LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da validade dos créditos pré-pagos pode inflar número de linhas e causar problemas de gerência

29 de agosto de 2013 17

Neste mês, a Justiça brasileira decidiu que as operadoras não poderão mais impor prazos de validade para os créditos adquiridos por clientes de planos pré-pagos. Apesar dos evidentes benefícios para o consumidor, uma das consequências negativas, apontada pelo SindiTelebrasil, é o possível aumento dos preços dos serviços. Agora, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, alerta para a possibilidade de um aumento desproporcional no número de contas ativas, o que pode gerar um problema de gerência.

Segundo o ministro, esse número pode chegar a 600 milhões daqui a três anos. Número mais que duas vezes superior ao registrado em julho deste ano pela Anatel, de 267 milhões de linhas.

Número de linhas pode chegar a 600 milhões em 3 anos
Número de linhas pode chegar a 600 milhões em 3 anos

"Os inconvenientes que temos em falar, 'ah, não pode cancelar uma conta', é que nós podemos ter, daqui a três anos, 600 milhões de contas", afirmou Bernardo durante um evento nesta quarta-feira (28/08) em São Paulo. "Todo ano são canceladas, desabilitadas, mais de 100 milhões de contas e criadas outras 100 milhões, fora o crescimento normal do sistema. Então, me parece que falar 'vai ficar indefinidamente, vai ter um problema de gerência", completou.

Mesmo assim, o ministro ressaltou a importância da medida para o consumidor. "Temos que trabalhar para o usuário que pagou o crédito, ele não pode ficar sem dinheiro", declarou.

As operadoras ainda podem recorrer da decisão judicial. Caso não consigam reverter a sentença, as operadoras deverão retornar aos clientes os créditos expirados no momento em que a decisão for notificada a cada parte. [G1]

17

Comentários

Fim da validade dos créditos pré-pagos pode inflar número de linhas e causar problemas de gerência
  • E ainda somos incomodados a todo momento com armadilhas como o quiz, que se não prestarmos muita atenção, acabamos contratando serviços ainda mais inúteis.

      • Pois é!Como se não bastasse o péssimo serviço que a TIM presta (ou não),ainda somos subtraídos de créditos que COMPRAMOS e PAGAMOS a vista e antecimadamente para termos quando na necessidade.

          • Como se não bastasse o péssimo serviço que a TIM nos oferece, pelo menos aqui na região de Duque de Caxis/RJ, ainda somo subtraídos de créditos que compramos "COMPRAMOS" e pagamos "PAGAMOS" muito bem. Sem contar as armadilhas disfarçadas de promoções e quiz que nos mandam e que se você não prestar bem atenção, acaba comprando mais um serviço inutil. Tô de saco cheio dessa TIM!

              • Todo mundo conhece o Skype, ele continua crescendo e ele repeita os seus créditos pois não há prazo para gasta-los, e mais se o usuário quiser os seus créditos de volta é só pedir que eles devolvem. Se ele continua crescendo sinal que é lucrativo, por que essas concessionárias de telefonia estão chorando tanto, só pode ser pela mamata em que desfrutavam, "garfando" os créditos de seus clientes, ou seja ganhando dinheiro sem trabalhar.

                  • Isso é para compensar esta 3G podre que vive caindo!

                      • Uma coisa é não deixar os creditos expirarem em uma semana como acontece quando se recarrega um valor muito pequeno. Outra coisa é não cancelar a linha. Uma linha sem credito a mais de 6 meses deve sim ser cancelada... Mas enquanto a linha tiver ativa, e a pessoa tiver 1 real de credito, este não vai expirar. Agora as operadoras vao colocar os preços absurdos (mais do que ja são) por conta disso. Em fim, uma medida desesperada e sem pensar nas consequencias.

                          • Essas operadoras safadas têm mais é que cumprir a lei, ou rapar fora de nosso país de uma vez por todas!

                              • Eu li uma notícia no site de um jornal de Salvador que dizia "Simpósio sugere encarecer uso do carro", isso visando resolver o problema do trânsito. Essa também é uma medida eleitoreira, pois, não resolve o problema e ainda aumenta outros problemas. Porque não pensam em melhorar o transporte público?
                                Esse caso é semelhante ao caso dos créditos pré-pagos.

                                Estamos próximos das eleições e a presidente Dilma precisa de votos, por isso aparecem essas medidas descabidas.

                                  • Lívia_Schimidit,

                                    Após expirar tem um prazo para usar o telefone apenas recebendo chamadas e para rever os créditos expirados basta fazer uma recarga antes do cancelamento da linha que demora aproximadamente 90 dias.
                                    As pessoas no Brasil querem tudo de graça (mania de aborígenes), mas tudo tem um custo que precisa ser pago, o problema é que no Brasil os preços são exorbitantes.

                                      • E quem decidiu não foi a justiça, foi o judiciário, pois a justiça é uma conseqüência e por isso é impessoal.

                                          • Essa ordem judicial deve ter objetivos eleitoreiros, pois, foi elaborada sem análise das conseqüências e sem planejamento, coisas comuns no Brasil (um país de ignorantes e ladrões).

                                              • Problema que eles não fica, disponíveis um ano, apos a recargar ficam disponíveis alguns dias, eu faço recarga de valor alto então não chega a expirar mais a maioria expira mt rapido.

                                                  • Do jeito que estava não dava problema, os créditos tinham um prazo de validade de dois anos, e para revê-los bastaria recarregar num determinado prazo de acordo com o valor da recarga anterior, mais 90 dias. Se não fosse feito uma recarga a linha era cancelada num prazo de aproximadamente 90 dias após o vencimento dos créditos.
                                                    É preciso lembrar que telefonia tem um custo mensal para funcionar e que precisa ser pago.

                                                      • bastaria, colocar um prazo mais extenso tipo 6 meses , 12 meses etc...

                                                          • O que acho um abuso é colocar prazo pra recarregar uma linha senão a perda, tipo se eu paguei por ela, ela não deveria ser minha?

                                                              • cara isso e bobagem ! as operadoras mandao um monte de sms idiotas pra gente ! bom manda um disendo qe se vc tem um chip em casa e tem certeza de qe nao vai usalo mais ligue e avise pra ele qe vc ganha sei la um sms ou ums bonus ! simples ! sabe oqe ta acontecendo tem operadora molhando a mando de ministro por ai entao eles estao dando pra traz no qe diseram ! eu nao duvido disso !

                                                                  • pode ter o lado negativo e positivo, pq mesmo os creditos tendo validade tem gente que dificiomente recarrega imagina agora que nao vai ter mais validade... com certeza as operadoras vao colocar mais promoçao pra fazer com que as pessoas coloquem credito, pode vir coisa boa ai.

                                                                      Android

                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                      Android

                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                      Windows

                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                      Economia e mercado

                                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista