LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A caça se torna caçador: homem relata como hackeou facilmente seu próprio hacker

30 de agosto de 2016 12

Se antigamente os golpes por telefone, em que diziam que um familiar seu havia sido sequestrado e solicitando dinheiro para o resgate eram mais comuns, atualmente essas ameaças acontecem via internet, já que é crescente o número de pessoas conectadas, principalmente no Brasil. Agora, imagine a situação em que um hacker tenta roubar de outro hacker? O desfecho, é claro, é dos mais inusitados possíveis, como conta o especialista em segurança Ivan Kwiatkowski em seu blog.

Ao chegar em casa e descobrir que não somente um, mas um grupo inteiro de hackers tentou aplicar um golpe em seus pais, oferecendo a eles um programa de segurança ao computador que, na verdade, instalavam malwares, Ivan não pensou duas vezes e resolveu, como se diz mais popularmente, entrar no jogo e dar o troco. Para isso, o especialista ligou para a suposta empresa se fazendo interessar por um dos produtos. Quando o atendente solicitou o número do cartão de crédito, o mesmo informou, obviamente, números incorretos.

Ransomware é um tipo de vírus comum na internet que solicita dinheiro para liberar acesso ao computador

A partir desse momento que - literalmente - o feitiço acabou virando contra o feiticeiro. Quando o atendente informou que não estava conseguindo realizar a transação, Ivan perguntou se ele gostaria de enviar uma foto do cartão de crédito. O que a pessoa do outro lado da linha não esperava era que a imagem se tratava de um ransomware, um tipo de malware que trava o computador e solicita dinheiro para liberar o acesso. Em situações como essa o pagamento pode chegar a US$ 420 (R$ 1.400 em conversão direta).

Ivan não sabe ao certo se a estratégia funcionou, já que o atendente não deixou transparecer nada. Apesar de ter muitos comentários em seu blog elogiando a ação, críticas também foram feitas, já que o especialista não procurou a ajuda da polícia e agiu por conta própria, configurando também como um crime. Mas e você, leitor, o que achou dessa atitude? Conta pra gente aqui nos comentários!


12

Comentários

A caça se torna caçador: homem relata como hackeou facilmente seu próprio hacker
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista