LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PES 2017 vs FIFA 17: qual é o melhor jogo de futebol desta geração?

28 de setembro de 2016 15

A EA começou a esquentar o lançamento da demo de FIFA 17 com a lista dos 50 melhores jogadores do game, no começo de setembro, para na metade do mês finalmente disponibilizar o título, na versão com 12 times, para experimentação. Na terça-feira, 27, o jogo completo finalmente saiu. Já o concorrente Pro Evolution Soccer 2017 chegou completo no dia 13 de setembro. E, como não é possível falar de um sem mencionar o outro, vamos ver um comparativo dessas duas novas versões dos jogos de futebol mais populares nos videogames, segundo o site TechSpot.

Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar que cada jogador faz a sua escolha baseado em parâmetros particulares. Alguns preferem os melhores gráficos, enquanto outros querem mais jogabilidade, e um terceiro grupo quer times e jogadores com nomes reais, dando mais importância às licenças. No último caso, o título da EA continua dando um banho no concorrente. Mas o PES agora tem exclusividade do Campeonato Brasileiro, o que pode dar uma dianteira ao jogo da Konami em nosso território.

O mecanismo Fox Engine continua casando muito bem com o jogo da Konami. Na versão deste ano, foram melhorados vários aspectos que muitos jogadores criticaram no ano passado, melhorando ainda mais a fluidez do jogo. PES 2017, na tela, parece ainda mais um verdadeiro jogo de futebol. Com o controle nas mãos, você se sente quase dentro de campo, com jogadas quase perfeitas, com briga pelo espaço, uso dos ombros, controle da bola, enfim, não parece videogame, parece um jogo de futebol. Você sente como se fosse uma partida real.

Já o FIFA 17 é um jogo completamente novo em relação à versão do ano passado. O mecanismo da EA havia sido deixado para trás pela Konami, então a desenvolvedora achou por bem inovar, e trocou para o Frostbite. O resultado final é bem agradável, mas não chega perto do PES 2017 em termos de fluidez e sensação de um jogo de futebol. Ainda é um videogame – o que não necessariamente seja ruim. Mas pode desagradar em um ponto específico:

Para piorar as coisas para o FIFA é que defender este ano é… ruim. Não que seja difícil, é que há um óbvio problema no design do jogo em questão no qual a EA Sports quis acabar com a ideia de que um jogador de futebol podia simplesmente recuperar a bola sempre que quisesse ao apertar um botão, e em vez disso quer te sujeitar a minutos de frustração enquanto você assiste um oponente carregar a bola.

Talvez seja uma questão de costume, ou talvez a EA quer que você valorize mais a posse de bola, mas, como aponta o TechSpot, “isso é um videogame, não um curso de técnico da UEFA, e isso não é divertido”. Mas é como o futebol realmente funciona, e pode ser que agrade a uma parcela dos jogadores.

Mas há coisas divertidas em FIFA 17. O chute “parece muito mais nítido e viável a longas distâncias”, e o novo conjunto de controles agradou bastante o pessoal do TechSpot, apesar de possivelmente desagradar os jogadores mais antigos e acostumados à maneira anterior. “Um modo muito efetivo de virar seu ombro e manter a posse enquanto avança ou na presença próxima de um defensor”, avalia.

De qualquer modo, a conclusão é que PES 2017 ainda é um jogo de futebol com fluidez mais parecida com a realidade, enquanto FIFA 17 melhorou muito em relação à versão do ano passado, enquanto mantém a vantagem em relação às licenças e se torna um videogame um pouco mais divertido. Qual escolher? Aí vai da preferência, se você quer uma experiência mais próxima a uma partida de futebol real, ou se prefere as licenças. Apesar de que, no nosso caso, o jogo na Konami também leva vantagem com o Campeonato Brasileiro.


15

Comentários

PES 2017 vs FIFA 17: qual é o melhor jogo de futebol desta geração?
  • Prefiro ficar longe de futebol

      • Nenhum dos dois pode ser considerado um simulador. Falta muito para ambos.

          • Resumindo... Pra quem quer diversão e gols a rodo, joguem PES, agirá quem quer rachar, sentir as dificuldades de fazer um gols e de não ter as apelações com CR7, Messi, Bale e Neymar, joguem o FIFA. Cada um é bom naquele que lhe proporciona. PES é um jogo de pra se divertir, o FIFA é tipo um simulador de futebol. É como se fosse comparar a jogabilidade de um Need For Speed (PES) com o Gran Turismo (FIFA).

              • Olha.. foi a primeira vez q li algo tão diferente do q todo mundo diz, pensa e eu tb. Pes eh jogo mto legal, mas ser real não né! A bola não tem peso.. parece bola de dente de leite.. não tem peso .. no Fifa vc sente o peso da bola sabe q chutar mto forte ela pode ir pra fora ou se o cara for bom eh um belo chute no gol.

                  • só. Português e quem escreveu isto é louco pés e arcada fifa e que é um simulador mesmo os gráficos Do pes só são melhores quanDo a replay ou festejo pke em termos de sensação Do jogo e estádios fifa Da 10 a 0 resumindo quem escreveu isso não percebe nada Do assunto

                      • FIFA17 e um simulador de futebol legitimo, ja pra quem busca a verdadeira diversão pode ir de PES, jogo os 2 mas hoje eu prefiro o FIFA por ter mais licenças, mas e triste não ter a UCL no FIFA...

                          • Isso é igual caráter,opinião,visão crítica das coisas,cada um com seu jeito de ser,ver,sentir e assimilar as coisas,cada um é bom pra cada pessoa que gosta de futebol por razões diferentes.(óbvio)

                              • Eu jogando os dois tive uma sensação totalmente diferente kk pra mim o FIFA parece um jogo de futebol real e o PES um vídeo game... Cada um percebe o jogo de um jeito eu acho kkkkkk

                                  • Acho que Fifa é simulador e PES é Diversão, tem sido assim nos últimos anos, acho que a força do Fifa é que o Modo ultimate Team dá de lavada no My Club do PES, e o Fifa também tem mais Licenças que o PES, que por outro lado se destaca por ter a Champions e A Libertadores, Brasileiro beleza, é muito bom, mas pra um jogo desse tamanho vc ter que jogar com London FC, Meysershire Red, em vez de Chelsea e Liverpool! Tá de sacanagem! (Eu só comentei esses, mas tem MUITOS MAIS! por exemplo, na LA LIGA, só tem original o Barça, Real e Atlético! Num dá nem vontade de fazer uma master liga com esses times...)

                                      • FIFA >>> PES

                                          • com relação a isso, depende muito da pessoa, tem gente que gosta mais do pes, tem gente que gosta mais do fifa. acho que não tem o "melhor", mas sim, aquele que lhe atende bem e lhe diverte

                                            • Futebol. Nah, não manjo nada. Das vezes que tentei jogar games de futebol só tomava goleada. No ramo dos esportes só jogo games de corrida.

                                              Android

                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                              Android

                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                              Windows

                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                              Economia e mercado

                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista