LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Parceria Nokia e Microsoft: O que muda com isso?

11 de fevereiro de 2011 48

Hoje está sendo um dia agitado e importante na história da Nokia. Maior fabricante do mundo durante os últimos anos, a Nokia vinha perdendo marketshare rapidamente nos últimos meses, e assistia outras plataformas móveis conquistarem um mercado onde antes seu sistema operacional, o Symbian, antes reinava.

Era hora de mudar a estratégia. Se a Nokia ainda é reconhecida pela sua excelência na fabricação de hardware, seu software não conseguia acompanhar a velocidade do mercado e a excelência de concorrentes como o Android e o iOS. Foi então que a empresa, liderada por Stephen Elop, ex-executivo da Microsoft, firmou a parceria com a gigante de Redmond.

Windows Phone 7

Windows Phone 7 logo
Windows Phone 7 logo

O Windows Phone 7 agora será o sistema operacional principal nos futuros smartphones da Nokia. Mas a parceria vai ainda além do SO. As duas empresas são agora as novas melhores amigas do mundo mobile. O Ovi Maps, por exemplo, irá juntar-se ao Bing. A Ovi Store deixará de existir e os aplicativos serão oferecidos no Windows Marketplace. A Nokia irá ajudar no desenvolvimento do Windows Phone 7, e usará seu bom relacionamento com as operadoras para levar o Windows Phone 7 para o mundo todo. Até que isso aconteça, no entanto, haverá um período de transição, que deve durar até 2012. Enquanto isso, a Nokia trabalhará para desenvolver novos dispositivos com Windows Phone 7.

Se a Nokia tive adotado o Android, o mercado definitivamente estaria mais entusiasmado com o futuro da empresa. Isso, no entanto, não quer dizer que a empresa tomou uma má decisão. Com um ecossistema ainda em formação, o Windows Phone 7 merece mais valor do que vem recebendo utimamente, e tem seus méritos.

Quem já teve a oportunidade de mexer por alguns minutos em um Windows Phone 7, sabe que ali há potencial. Talvez, a parceria de uma gigante como a Nokia seja o que o novo sistema precisava para finalmente deslanchar. Ainda é cedo para dizer, mas podem haver boas surpresas no futuro.

MeeGo
MeeGo

Um dispositivo com MeeGo ainda deve ser lançado. Ao que tudo indica, a verba para o desenvolvimento do sistema será reduzida. Segundo Stephen Elop, o MeeGo representa "uma oportunidade para aprender com experiência de usuário". Seu futuro é incerto, mas não apostem suas fichas nesse sistema. O foco da Nokia agora é o Windows Phone 7.

Symbian

Symbian logo

Quanto ao Symbian, está destinado a morrer. Dois slides da apresentação realizada hoje após a coletiva mostram que o sistema deixará de existir em um futuro próximo. Não ficaríamos surpresos se as vendas do Nokia N8 e o recém-lançado Nokia E7, ambos com Symbian^3, caíssem drasticamente a partir deste anúncio.

O fim do Symbian
O fim do Symbian

Nokia e Microsoft

Parece claro que o histórico de Stephen Elop como ex funcionário da Microsoft ajudou na conclusão do acordo entre as empresas. Alguns rumores acusam que houveram conversas com a Google, mas que acabaram não resultando em um acordo.

No que diz respeito à Microsoft, a parceria parece não ter pontos negativos. A gigante dos softwares consegue um grande aliado na briga do mercado das plataformas. Mas se os novos smartphones da Nokia serão quase exclusivamente equipados com Windows Phone 7, a Microsoft não terá suas mãos amarradas, ficando livre para fechar acordos com outras fabricantes.

Nokia e Microsoft
Nokia e Microsoft

A Nokia, no entanto, se encontra em um momento delicado. A reação imediata do mercado ao anúncio não foi positiva, mas a empresa precisa lutar agora para provar ter tomado a decisão correta. Acabou o comodismo. Agora, ou a Nokia afunda de vez, ou se recupera e reassume seu posto como grande player do mercado.


48

Comentários

Parceria Nokia e Microsoft: O que muda com isso?
  • a previsão de continuidade do symbiam é até 2016 não é?

      • Parceria Nokia e Microsoft

          • Tem muita gente dizendo que a nokia fez cagada em não aderir ao android. não vejo vantagem nenhuma nesse sistema operacional, que em termos de interface e funcionalidade perde para o symbiam, que já deu o que tinha que dar. não subestimem a microssoft, ele é simplesmente a lider mundial em softwares pra computador! já pensaram em um office com as mesmas funcionalidades em um celular, muito firme!

            a nokia vai vir com o caralhoo!

              • Isso por enquanto...

                ela não se manterá ativa em duas plataformas por muito tempo!!!

                Resumindo... eu tambem terei q trocar de celular em Breve!!

                  • Calma RobsonSantos, a Nokia não abandonou o Symbian, vai ter uma atualização boa para ele logo logo, que vai mecher no seu menu e torna-lo mais atual, fora a reformulação no seu browser nativo e teclado qwerty. A Nokia não vai parar com Symbian só vai investir menos, mas não será abandonado.

                      • Isso é uma droga!!

                        Comprei um N8 recentemente!! e agora essa bosta

                        vai abandonar o projeto Symbian ?

                        Vão pro inferno!!!!!

                        Não é assim não! agente gastou 1.499 R$ e iremos ser eskecidos ?

                        É fácil pra eles...

                        A Nokia está me Decepcionando!!!

                          • rsrsrs, "nokia agora vc supera o android", tá né @tii10, se é assim que você quer pensar, pra ela bater o android tem que bater o iOS.

                              • @underline tb mais alguém ae?? taii nokia agora vc supera o android kkk

                                  • se aqueles celular de 80 reais com lanterna eu até pego o WP7

                                      • GuiDG cada um tem sua escolha e vc escolheu um HTC, se eu tivesse que trocar o meu Nokia N900, eu trocaria por um Galaxi, ou um BB, ou o limitado Iphone.. Mas é como eu disse no início, gosto cada um tem o seu e aposto que com o Windows Phone, com jogos do Xbox e milhões de coisas novas, vc vai comprar um Nokia novamente e com certeza ela não vai afundar como vc deseja... Abraço a todos....

                                          • a solução para todos os nossos problemas seria comprarmos o smartphone e escolher o SO, não é verdade ou tem solução melhor? No PC não é assim? Pelo visto esses Phones não estão sendo tão "smart" assim. (eu pegava o iOS no galaxy S2 se tivesse TV)





                                            att,

                                              • Sempre fui muito fã da Nokia, tanto que até hoje todos meus aparelhos foram da fabricante. Eu tinha a idéia de quem sabe migrar pra HTC, mas agora... bye bye Nokia, maior erro que já cometeram, espero sinceramente que afundem de vez.

                                                  • Realmente é uma faca de dois gumes, pois a experiência com o MAEMO DA LINUX do N900 foi uma desgraça, muitas falhas mesmo, num super aparelho. Espero que a nokia se dê bem com o Windows Phone 7, caso contrário seria muito vexatório ter que se render ao android.

                                                      • o Android no futuro não seria o SO ideal, acreditando nisso a Nokia investe tudo no Windows Phone !!! Dai sai coisa boa, isso ai Nokia tem que se mexer !!!

                                                          • Hugo o que você disse e algo para se pensar!

                                                              • Fico torcendo pela recuperação da Nokia, mas acredito que o certo seria adotar o WP7 ou qualquer outro sistema e manter o desenvolvimento do Meego que é um projeto com grande potencial e parcerias fortes. Sucesso pra Intel Meego e que Deus proteja a Nokia, porque esse Elop não quer o seu bem, quer salvar é a Microsoft!

                                                                  • Ja temia comprar um Nokia,devido defeitos como travamentos no C6 relatados aqui no forum,desisti de comprar o C6,e5530,mais um motivo para não comprar.Prefiro Samsung.

                                                                      • GAKI você com o de costume fazendo sempre ótimos comentários, mas eu fiquei com uma duvida sobre esse percentual que você fez sobre o preferido dos desenvolvedores dando a Apple o primeiro lugar na lista, interessante achei que era o android tendo em vista que a Google ainda surfa praticamente só na praia dos SO e APL, PROG para PC e SMART ao contrario da Apple que tem muito interesse no seu IPHONE, mas não vive só disso e defende seus SO como uma “Tigresa” se e que me entende e logicamente investido muito no aperfeiçoamento dos seus produtos. Sinceramente achei que a Apple era, mas fechada em relação a criações externas.

                                                                          • o mais interessante seria a nokia adotar o android com as atualizações, porque as outras fabricantes eu costumo dizer que não adotaram o android, mas sim suas versões, porque não se atualizam, não levam pra frente.





                                                                            att,

                                                                              • Jones cala boca cara tu sabe nem o q diz, a underline tá pré-viselmente correta, achei até interesante um comentario daqui dizendo q as fabricantes mexeram seus palzinhos e nao deixaram, mas o q me birra aqui mesmo pq a nokia n adotou tb o Android? assim como Samsung, Htc e Lg hefimmm...

                                                                                  • Andei analisando um pouco sobre o desenvolvimento do WP 7, e minhas pesquisas não foram nada favoráveis ao sistema, deixando ele na lanterninha dos preferidos e no interesse para os desenvolvedores Mobile:

                                                                                    iPhone tem 92%

                                                                                    Android tem 87%

                                                                                    Blackberry tem 38%

                                                                                    Windows Phone 7 tem 36%

                                                                                    O problema do Meego é que a Intel e a Nokia demoraram muito, e o mundo girou o Android conquistou seu mercado, e por fim criou-se uma bola de neve ao redor do lançamento do aparelho com o sistema. O Meego no inicio tinha total apoio dos desenvolvedores, mas hoje em dia conta com apenas 6% do apoio dos desenvolvedores, mas como se tratava da Nokia estimava eu que com o lançamento do aparelho com o Meego, este teria sim um grande impacto no mercado assim quem sabe revertendo a situação.

                                                                                    Agora falando como desenvolvedor, o WP 7 possui uma boa base desenvolvimento, mas talvez não o suficiente para rivalizar com o Android, mas agora que a Nokia entrou na briga, com certeza novidades virão.

                                                                                    Nas comparações que andei pesquisando, o Android possui API mais simples e acessíveis, o gerenciamento de processos também é mais simples. Em se tratando de Layout Forms ambos possuem ótimas estruturas, assim ficando empatados. As ferramentas de desenvolvimento, infelizmente não tive como testar as disponíveis para o WP7 (Silverlight e Visual Studio), mas tive uma surpresa, se você tiver conhecimento do Visual Basic é possível criar programas em conjunto com a SDK do WP7. Isso com certeza irá abrir um interesse a muitos programadores tanto de baixo nível quanto de alto nível. Mas infelizmente eu vi muitas reclamações por parte dos desenvolvedores em relação ao WP 7, o que faz o Android e IOS ainda serem os preferidos entre a comunidade de desenvolvedores. Agora vamos aguardar, as primeiras crianças dessa poderosa união para vermos o respaldo e o impacto do mercado.

                                                                                    Concordo com você TonoBohn. O mercado agora se tornará ainda mais competitivo, creio que este ainda não teremos um impacto, mas com certeza no ano de 2012 teremos um grande competitividade. A Nokia não irá fazer feio com certeza, enquanto isso já cancelei a minha compra do Nokia N8 e irei adquirir um HTC Pro 7 com intuito de estudo para desenvolvimento de aplicativos para o WP7. Estou com espectativas positivas.

                                                                                      • MatheusLacerda nokia C5-03 mas e a minha opinião sou nativo symbian

                                                                                          • não conheço o nokia mas se for o mais barato pega ele, pois nem o samsung 5 nem o blackflip estão recebendo mais atualizações do android.





                                                                                            att,

                                                                                              • Ei pessoal vou comprar um celular no esse mês mais ñ sei se compro o Nokia C5-03 ou o Samsung Galaxy 5 ou o motorola Flipout. Quais vc recomendam???

                                                                                                  • LeoGomes a Microsoft já e grande muito grande por sinal ela só esta perdendo para a Apple e Google porque passou muito tempo se confiando só nos seus WINDOWS e se preocupou em fazer outras coisa com a Apple, por exemplo, com seus I POD PHONE PAD etc. já a Google que ate um dia era só um buscador de net se empenho em ser boa nisso e deu certo e agora que ela já esta adulta e experiente, estar buscando outros terrenos para explorar como o crescente mercado de telefonia tai o android que não me deixa mentir. O fato e que a Microsoft ainda e dona do mundo dos PCS com seu WINDOWS e para não parar no tempo ta se aliando a outra grande como a Nokia e isso pode ser bom lembrassem que o Windows Mobile e, mas velho que o android porem fico perdido no tempo, mas agora com WP7 isso pode mudar de qualquer forma o android terá um concorrente de peso e bem, mas experiente.

                                                                                                      • Se a nokia fabricar um Windows Phone 7 a Microsoft tem chance de crescer.

                                                                                                          • Fiquei dois dias fora da net estava em um lugar sem nenhuma possibilidade de conexão no meio do mato e quando cheguei em casa liguei o PC foi ver os emails e tava La uma resposta a um comentário aqui no TC fui ver sobre o que era e postei um comentário sobre não achar legal uma parceria da Nokia com a Microsoft.

                                                                                                            Logo depois de postar fui a pagina de noticias a quase cai para traz quando li o anuncio da parceria isso me deixa um pouco sem jeito escrevi um poste sem saber disso parecendo algo de um desinformado, mas agora que a coisa já ta feita não resta nada a não ser esperar eu ainda uso o symbian e mesmo sabendo que ele estar com seus dias contados ainda digo que ele é um ótimo SO o Android e show, mas ainda tem que criar barba na cara para poder ser totalmente respeitado

                                                                                                            Na minha opinião a Nokia deveria ir de meego sendo que ele e baseado em Linux seria, mas fácil de desenvolver para ele o SO Microsoft para smart nunca foi tão bem visto pelo publico e por desenvolvedores justamente por ser fechado e monopolizado pela Microsoft por isso perdeu mercado para o symbian o SO da Apple e agora para o Google android, eu fico triste por a Nokia ter abandonado o a idéia de ter o SO próprio como o meego que praticamente nascera morto adota o android poderia ser bom, mas eu disse no outro poste que ser modista indo na onda do Google android poderia não ser muito interessante.

                                                                                                            Mas agora só nos resta esperar para ver no que vai dar eu não tenho nada contra a Microsoft uso XP no meu net book e W7 no meu PC acho que essa parceria pode dar bons frutos se os emart da Nokia com WP7 virem com pacote Office nativo, por exemplo, já vai ser uma Mao na roda, só espero que a Microsoft não queira monopolizar o SO para não fica chato ter que fazer tudo com a permição Microsoft.

                                                                                                            A grande verdade e que isso e uma tentativa da Microsoft de da uma pernada na Google e Apple só não sei se foi uma boa para a Nokia se meter nessa briga com fabricante de celulares acho que ela tinha que fica em cima do muro só se meter se fosse realmente certa uma parceria de total confiança.

                                                                                                              • "WM7 ainda não tem nada! E nessa hora, tempo é o que a Nokia não tem!"



                                                                                                                por essas e outras que é bom eles adotarem o wp7, ele só existe na america do norte (até foi lançado na europa, mas as operadoras não ajudaram na distribuição) com a nokia ele pode chegar ao resto do mundo, e digo por experiencia propria que o WP7 é o OS mais bonito e pratico que temos hoje no mercado, ele merece uma chance

                                                                                                                  • Eu creio que Stephen tomou essa decisão com base de que ele já é familiar da Microsoft e pode interferir mais no desenvolvimento do sistema do que em um outro SO.Só que,ele espera haver uma revanche no mercado de smartphones quando a Nokia começar a usar o WM7 em seus dispositivos.Eu inicialmente achei meio burra a idéia,porque iria implicar em perda de capital para empresa logo quando anunciasse o acordo,e aconteceu,mas se a Nokia tem tanto dinheiro assim para arriscar,quem sou eu pra interferir.

                                                                                                                      • Na minha opnião a adoção do android seria melhor por ele ser o melhor baseado na plataforma GNU/Linux, não só "Linux", é a melhor maneira de divulgar a idéia do software livre, até porque se eu quisesse usar symbiam ou windows phone 7 eu usava o iOS que pra mim é o melhor SO mobile atual, mas a apple não tem hardware que os androids tem, muito menos é livre!





                                                                                                                        att,

                                                                                                                          • Certa ou errada, acredito que a mudança seja positiva. Se a Nokia adotasse o Android, enterraria de vez o Windows Phone 7. Com a parceria, os consumidores tem ao menos mais uma opção de sistema, o que é bom para a competição e para o mercado de forma geral.

                                                                                                                              • imagine xbox live e o poder do office nas suas maos !! só pra começar. Agora o meego é linux rodando em c ao contrario do android q roda em maquina virtual, então tb existe grandes possibilidades.

                                                                                                                                  • Acho que tem tudo para dar certo, mas eu prefiro o Android ou o Meego.

                                                                                                                                      • Acho que a Nokia errou, e errou feio! Android vem se firmando como grande alternativa e já conta hoje com milhares de desenvolvedores que produzem alucinadamente apps para este SO.



                                                                                                                                        O WM7 ainda não tem nada! E nessa hora, tempo é o que a Nokia não tem!

                                                                                                                                          • eu acho que a nokia fez a coisa certa, já existe muitas fabricantes com android. e o windows phone 7 precisava de um parceiro de peso para se mostrar competitivo.

                                                                                                                                              • O symbian coninuara existindo por muito tempo, windows phone 7 apenas nos aparelhos tops, tudo vai depender tb das vendas, como sempre digo o symbiam^1 é ruim e queimou o sistema o symbiam^3 do N8 é bom pra caramba

                                                                                                                                                  • A nokia deveria manter a Ovi store, pois na Windows Marketplace creio que não havera aplicativos symbian, e quem comprou um nokia N8 ficará muito decepcionado com a nokia. eu tenho um nokia 5233, não me arrependo é um bom aparelho mas futuramente eu vá trocar de aparelho, não sei se vai ser um nokia...

                                                                                                                                                      • cara symbian nunca mais, eu jé tive o meu saudoso n85 é bom demais, ai até quando descobri o samsung galaxy s não quero outro somente com android estou agaurdando o mais novo samsung galaxy s 2 que vai ser apresentado dia 13 com dual core esse promete.

                                                                                                                                                          • so sei android é ruim demais, depois vou ta colocando aqui as vantagens do symbian^3 sobre o androir, pois agora tenho um aparelho com android tb e até agora so vi tudo inferior ao symbian^3 puro modismo, igual a mudanca de salto fino pra salto largo todo ano.

                                                                                                                                                              • e quem nao trabalha, é demitido

                                                                                                                                                                acho qu a nokia está certa, é a hora dela provar que é a maior do mercado, aliando-se a android ela astaria dando sinal que nao aguenta competir com outro so, todos sabem que seria interessantissimo se a nokia se unisse a android, mas a microsoft nao é poca bosta naum! essa parceria promete...

                                                                                                                                                                  • Acho que a nokia fez sim uma boa escolha o windows phone é um bom sistema operacional , mas estava faltando uma ajuda pois é um sistema recem lançado. Enfim to doido para ver um nokia com wp7. e acho que eles deviam mudar rapidamente o sistema synbiam do n8 para o wp7

                                                                                                                                                                      • lembrem-se!:



                                                                                                                                                                        Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, e quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido!





                                                                                                                                                                        att, e fiquem com esse maravilhoso provérbio! rsrs

                                                                                                                                                                          • android...



                                                                                                                                                                            e mais nada

                                                                                                                                                                              • Rodrigo, com certeza a nokia sabe disso, talvez ela tenha até tentado fechar com o android, mas os atuais fabricantes que usam a plataforma (android) devem ter "mechido uns pausinhos" para que não desse certo, afinal se a nokia fechasse seria otimo pra concorrencia, ai sobrou o WP7 nunca usei mas a microsoft tem uma capacidade muito maior de produzir software e aplicativos descentes.

                                                                                                                                                                                  • Minha opnião: hardware: NOKIA O.S.: ANDROID !

                                                                                                                                                                                    Uma pena a NOKIA não entrar no mundo dos droids...

                                                                                                                                                                                      • Acho que faltam celulares que rodem mais de um OS, possibilitando assim a troca, deixaria o mercado bem mais competitivo, seria bom para as empresas e melhor para o cunsumidor, imagina voce usa android e ja nao quer mais, vai compra um "chip" do windows phone e vuala.

                                                                                                                                                                                          • Veremos...

                                                                                                                                                                                              • sei lá acho que eu se a nokia fechasse com o android, creio eu que seria mais feliz, mas quem sabe da certo.

                                                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                  Windows

                                                                                                                                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                  Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista