LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Homem é intimado pela justiça através de seu WhatsApp

25 de novembro de 2015 3

Quando o WhatsApp anunciou o aviso de leitura de mensagens, simbolizado por dois tiques azuis, muita gente achou que seria o fim do mundo. Agora o recurso foi utilizado por um juiz, Ivan Tessaro, da Vara do Trabalho de Lucas do Rio Verde, que determinou uma citação pelo aplicativo, como forma de dar efetividade a comunicação para um reclamado que, por trabalhar viajando, nunca era encontrado e nem havia certeza quanto ao seu endereço.

Por ter visualizado a mensagem a citação é um dos primeiros atos de um processo judicial. Por meio dela informa-se a parte de que foi protocolado um processo contra ela, ao mesmo tempo em que é chamada para apresentar sua defesa.

Para quem se espanta ao achar que esta foi a primeira vez que aconteceu este caso, está enganado, segundo a Vara de Lucas do Rio Verde esta foi a terceira citação realizada por meio do Whatsapp, todas do mesmo réu, mas em processos diferentes. Segundo o diretor da Vara, Jaime Garcia, a citação foi determinada em ata de audiência. Foi então tirada uma foto da ata de audiência que determinava a citação e enviada uma mensagem para o celular do reclamado, informando da reclamação trabalhista e da data e hora da próxima audiência.

Quando este visualizou a citação, comprovada pela cor azul que avisa se a mensagem foi lida, os servidores da Vara tiraram uma foto da tela do celular para anexar ao processo e assim, comprovar que a citação foi enviada e visualizada. As tentativas de citação nesse processo foram realizadas de quatro forma para evitar qualquer nulidade: visita do oficial de justiça, tentativas de ligação, citação por edital e mensagem por whatsapp. A intenção é tornar a citação efetiva já que o edital dificilmente é lido pelo cidadão comum.

A justiça parece ter agido de forma correta, quando o oficial de justiça foi à casa dos pais do reclamado para realizar a citação o mesmo foi informado de que ele viajava muito, não possui endereço fixo e que a única maneira de se comunicar é por meio do celular. Desta maneira só restava uma coisa a ser feita pela justiça, comunicar o réu através de seu celular. É vital que o mesmo saiba sobre o processo contra ele, já que s é por meio deste aviso que a garantia constitucional da ampla defesa e do contraditório é respeitada.


3

Comentários

Homem é intimado pela justiça através de seu WhatsApp
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista