LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anac promete regulamentar o uso de Drones no céu carioca

02 de setembro de 2015 0

Os drones tem se tornado cada vez mais comuns nos céus do Rio de Janeiro. A cidade sempre foi a capital brasileira do cinema, concentrado um número muito elevado de produções cinematográficas, no entanto, a cada dia que passa até os eventos amadores estão usando drones para fazer suas filmagens. Podemos vê-los em casamentos, shows, formaturas e obras. Até a prefeitura da cidade parece ter entrado na onda tecnológica e tem seus próprios drones para filmar o dia-a-dia da cidade maravilhosa.

É claro que ter o céu povoado desta forma também pode trazer problemas, por isso a Agência Nacional de Aviação Civil lançou uma nesta quarta-feira uma proposta para regulamentar o uso dos aparelhos. A consulta pública permitirá que qualquer pessoa envie sugestões ou críticas sobre o projeto durante 30 dias.

Uma das principais novidades na cidade é o uso de drones na construção civil. Uma das funções básicas é que eles podem ser usados pelas construtoras para enviar imagens das tomadas aéreas para os seus clientes, informando sobre o andamento das obras, sejam futuras residências ou prédios comerciais. Ao mesmo tempo, a Secretaria municipal de Obras (SMO) também usa esse serviço para monitorar seus projetos.

Um ótimo exemplo de uso institucional dos drones ocorreu nesta semana quando ele fez um sobrevoo no costão da Avenida Niemeyer, para registrar a construção da ciclovia que ligará Leblon a São Conrado. A PM da cidade também utilizou Drones para capturar um dos traficantes mais esguios da cidade este ano,o Menor, chefe da venda de drogas em 11 favelas do Complexo da Maré. Por fim, temos os drones que foram usados pela Força Aérea Brasileira na Rio+20, na Copa das Confederações, na Copa do Mundo e poderão ser usados nas Olimpíadas.

O drone tem se mostrado muito vital para a cidade, é isso que afirma o presidente da Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio), Márcio Machado. Segundo ele, os drones são instrumentos valiosos que servem de apoio ao trabalho diário em lugares de difícil acesso. Todas as obras concluídas eram inspecionadas por voos de helicóptero para identificar os problemas, no entanto, os drones oferecem uma solução mais barata e melhor, já que você pode se aproximar muito mais das obras.

Um drone foi usado pela Portela para o carnaval do Rio neste ano.

Atento à segurança, o Comitê Organizador Rio 2016 busca soluções para que a nova mania não atrapalhe as Olimpíadas. O comitê e o Ministério da Defesa esperam o resultado da regulamentação para definir como serão feitas as proibições no espaço aéreo da cidade durante o evento. Os riscos desse aumento de drones no céu são reais, alerta o empresário Ricardo Cohen, vice-presidente da Associação Brasileira de Multirrotores.

“Nosso mantra é: pratique o voo seguro e siga as normas. Para operar, tem que haver um aprendizado, uma orientação. Então, não é só ligar e sair voando. É que nem carro. Qualquer um pode comprar, mas não é todo mundo que está habilitado. O Drone é uma tecnologia nova e que vai ser tão popular quanto o celular. A regulamentação é importante para que as pessoas entendam o que é permitido ou não. Por enquanto, o que temos é um vácuo (na legislação).”

No fim, vamos torcer que a nova legislação proposta pela Anac seja capaz de solucionar quaisquer problemas futuros envolvendo a má utilização de Drones, e que a privacidade das pessoas seja respeitada.


0

Comentários

Anac promete regulamentar o uso de Drones no céu carioca
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista