LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Telegram na mira? Polêmico criador do app está do lado da Apple e preza por seus próprios valores

24 de fevereiro de 2016 15

O Mobile World Congress em Barcelona, a maior conferência de tecnologia anual da Europa que aconteceu neste fim de semana, foi também um palco para alguns dos mais influentes personagens do mundo da tecnologia falarem a respeito de sua posição sobre a disputa da Apple contra o FBI. Essa não é uma briga particular entre a empresa e a agência, mas faz parte de um palco muito maior, global, envolvendo governos e serviços online que prezam por privacidade dos usuários.

Pavel Durov, fundador do Teleram e VKontakte, vive agora no vórtice do caso da Apple contra o FBI. Seu empreendimento atual, o aplicativo de mensagens seguras que rivaliza com o WhatsApp, foi criado justamente para resistir à pressão do governo, operando de forma mais semelhante ao WikiLeaks, que não possui monitoração, do que a Apple, enraizada do Vale do Silício.

Durov passou anos afastando as intrusões nas comunicações de seus usuários, com uma posição intransigente relativa à privacidade depois de fundar o site popular VKontakte, a resposta da Rússia para o Facebook, e acabou por perder o controle do serviço por se recusar às exigências do governo russo para bloquear protestantes.

Isso levou uma invasão ao seu escritório. O Serviço de Segurança Federal da Federação Russa, ou FSB, exigiu que Durov apagasse as páginas do VKontakte que eram utilizadas para organizar protestos contra a reeleição de Vladimir Putin. No dia seguinte, ele tuitou uma foto da carta, e escreveu: "Essa é a resposta oficial para o pedido de bloqueamento de certos grupos”: uma foto de um cachorro vestido com um capuz e mostrando a língua. Os agentes entraram em seu escritório, armados, no dia seguinte.

"Nós tivemos uma simples escolha: ou trair nossos valores ou manter nossos valores e deixar a Rússia para tentar fazer algo novo," Dirov disse em uma entrevista no MCW.

Ele optou pelos valores. Desde que deixou a Rússia para configurar o Telegram, Durov e sua equipe de 15 desenvolvedores tornaram-se imigrantes perpétuos, vivendo apenas alguns meses em cada local, começando em Berlim, em seguida Londres, vale do silício, Finlândia e, atualmente, Barcelona. A empresa foi incorporada em várias jurisdições, incluindo a Grã-Bretanha.

O Telegram se tornou polêmico quando se soube que o ISIS utiliza o serviço para organizar seus ataques terroristas, enviar fotos, textos e mensagens de voz. Autoridades da China, Irã e Rússia têm ameaçado ou tomado medidas para bloquear o seu serviço.

"Não estamos dispostos a comprometer nossos valores a fim de aumentar a nossa quota de mercado", disse Durov, inflexível. Porém, ainda assim, o Telegram apenas cresce. É amplamente utilizado no Oriente Médio, Centro e sudeste da Ásia e América Latina e tornou-se a maneira mais popular para os usuários de smartphone para se comunicar, driblando "políticas de moralidade" da República Islâmica do Irã.


Considerando tudo isso, e muito mais histórias impressionantes da "teimosia" de Durov, não é difícil adivinhar sua postura em relação ao caso da Apple e o FBI.

"Há sempre um risco de que seu iPhone possa ser roubado, e a pessoa que roubou pode usar os dados, fotos, etc para chantageá-lo", disse. Forçar a Apple a construir ferramentas para driblar seus próprios métodos de segurança abriria um precedente perigoso.

Por mais que o FBI acredite que a ferramenta que eles pediram só possa ser usada uma vez, nesse caso específico que eles investigam, Tim Cook já alertou que isso não é verdade, e que uma vez criada, a ferramenta poderá ser usada indefinidamente, como uma chave mestra para abrir qualquer porta.

"Lucro nunca será uma meta para o Telegram", disse Durov em seu site, e se ele ficar sem dinheiro, "convidaremos nossos usuários para doar e adicionaremos opções pagas não essenciais". Para a Reuters, ele adicionou que "este conjunto de valores não necessariamente nos impede de ganhar dinheiro. Eu acredito que em algum momento nós devemos aparecer com um modelo de negócio que nos tornaria sustentável."

A Reuters escreveu que "realçando o paradoxo essencial de sua posição absolutista, Telegram temporariamente tornou-se um app preferencial para Estado Islâmico distribuir sua propaganda violenta, inclusive tendo crédito para os ataques em Paris em novembro que deixou 130 pessoas mortas."

"Desde então, o Telegram teve sucesso apenas parcial em esforços para desalojar os jihadistas on-line de sua plataforma, semelhante à luta que maiores sites como Twitter e Facebook têm enfrentado".

O caso da Apple é extremamente delicado, pois caso o FBI vença, abrirá um enorme precedente, e nomes como Pavel Durov são, sem dúvida, um dos fortes candidatos a próximo alvo dos governos de muitos países.


15

Comentários

Telegram na mira? Polêmico criador do app está do lado da Apple e preza por seus próprios valores
  • Donald Trump dislike....

      • telegran é fo*a o resto é moda...

          • Pra mim é uma questão de pensar a longo prazo. Abrir mão da privacidade não vai diminuir a violencia, mas é facil prever como vai ser a vigilância dos governos monitorando usuários que são contra governos. Ou casos de "pirataria", e outros q são do interesse economico de quem faz lobby, e por aí vai.

              • Resumindo seria uma especie de minority report onde os valores éticos e morais poderiam mudar de acordo com interesse de cada presidente o que não deixaria de ser um controladorismo!

                  • Sim, a moral e ética sempre mudam de acordo com interesses de quem tem os meios de controle. Eu não confio nas pessoas q querem acesso aos dados, esse é o problema.Existem muitos meios de investigar. O foco em criptografia é tão grande q está óbvio q as intenções vão além de "prender bandido".

                  • sou a favor de cederem dados, hoje em dia as pessoas ficam nessa de privacidade mas somos vigiados todos dias quem usa google facebook ou qualquer outra ferramenta na net rastreado como gado, então não a porque negar informações de suspeitos, imagino se alguém que defende atitude de negar informações para a policia ou justiça tiver um ente morto e vivenciar a situação e ver uma empresa como o facebook negar informações do suspeito do assasinato, garanto que essa pessoa que é tão preocupada com privacidade vai mudar a opinião em menos de 1 segundo.

                      • Você acha mesmo que as informações vão ser só pra policia ou justiça?

                          • a vida acima de tudo dane se, se usarem para outra coisa, e isso não faz diferença como eu disse no´s já somos rastreados e quem deve não teme.

                              • Vc abre mão da privacidade, vc deixaria a globo invadir sua casa e colocar câmeras pelos cômodos pra fazer um BBB da sua vida? Aceitaria de boa? Daria sua chave de casa pra qlq um (FBI) entrar? (Quem deve não teme) A questão não é tão simples assim!

                                  • pelo amor de deus o que a globo tem a ver, são situações diferentes, os vagabundos assasinos e pedofilos que tiveram informações negadas aqui no brasil pelo facebook devem estar praticando seus atos pois sabe que estão protegidos pela lei de merda e pelo facebook, então viva a privacidade e deixe assasinos pedofilos a solta.

                                      • Ah vc pulou na parte do BBB né! Mas deixa o cara do FBI entrar na sua casa! Cara não viaja desde quando liberar a criptografia vai diminuir alguma coisa? Os criminosos só vão trocar o meio de praticar. Daí num futuro vc vai entender o BBB na sua casa já que abre mão de tudo! ( Espero que tenha entendido agora)

                                          • desisto vc daqueles fantasiosos não entende a pratica, não impota os meios o importante é caçar vagundos enquanto vc defende privacidade vagabundos estão a solta graças a pessoas que pensam como vc, já imaginou se acontecesse algo ruim com auguém da sua família e tal pessoa se beneficiasse dessa sua proposta de privacidade seria esquisito né ver uma pessoa impune porque temos que respeitar a privacidade, digo isso tudo como se fosse na pratica, na teoria é fácil falar a defesa da privacidade.

                                • Privacidade VS Terrosismo ou controladorismo VS Usuários ? Minha opinião é que não adianta o Governo USA querer impor pressão até pq se conseguir os terroristas usaram Pombos! Daí caçam os pombos fala sério! Uma coisa é bem notável querem controlar tudo para "proteger" o país. É como estar um passo a frente de todas as coisas, ter o controle sobre tudo e todos!

                                    Android

                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                    Android

                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                    Windows

                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                    Economia e mercado

                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista