dele e ele respondeu, opinião que, infelizmente para o lobby LGBT, é a mais pura verdade. Ele, inclusive ganhou a causa porque o juiz entendeu que o que ele disse foi baseado pura e simplesmente na realidade dos fatos. Concordo que existem casos sim passíveis de condenação, mas em outros casos, se deixarmos de falar a verdade para agradar certas pessoas que não conseguem conviver com a realidade dos fatos, então sinto dizer que estamos vivendo na ditadura do piliticamente correto.

                                                                      • Tá, mas o discurso do Levy passou longe de um discurso de ódio. Ele falou a opinião dele que, infelizmente para o lobby LGBT, é a realidade. Está chegando o dia em que teremos de mentir sobre os fatos para agradar pessoas que não conseguem conviver com a realidade dos fatos? Sem falar que ele ganhou a causa porque o juiz entendeu que o que ele disse nada tem a ver com homofobia, mas a pura e simples verdade. Concordo que têm pessoas capazes de falar coisas pesadas e toscas, mas se falar a verdade e compartilhar uma opinião que se baseia na verdade, então sinto dizer que estamos vivendo a ditadura do politicamente correto.

                                                                          • Conheço esse 4chan
                                                                            Muito desnecessário.

                                                                              • 4chan é da onde vem 90% das piadinhas da internet, se vc olha o facebook e ri de algum "meme", quase certeza ele foi criado no 4chan, o problema dele é o /b/ que é uma pagina aonde os caras não são certos da cabeca e postam merda toda hora, o resto do 4chan é de boa

                                                                                  • Não creia que seja um fórum desnecessário, pois nem todo intolerantes e seres odiosos estão por lá ou se espalham para cada fórum. Alguns são bem pesados mesmos mas o resto é de boa. Tipo a comunidade de anime e música lá, são um dos melhores locais para desocbrir gostos novos ou comunicar com pessoas de gostos parecidos

                                                                                    • Tem que acabar mesmo com esses grupos impuros, isso que eles chamam de "ideologia" são claramente a falta de respeito e cultura, pois todos somos iguais independente de cor, classe social, nacionalidade e opções sexuais.
                                                                                      ................

                                                                                        • Grupos impuros... Não sei porque, mas isso me lembrou Hitler.

                                                                                          • Esses trouxas tem como unico argumento de defesa que eles tem "liberdade de expressão" e por isso tem uma opinião própria, um obinião baseada em ignorãncia e desrespeito, logo, uma opinião invalida.

                                                                                              • O problema é que estão reprimindo o bom senso não se pode ter opinião diferente e contraria que já eh crime, falta de respeito eh errado mas querer direitos especiais se fazendo de vitima não eh nada correto...

                                                                                                  • Concordo plenamente. Ter opinião diferente hoje é crime, nesse país onde está havendo uma inversão de valores.

                                                                                                      • O que mais me dá raiva é ver o falso moralismo, hoje qualquer opinião contrária ao que a mídia ou movimentos "organizados" dizem já é crime basta ver a palhaçada que se vc não apoia os gays vc é julgado como homofóbico.

                                                                                                          • Homo extremistas são tão irritamtes e perigosos tanto quanto os homofóbicos ao meu ver, ambos levam ao extremos os seus ideias, uns fazendo o uso da força física e agressão moral e outros do vitimismo exagerado.

                                                                                                              • Não é bem assim, você dizer ser contra o casamento gay é uma coisa. Agora fazer ofensas pessoais, dizer que gays tem que levar porrada e gays tem que morrer... Desculpe, isso não é liberdade de expressão não.

                                                                                                                • Estão colocando uma mordaça na boca das pessoas e elas tem que aceitar de cabeça baixa, estão mudando a tática agora sob pretexto de lei por bem do povo aos poucos vão tirando a liberdade das pessoas como se realmente houvesse crimes graves, sendo que tudo não passa de picuinha

                                                                                                                    • Depende a grupos de pessoas que passam do limite em sua atitudes e declarações. As pessoas devem Aprender a respeitar o espaço e liberdade alheia e deixar de os outros viverem em paz.

                                                                                                                        • Aqueles comentários não são opinião própria, aquilo é racismo, esses juntamente com os grupinhos de esquerda (Partidos políticos e afins, todos farinha do mesmo saco) devem ser erradicados do Facebook, a situação é tão caótica que hoje ninguém respeita mais ninguém.

                                                                                                                          • Concordo !

                                                                                                                    Android

                                                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                    Android

                                                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                    Windows

                                                                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                    Economia e mercado

                                                                                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista