LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Prefeitura de São Paulo vai regulamentar o uso do Uber na cidade

08 de outubro de 2015 0

Praticamente dois dias depois do Prefeito do Rio de Janeiro e a sua câmara de vereadores darem suas espadadas finais no Uber, em São Paulo as coisas parecem estar indo para uma direção diferente. Ao que tudo indica o uso do aplicativo será regulamentado na cidade através de uma emenda que deve criar uma nova categoria de transporte chamada de “táxi por aplicativo” .

Pelas novas regras, o carro terá que ser preto, com quatro portas e com até cinco anos de uso. As tarifas terão um valor máximo. O novo modelo não terá taxímetro e a cobrança será realizada pelo aplicativo. Ou seja, a prefeitura se esforçou ao máximo para legitimar o modelo de negócio da empresa e incorporá-la de forma funcional aos ambientes da cidade.

No entanto, nem tudo são vantagens, os carros do Uber serão proibidos de trafegar pelos corredores de ônibus, uma vantagem que apenas os táxis têm esta autorização hoje. A ideia que muito em breve uma licença especial seja criada para esses veículos de forma a evitar que qualquer pessoa passe a exercer esta "profissão" será criada posteriormente evitando assim um aumento exponencial no número de carros da cidade. Um ponto que pode gerar atritos é a questão do pagamento mensal de tributos, que no Uber ainda será relativamente menor do que os táxis.

Esta é uma reviravolta importante para o Uber, que tinha sido completamente vetado pela Câmara Municipal no começo de setembro. O prefeito Fernando Haddad (PT) tem até esta quinta-feira para sancionar ou vetar a lei. Os vereadores de São Paulo aprovaram a proibição, à época, sob forte pressão de taxistas. Foram 43 votos a favor do projeto, três contrários e cinco abstenções.

Se você quiser entender melhor a questão dos Ubers, o TudoCelular possui uma matéria extensa que explica o problema e evidencia o quão importante foi esta decisão de Haddad, torçamos agora que ela inspire outros prefeitos a regulamentar o aplicativo de carro.


0

Comentários

Prefeitura de São Paulo vai regulamentar o uso do Uber na cidade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista