LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Trump defende que internet seja administrada pelos Estados Unidos

22 de setembro de 2016 29

Candidato à presidência dos Estados Unidos pelo partido Republicano, Donald Trump está sendo criticado por conta de suas visões sobre a internet – assim como muitos muitas ideias defendidas por ele durante a campanha política.

O bilionário não deseja uma gestão técnica da Internet passe para as mãos de um organismo com representantes da comunidade internacional. O Congresso dos EUA deverá votar uma proposta legislativa que retira do governo dos EUA o poder da gestão técnica da Internet no começo do próximo mês.

Representantes da campanha eleitoral do candidato republicano já vieram a público defender o voto contra a passagem do poder para um organismo internacional. Stephen Miller, diretor da Política Nacional da Campanha Eleitoral de Donald Trump, diz que a passagem do poder de gestão é uma ameaça para a democracia:

A liberdade da Internet vai perder-se irremediavelmente, uma vez que não haverá forma de regresso ao passado depois de a perder.

Ou seja, Trump deseja uma internet gerida única e exclusivamente por americanos. A passagem de poder tem vindo a ser trabalhada desde 2014 pela administração de Barack Obama – e pode ser encarada como um momento histórico da Internet. Atualmente, a gestão técnica da Internet é assegurada pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), subordinada ao governo norte-americano.

O principal argumento de Trump é de que o ICANN, mesmo respondendo à presidência, nunca atuou contra a liberdade de expressão, diferentemente de outros países como "China e Rússia, que têm um longo histórico de tentar impor a censura online", conforme consta em uma nota no site do candidato.

Considerado o inventor da internet, Tim Berners-Lee acha a ideia de Trump terrível. E, em parceria com o professor universiário Daniel Weitzner, ele apresentou argumentos favoráveis a um órgão supragovernamental e com participação de vários países:

O que sabemos é que, para a Internet para trabalhar, precisamos de consenso global sobre normas técnicas e procedimentos operacionais tais como aqueles que são administrados pela ICANN. Sem esse consenso, as redes operadas por várias empresas em mais de cem países em todo o mundo deixará de fluir. Os sites concebidos pelas companhias líderes da Internet e centenas de milhões de pessoas deixarão de funcionar. E os nomes de domínio muito que usamos para identificar estes sites irá falhar. Uma das coisas mais inteligentes que os Estados Unidos e seus aliados têm feito ao longo dos anos é incentivar os países, empresas e usuários individuais a contar com o consenso técnico e social que torna o trabalho Internet.

Trump concorre ao cargo na Casa Branca com Hillary Clinton. A votação, que teve o sistema hackeado supostamente russos, está agendada para novembro. A concorrente democrata, inclusive, está envolvida em uma polêmica tecnológica. Hillary é acusada de usar o e-mail pessoal para tratar de assuntos governamentais, o que é visto com muita desconfiança nos Estados Unidos.


29

Comentários

Trump defende que internet seja administrada pelos Estados Unidos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista