LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores criam drone capaz de voar com apenas uma hélice

09 de maio de 2016 0

Um drone geralmente conta com quatro hélices para gerar impulso suficiente para deixá-lo pairando no ar, e por isso recebe tecnicamente o nome de "quadricoptero". As hélices são dispostos de modo que possa a contrabalançar o peso do aparelho em si. Mas recentemente pesquisadores estão tentando novas abordagens.

As pesquisas no Institute for Dynamic Systems and Control, em Zurique, abordam o conceito de um novo tipo de máquina voadora que funciona com uma única hélice. Tecnicamente não é um drone, e recebeu o nome de Monospinner.

O aparelhinho é anunciado como a "mais simples e controlável máquina voadora existente", uma vez que não conta com atuadores e superfícies aerodinâmicas. Sua única parte móvel é a hélice solitária.

De acordo com os pesquisadores, Weixuan Zhang, Mark Mueller and Raffaello D'Andrea, a ideia do Nonospinner surgiu com a pergunta: qual é o número mínimo de partes que se movimentam necessárias para controlar um aparelho voador?

Os pesquisadores precisaram se aprofundar nessa questão, e na essência: "um equilíbrio não convencional é encontrado através da análise da dinâmica do veículo. Para uma certa velocidade angular e força constante, o Monospinner é capaz de permanecer substancialmente na mesma posição. Controle de feedback mantém o veículo perto esse equilíbrio".

O resultado é este "drone" desengonçado, porém simpático. Para voar, ele precisa ser arremessado, como um frisbee.

Parece pouco provável que este protótipo chegue a se tornar um produto, tal como ele é hoje, mas quem sabe o fato de possuir apenas uma hélice seja uma vantagem econômica para a fabricação? Se as empresas assim considerarem, é possível que o Monospinner seja aprimorado para então ser lançado ao público.

Ele ainda pode ser controlado, mas obviamente apresenta bastante limitações. Entre elas, claro, é o fato de que uma câmera embutida nele não seria capaz de gravar imagens interessantes, uma vez que ficaria rodopiando no ar.


0

Comentários

Pesquisadores criam drone capaz de voar com apenas uma hélice
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista