LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Baterias de lítio-enxofre poderão estar presentes em seus próximos smartphones

28 de junho de 2016 12

Praticamente qualquer tipo de eletrônico atualmente conta com bateria de íons de lítio para ser alimentado. Esta tecnologia já existe há muitos anos no mercado e mostra um nível de maturidade que a torna segura para ser usada em qualquer tipo de dispositivo. No entanto, é inegável que a mesma conta com limitações, ainda mais quando smartphones e outros tipos de produtos seguem avançado tecnologicamente e exigindo baterias com capacidade cada vez maiores.

Diante da maior demanda por baterias cada vez maiores em dispositivos móveis, cientistas vêm buscando soluções alternativas, e a composição de lítio-enxofre passa a ser a mais indicada em ser a sucessora de íons de lítio. Chamada de Li-S, esta tecnologia promete oferecer quatro vezes mais capacidade energética ocupando o mesmo espaço de uma bateria convencional.

Outra grande novidade está na eficiência energética ampliada, onde baterias de íons de lítio acabam perdendo sua autonomia após vários ciclos gastos. A Sony até lançou uma atualização para a linha Xperia trazendo o recurso Soft Charging que busca reduzir tal desgaste. Por outro lado, as baterias de lítio-enxofre apresentam uma perda energética muito menor com o passar do tempo, o que permitirá passar anos com o mesmo smartphone sem sentir uma perda considerável na autonomia do mesmo.

Células de enxofre-lítio ganham avanços

Células de lítio-enxofre ainda apresentam alguns problemas, como a possibilidade de explosão ao alcançarem altas temperaturas. Para contornar este problema, pesquisadores da Universidade de Western Ontario e da empresa Canadian Light Source desenvolveram uma técnica de revestimento, que recebe o nome de Deposição de Camada Molecular (MLD), permitindo levar as baterias de lítio-enxofre a temperaturas elevadas. Esta abordagem nada mais é do que uma variação da deposição convencional de partículas atômicas, que deposita películas finas de óxido inorgânico.

Os testes realizados mostraram que estas baterias podem trabalhar com segurança até a temperatura de 55°C. Trabalhando abaixo desta temperatura, as baterias podem ter um tempo de vida bastante logo. Só resta saber se tal tecnologia estaria pronta para ser lançada em smartphones nos próximos meses.


12

Comentários

Baterias de lítio-enxofre poderão estar presentes em seus próximos smartphones
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista