LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
Registre-se
Resultados de 1 a 25 de 25
  1. #1
    Membro Senior
    Membro desde
    Apr 2013
    Posts
    188,920

    Site popular distribuiu por anos malware que rouba arquivos e senhas de usuários do Linux

    Malware é conhecido pelos pesquisadores desde 2013, mas só foi identificado no Linux há algumas semanas.

    Clique aqui para ler a notícia completa.


  2. #2
    Membro Senior Gustavo_001's Avatar
    Membro desde
    Jan 2016
    Localização
    Brasil
    Posts
    1,715
    Eu só uso Linux para programar, se roubarem minha senha de root tanto faz.

  3. #3
    Membro Senior
    Membro desde
    Oct 2019
    Posts
    3,139
    E o Baixaki.com.br?

  4. #4
    Nunca acessei este sítio, mas agora me deixou preocupado, nunca usei antivírus, a partir desse artigo vou usar um e preocupar mais com minha atividade no Ubuntu.

  5. #5
    Junior Member
    Membro desde
    Jun 2020
    Posts
    8
    Quote Originally Posted by josenildomustafah View Post
    Nunca acessei este sítio, mas agora me deixou preocupado, nunca usei antivírus, a partir desse artigo vou usar um e preocupar mais com minha atividade no Ubuntu.
    Nunca instale nada fora dos repositórios oficiais. Baixar arquivo de site é coisa de Windows.

  6. #6
    Junior Member MauricioPinheiro's Avatar
    Membro desde
    Aug 2017
    Posts
    356
    Quote Originally Posted by Lu_HS View Post
    E o Baixaki.com.br?
    É o pior! Não use os dowloaders desse dite. De forma bem geral, não use dowloaders de nenhum site. Use os repositórios conhecidos de sua distro e os sites do desenvolvedor do app.

  7. #7
    Junior Member
    Membro desde
    Nov 2021
    Posts
    125
    Por isso que só baixo via Terminal, via Loja, via Snap/Flatpak ou no próprio site do software

  8. #8
    Junior Member
    Membro desde
    Sep 2023
    Posts
    1
    É importante salientar que eles disponibilizaram uma nota oficial sobre os últimos acontecimentos. Está no link: https://www.freedownloadmanager.org/blog/?p=664

  9. #9
    Junior Member Derbo's Avatar
    Membro desde
    Jan 2021
    Posts
    31
    "Ain pukê Linux é tudibão não pega vírus nim priciza di antivírus você ki num sabia usá..."

  10. #10
    Junior Member Dani_Dan's Avatar
    Membro desde
    Oct 2022
    Posts
    19
    Quote Originally Posted by Lu_HS View Post
    E o Baixaki.com.br?
    Já pensei vários vírus nesse Baixaki, nunca mais acessei essa bosta de site.

  11. #11
    Junior Member Dani_Dan's Avatar
    Membro desde
    Oct 2022
    Posts
    19
    Essa história de que Linux é seguro pra quilo e pra isto nunca engoli ! Sempre desconfiei. Nada é 100% seguro.

  12. #12
    IDM mandou lembranças

  13. #13
    A verdade é que a maioria dos criadores do gcc ( o colpilador) ganham dinheiro da Apple e da Microsoft para que criem algo cada vez mais pesado, e os criadores de distro Linux ( e até mesmo os criadores do kernel Linux ) usam inocentemente esses compiladores criados por esses demônios

  14. #14
    Junior Member
    Membro desde
    Apr 2023
    Posts
    7
    Quote Originally Posted by Lu_HS View Post
    E o Baixaki.com.br?
    O problema que teve no fdm foi de hackers que invadiram o site discretamente eles continuam sendo muito bom principalmente para torrents

  15. #15
    Junior Member
    Membro desde
    Apr 2023
    Posts
    7
    Quote Originally Posted by josenildomustafah View Post
    Nunca acessei este sítio, mas agora me deixou preocupado, nunca usei antivírus, a partir desse artigo vou usar um e preocupar mais com minha atividade no Ubuntu.
    Exato pois nem mesmo a equipe do fdm achou esse vírus, ele foi parado durante uma atualização do site de rotina. Eles viram ue o virus vinha de um grupo de hackers ucranianos

  16. #16
    Junior Member
    Membro desde
    Apr 2022
    Posts
    81
    Quote Originally Posted by Luiz_Paulo__Kenny View Post
    A verdade é que a maioria dos criadores do gcc ( o colpilador) ganham dinheiro da Apple e da Microsoft para que criem algo cada vez mais pesado, e os criadores de distro Linux ( e até mesmo os criadores do kernel Linux ) usam inocentemente esses compiladores criados por esses demônios
    Tem muita coisa que é feita de forma menos eficiente em relação ao desempenho para priorizar a segurança companheiro, e os devs não são inocentes assim não. Só no workaround desses Spectre e Meltdown da vida já se perde muita coisa

  17. #17
    Junior Member
    Membro desde
    Apr 2022
    Posts
    81
    Quote Originally Posted by Dani_Dan View Post
    Essa história de que Linux é seguro pra quilo e pra isto nunca engoli ! Sempre desconfiei. Nada é 100% seguro.
    Como o Mr. Catra sempre dizia, segurança só na urna eletrônica

  18. #18
    Junior Member
    Membro desde
    Apr 2022
    Posts
    81
    Quote Originally Posted by edilsonassis View Post
    Nunca instale nada fora dos repositórios oficiais. Baixar arquivo de site é coisa de Windows.
    Até repositórios oficiais podem ser atacados, é sempre bom ter um software rodando de fundo que verifique a atividade de aplicativos em geral, seja rastreando alterações no sistema, seja rastreando alvos IP ou DNS suspeitos, um DNS público ou privado com bloqueio de nomes duvidosos também ajuda

  19. #19
    Junior Member
    Membro desde
    Apr 2022
    Posts
    81
    Quote Originally Posted by Gustavo_001 View Post
    Eu só uso Linux para programar, se roubarem minha senha de root tanto faz.
    %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

    O problema é o companheiro que tem mais de um sistema na máquina, acabar instalando uma backdoor pra ficar escutando sua LAN também não é legal

  20. #20
    Junior Member
    Membro desde
    Apr 2022
    Posts
    81
    Quote Originally Posted by Dani_Dan View Post
    Já pensei vários vírus nesse Baixaki, nunca mais acessei essa bosta de site.
    Hoje em dia está bem mais difícil de precisar desses sites, os principais sistemas operacionais já tem lojas de aplicativos ou gerenciadores de pacotes como Winget, apt-get, RPM, homebrew...

  21. #21
    Quote Originally Posted by josenildomustafah View Post
    Nunca acessei este sítio, mas agora me deixou preocupado, nunca usei antivírus, a partir desse artigo vou usar um e preocupar mais com minha atividade no Ubuntu.
    Nunca foi dito que não existem vírus para Linux. Disque que comecei usar lá em 2006 que já ouvia falar que vírus tem mas infinitamente menos que Windows. O motivo é óbvio, você não vai querer gastar tempo em infectar uma máquina onde as chances de sucesso e ínfima. O cara vai atrás de onde as chances são maiores e windows é maioria absoluta.

    Linux é sim mais seguro, tanto que as grandes corporações o usa em seus servidores. O problema são usuários que saem em busca de aventuras em terras estranhas, instalando programas de fontes duvidosas e acessando links a todo modo.

  22. #22
    Quote Originally Posted by SpectralVoid View Post
    Por isso que só baixo via Terminal, via Loja, via Snap/Flatpak ou no próprio site do software
    Boa.

  23. #23
    Junior Member Diego_Simao's Avatar
    Membro desde
    Aug 2018
    Posts
    85
    Quote Originally Posted by EduZeraWIN View Post
    Boa.
    Kkk

  24. #24
    Membro Senior EDR's Avatar
    Membro desde
    May 2018
    Posts
    3,564
    Quote Originally Posted by Lu_HS View Post
    E o Baixaki.com.br?
    Um dos piores sites para você baixar software! Quando eu era novato na internet baixava software desse site, e de brinde vinha algum vírus para meu Pc. Recomendo a todos que passem bem longe desse site aí, e que baixem os programas que desejem direto do site da empresa responsável pelo mesmo ao invés de terceiros

  25. #25
    Membro Senior EDR's Avatar
    Membro desde
    May 2018
    Posts
    3,564
    Muitos Usuários de windows tem costume antigo de procurar na internet pelo programa que deseja instalar, e muitas vezes baixava de sites de terceiros, e ganhavam algum vírus de brinde. E quando vão testar o Linux acabam querendo usar o sistema da mesma forma sem o menor cuidado.
    Em sistemas operacionais Linux você sempre tem a loja de aplicativos oficial da Distro para baixar os apps e mais fácil ainda, pelo terminal, em que no meu caso no Ubuntu basta digitar corretamente o nome do aplicativo que deseja usar que ele te retorna com o comando para a gente fazer o download e instalação, sem precisar procurar nada na internet e nem mesmo na loja.