LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Avanços tecnológicos aprimoram a acessibilidade nos smartphones

20 de agosto de 2014 2

Existem milhões de pessoas ao redor do mundo com algum tipo de deficiência e as diversas áreas da tecnologia têm trabalhado para incluir estas pessoas nestes campos. Muitos aplicativos receberam atualizações para ajudar pessoas com deficiência visual, por exemplo. Além disso, existem aplicativos feitos especificamente para esta finalidade. A título de exemplo, temos o OCR, que é capaz de ler qualquer texto que apareça na frente do mesmo.

OCR App

A Apple, por exemplo, desenvolveu uma série de funções que integram-se ao seu sistema operacional e ajudam na acessibilidade e integração do smartphone para pessoas com algum tipo de deficiência. Um simples toque e ouve-se o nome do item que está sendo selecionado. Ainda existem aplicações que soletram cada letra que compõe o aplicativo.

Acessibilidade Apple

A Siri, por sinal, funciona através de comandos de voz. Isso pode ajudar a deficientes visuais ou pessoas com limitações motoras. Permite também que o usuário realize tarefas no telefone sem utilizar suas mãos. Apenas com a voz, mensagens poderão ser compostas e enviadas, a agenda pode ser acessada etc.

O Google também inseriu em sua plataforma funcionalidades voltadas a pessoas com algum tipo de deficiência. O seu dispositivo Android poderá facilmente aumentar a visualização dos textos, aplicando-lhes zoom e poderá inserir legendas no conteúdo que está sendo apresentado.

.

Acessibilidade Android

Já a Samsung desenvolveu uma capa ultrassônica capaz de detectar obstáculos no caminho do deficiente visual e alertá-lo fazendo o celular vibrar. O smarthone compatível com a capa é o Galaxy Core Advanced. No futuro, outros modelos deverão possuir esta tecnologia

Galaxy Core Advanced

Muitas outras empresas estão desenvolvendo produtos e tecnologias mais acessíveis a todos os públicos. O desenvolvimento destes recursos é uma maneira concreta de neutralizar as inúmeras barreiras trazidas com a deficiência e inserir os indivíduos no ambiente tecnológico proporcionando-lhe o conhecimento de novas coisas.

O desenvolvimento de tecnologias voltadas a este tipo de público ajuda a reduzir o preconceito imposto pelas limitações. Além disso, possibilita o tratamento de "diferente-igual" por parte da sociedade. Diferente por possuir necessidades especiais, mas igual por apresentar a mesma capacidade de aprendizado que outras pessoas.

O envolvimento de grandes empresas no desenvolvimento de tecnologias de acessibilidade dão o benefício da participação dos deficientes na sociedade de modo geral e os possibilita mostrar que são capazes de executar diversas tarefas. Além disso, permite que todos deem passos mais largos em direção a não discriminação de outros seres humanos.


2

Comentários

Avanços tecnológicos aprimoram a acessibilidade nos smartphones
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista