LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bem informados? 62% dos americanos vê notícias por sites como Facebook, Twitter ou Reddit

30 de maio de 2016 14

A ampliação do alcance da internet democratizou mais o acesso à informação. Mas será que isto está realmente ajudando o ser humano a se aprofundar melhor em relação às notícias do dia a dia? Uma pesquisa divulgada pelo Pew Research Center mostra que, de certo modo, isto é verdade. Segundo o estudo, 62% dos adultos americanos consomem notícias por meio das mídias sociais. O número é bem maior do que apontava o relatório de 2012, quando 49% dos adultos diziam acessar notícias no Facebook, Twitter e sites do tipo.

Mas isto não significa que estes adultos estão bem informados. Inclusive, 18% deles declarou usar as redes sociais para ler notícias com pouca frequência, enquanto 26% utilizam estes sites com este propósito apenas de vez em quando. Outros 18% disse ver notícias em mídias sociais frequentemente. A pesquisa foi conduzida entre 12 de janeiro e 8 de fevereiro, e 4.654 pessoas foram questionadas.

O Facebook é o mais utilizado pelos americanos com mais de 18 anos, sendo adotado por 67% deles. E dois terços dos usuários da rede social, ou 44% do total de pesquisados, utiliza o site para ver notícias. Quase seis em cada dez usuário do Twitter vê o noticiário pela rede do passarinho azul, mas apenas 16% do público adulto americano está presente na ferramenta. Entre os sites analisados, o usuário do Reddit é o que mais aproveita o site para ver notícias: 70%. No entanto, apenas 4% dos pesquisados afirma acessar esta rede.

Os gráficos abaixo mostram o percentual de usuários de cada rede social que acessam notícias pela ferramenta e o total dos adultos americanos que utilizam cada site, mais o total que o utiliza para ver notícias.

Notícias nas redes sociais

No entanto, a democratização da informação não significa que o internauta é mais informado. Entre os usuários de redes sociais que acessam notícias por estes sites, 64% utiliza apenas um como fonte de informação. Outros 26% utilizam dois, enquanto apenas 10% procuram notícias em três ou mais redes.

Esses adultos, entretanto, não utilizam unicamente as redes sociais para obter informações sobre o que acontece a seu redor e no mundo. No total, 46% frequentemente declarou assistir o telejornal de um canal da televisão local, e 31% na televisão a cabo. Outros 30% disse assistir às notícias da madrugada na TV, e 28% acessam websites ou aplicativos noticiosos. Rádio e jornal impresso são utilizados frequentemente por 25% e 20%. Os usuários de cada rede social se engaja de maneira diferente em cada plataforma, como é possível ver no gráfico abaixo.

Outras plataformas utilizadas para acompanhar o noticiário

14

Comentários

Bem informados? 62% dos americanos vê notícias por sites como Facebook, Twitter ou Reddit
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista