LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Se não pode vencê-los, junte-se a eles: desenvolvedora oferece desconto a piratas no Reddit

28 de setembro de 2016 3

Um estudo recente mostrou que a pirataria de softwares está diminuindo no mundo, mesmo movimento observado no mercado de conteúdo, seja filmes, séries ou música. Neste segundo caso, a ascensão de serviços de streaming com assinatura mensal a um valor baixo certamente está contribuindo para a queda nos consumo ilegal.

A pirataria de videogames e softwares é um problema maior que a da música pelo fato de que, enquanto o artista ainda pde faturar alguns trocados com mershandising e ingressos para shows, desenvolvedores não têm como capitalizar além da venda de seus jogos ou programas. Porém, uma empresa conseguiu encontrar uma maneira de, ao menos, reduzir o impacto da pirataria em seu jogo de uma maneira bem simples: oferecendo desconto aos piratas.

A PM Studios notou que havia usuários em dois subreddits que estavam espalhando cópias piratas de seu Superbeat: Xonic, de PS Vita. Então, em vez de usar a força, apelou para a simpatia, deixando uma mensagem no Vitahacks e no VitaPiracy para todos lerem:

Olá a todos! Nos sentimos honrados por vocês curtirem tanto nosso jogo SUPERBEAT XONiC, que gostaríamos de convidá-los a aproveitar a oportunidade de comprá-lo em oferta na Playstaition Store. Vocês podem desfrutar do jogo original e mostrar apoio à equipe por apenas US$ 15,99 (60% de desconto), Playstation Plus não é requerida! Tenham um bom dia!

E a estratégia até que funcionou. Foi criado até um tópico de agradecimento. Embora nem todos os piratas tenham comprado a versão original, certamente que o pessoal da desenvolvedora PM Studios conseguiu faturar um dinheiro a mais para reinvestir em novos títulos, além de recompensar melhor a equipe de desenvolvimento.

E aí, você compraria um jogo ou aplicativo que já baixou “de maneira alternativa” caso os desenvolvedores mandassem uma mensagem agradecendo e pedindo apoio, com um descontão na compra do original? Conta pra gente aí nos comentários.


3

Comentários

Se não pode vencê-los, junte-se a eles: desenvolvedora oferece desconto a piratas no Reddit
  • Por falar em pirataria...

    Um dia, em uma comunidade no G+ do jogo Terraria, eu postei que tava baixando uma versão pirata do game...

    A treta foi cabulosa, o corno do admin até me baniu jkkjkjk

    Os caras ficaram tipo: "Ain, compre a versão original pra dar suporte aos desenvolvedores"

    Eu falei: "Pa& no c# dos desenvolvedores, eu quero jogar, porr@!"

    Foi pHhoda, mano

      • O seu erro foi ter dito que era pirata, pois a maioria desses foruns usam tudo games piratas. Mas o que o ADM falou ta certo mesmo, se o trabalho foi bom, nad mais justo que recompensá-lo de alguma forma.

        • é muito bom poder comprar o Game original, mas nem sempre isso é possível devido ao altos preços dos games por aqui e se caso eu recebesse uma mensagem dessa dos desenvolvedores eu certamente ia fazer aquela forcinha pra comprar e dar aquela força, ainda mais com esse desconto generoso. bela iniciativa!

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

            Economia e mercado

            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista