LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Acervo de 36 anos de notícias em VHS se tornou tesouro do Internet Archive

13 de maio de 2016 6

O Internet Archive, organização sem fins lucrativos que tem a missão de arquivar conteúdos de páginas antigas da web, ganhou uma rica colaboração. A organização recebeu a doação de um acervo de 140 mil fitas VHS com registros históricos do período entre 1976 e 2012, gravados pela norte-americana Marion Stokes. São mais de 800.000 horas de notícias e programas de TV.

Produtora de televisão, defensora dos direitos civis, ativista, bibliotecária,e arquivista, Stokes foi conhecida por acumular sozinha as centenas de milhares de horas de noticiários de televisão. Após sua morte em 2012, seu filho Michael Metelits decidiu eternizar o legado de sua mãe viabilizando o acesso online de todo esse conteúdo.

Além de notícias, os VHS contém programas de TV, entrevistas e fatos sobre personalidades que ficariam perdidos ou esquecidos. Os esforços de Stokes tiveram início logo que estreou o canal de notícias 24 horas da CNN. Outro fator que a motivou a começar seu arquivo foi a crise dos reféns do Irã, de 1979.

A doação para o Internet Archive não foi simples. Para que a coleção de fitas de vídeos chegasse ao seu destino, foram necessários quatro contêineres que atravessaram o país até chegar à sede do Internet Archive, em São Francisco.


O arquivista Trevor von Stein foi o responsável por digitalizar os vídeos do primeiro programa disponibilizado para download gratuito no Internet Archive, o talk show "Input". Stein conta que encontrou "algumas imagens nunca vistas de pessoas que se envolveram profundamente na história”.

Eu não estava inicialmente prestando atenção nos episódios, ou seguindo atentamente a discussão ou que aparecia. Mas Roger Macdonald, diretor do arquivo de televisão no Internet Archive, sugeriu que eu examinasse quem algumas dessas pessoas eram. Estávamos todos curiosos. Comecei a verificar, e quanto mais eu fazia, mais eu pensava que valia a pena fazer a análise aprofundada.

E o que ele descobriu foi de fato surpreendente. O programa "Input" foi coproduzido pela própria Stoke, e esteve no ar entre os anos de 1968 e 1971, trazendo ao público temas políticos e sociais da época. Stoke era uma ativista brilhante, e seu programa era uma espécie de mesa redonda para debater as questões sociais, e teve participação de personalidades como Maggie Kuhn, que fundou o movimento dos Panteras Negras.

À direita, Marion Stokes conduz o programa "Imput"

O filho da colecionadora tem a esperança de que o arquivo ajude as pessoas a obterem uma visão mais ampla da política e história.

Isso vai permitir que as pessoas que talvez tenham uma visão estreita de eventos possam ter uma noção do alcance histórico. Esta não é a primeira vez que o Afeganistão tem sido um problema, esta não é a primeira vez que um político em particular tem sido notícia. Isso vai proporcionar uma sensação do ritmo das notícias, por pessoas à procura de um político em particular. Minha esperança é que isso aprofunde a percepção pública de não só como notícia foi feita, mas das políticas reais subjacentes à notícia

Para os interessados nessa documentação histórica, o "Input" está disponível online no Internet Archive (em inglês).


6

Comentários

Acervo de 36 anos de notícias em VHS se tornou tesouro do Internet Archive
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista