LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Condenada por vazar dados para WikiLeaks, Chelsea Manning tem pena perdoada

18 de janeiro de 2017 7

Chelsea Manning, a militar transgênero que foi condenada a 35 anos de prisão por vazar dados para WikiLeaks, será solta em 17 de maio, segundo informou a Casa Branca nesta terça-feira (17/01). A pena foi comutada pelo presidente Barack Obama. Além dela, outras 64 receberam o perdão presidencial.

O pedido de liberdade havia sido feito em 2013, pouco após ingressar em uma prisão militar em Kansas, onde tentou se matar por duas vezes, inclusive no fim de 2016.

O fundador da WikiLeaks, Julian Assange, tinha dito que aceitaria ser extraditado aos EUA em troca da liberdade Manning. Ele vive na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012 para evitar a extradição para a Suécia, onde é acusado de assédio sexual. Assange teme que os suecos o extraditem para os EUA por conta da divulgação de milhares de documentos militares e diplomáticos. No entanto, ainda não se sabe se, de fato, ele irá para os EUA com a soltura de Manning.

Manning servia o exército dos EUA

Manning, que também iniciou no presídio um tratamento de mudança de sexo, disse em uma entrevista recente que espera poder começar uma vida nova aos 29 anos. Ex-soldado, a militante da WikiLeaks foi detida em 2010.

Assange: Obrigado a todos que apoiaram a campanha para a clemência de pena de Chelsea Manning. A coragem e determinação fez do impossível algo possível.

Assim como Assange, Edward Snowden é outra pessoa envolvida no vazamento de dados da WikiLeaks, que completou dez anos recentemente, que vive em outro país. Ex-técnico da NSA, ele vive atualmente na Rússia, que lhe concedeu abrigo político. Snowden também tenta voltar aos EUA, mas foi chamado de mentiroso em um relatório desenvolvido pelo Congresso.


7

Comentários

Condenada por vazar dados para WikiLeaks, Chelsea Manning tem pena perdoada
  • Pois o Snowden, agora está na Russia, um país que sabemos não tem medo do wikileaks, pois ninguém é corajoso suficiente para peitar o Putin, pois todos sabem o que acontece com alguém que denuncia as tramoias dele, recebe um poção do polônio radioativo, e irá passar as próximas 24 horas se lamentando e esperando o veneno fazer efeito, agora denunciar os Estados Unidos é moleza é que nem chutar cachorro morto, ainda mais se o sujeito se encontra na embaixada do Equador em Londres, só tem um problema, os ventos no Equador estão mudando, daqui a pouco a presença dele na embaixada será contraproducente, então vai conhecer a mão pesada da justiça americana.

      • Hum só quero ver ... esse Julian Assange tá mais pra Jean Willis quando informou que iria pra Cuba se a presidentA fosse impichada... esperamos até hoje...

        • ohhhh pegando noticia do jornal nacional, que issu ??

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista