LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
Registre-se
Resultados de 1 a 12 de 12
  1. #1
    Membro Senior
    Membro desde
    Apr 2013
    Posts
    189,053

    E o 3G? Anatel prepara consulta pública sobre o futuro das redes móveis antigas

    Órgão governamental quer encontrar alguma utilidade para as faixas das redes 2G e 3G, e sinaliza contrariedade ao desligamento

    Clique aqui para ler a notícia completa.


  2. #2
    Junior Member Tijolo's Avatar
    Membro desde
    Nov 2020
    Posts
    1,369
    Somente o 2G pode ser desligado no Brasil, porque a operadora Claro ainda não tem o VoLTE para os seus clientes, somente a Tim e a Vivo possuem o VoLTE em larga escala.

  3. #3
    Membro Senior
    Membro desde
    Nov 2018
    Posts
    222
    3G é inútil, nao abre nada, tem que sumir com isso e ampliar a cobertura 4G e 5G

  4. #4
    Membro Senior
    Membro desde
    May 2016
    Posts
    687
    2g já era, pode estabelecer uma data e começar a desligar.
    O 3g, devido a aparelhos LoT, é só dar um prazo, até 2028 para começar a desligar em grandes Centros e 2030 já era também.
    Ainda tem máquina de cartão, rastreadores e outros milhares de tipos de equipamentos que usam 3g e são de baixa demanda de Internet.

  5. #5
    Junior Member iDroid's Avatar
    Membro desde
    Dec 2023
    Posts
    30
    Quote Originally Posted by kingjames View Post
    3G é inútil, nao abre nada, tem que sumir com isso e ampliar a cobertura 4G e 5G
    Temos um "expert" aqui. 3G ainda é usado em uma baralhada de dispositivos, tais como rastreadores, máquinas de cartão e os próprios smartphones, que quando não tem 4G ou 5G buscam pelo 3G e funcionam muito bem. Quando o 4G está ruim eu mesmo forço meu aparelho a ficar no 3G e sempre funciona, ótimo em redes sociais, WhatsApp e até streaming. Pare de procurar bordas no planeta

  6. #6
    Membro Senior Raphael_Prado's Avatar
    Membro desde
    Nov 2016
    Localização
    Los Angeles, LA
    Posts
    396
    Quote Originally Posted by atualidouglas View Post
    2g já era, pode estabelecer uma data e começar a desligar.
    O 3g, devido a aparelhos LoT, é só dar um prazo, até 2028 para começar a desligar em grandes Centros e 2030 já era também.
    Ainda tem máquina de cartão, rastreadores e outros milhares de tipos de equipamentos que usam 3g e são de baixa demanda de Internet.
    Concordo contigo, o 2G até hoje eu vejo alguns espectros de SMS funcionando, e baixa frequência, já o 3G ainda é um mal necessário, achava que seria uma boa ideia as operadoras começarem a liberar o VolTe para todos os planos, pacotes e telefonia ,um exemplo é, eu aqui uso um chip da claro em roaming e um chip da Vodafone, em meu Poco F5, o Vodafoe faz Volte e o da claro não, quando estou no brasil a mesma coisa, chego, a claro não faz Volte ( questão de plano, não tecnologia ) mas o da Vodafone ( em roaming pela tim ) faz.

  7. #7
    Membro Senior Raphael_Prado's Avatar
    Membro desde
    Nov 2016
    Localização
    Los Angeles, LA
    Posts
    396
    Quote Originally Posted by iDroid View Post
    Temos um "expert" aqui. 3G ainda é usado em uma baralhada de dispositivos, tais como rastreadores, máquinas de cartão e os próprios smartphones, que quando não tem 4G ou 5G buscam pelo 3G e funcionam muito bem. Quando o 4G está ruim eu mesmo forço meu aparelho a ficar no 3G e sempre funciona, ótimo em redes sociais, WhatsApp e até streaming. Pare de procurar bordas no planeta
    além que muitas operadoras não fazem ligação por 4G via VolTe por questão de mercenarismo, dependendo também do aparelho, não sendo todos que também aceitam ligação por volte, e quanto ao kingjames, ele tá bem errado num ponto, mas posso entender a perspectiva dele de que o 3G realmente para acesso a internet e tráfego, é horrivel mesmo.

  8. #8
    Membro Senior Raphael_Prado's Avatar
    Membro desde
    Nov 2016
    Localização
    Los Angeles, LA
    Posts
    396
    Quote Originally Posted by Tijolo View Post
    Somente o 2G pode ser desligado no Brasil, porque a operadora Claro ainda não tem o VoLTE para os seus clientes, somente a Tim e a Vivo possuem o VoLTE em larga escala.
    Isso eu fico PUTO com a claro, ela até fornece o VolTe, mas é por diferença de plano, somente o plano top de linha, aceita volte.

  9. #9
    Membro Senior
    Membro desde
    May 2014
    Posts
    516
    Existem milhares de equipamentos médicos que só trabalham com 2G, não podem desligar o sinal!

  10. #10
    Junior Member
    Membro desde
    Feb 2018
    Posts
    17
    Só dá pra desligar o 2G e 3G quando melhorarem em pelo menos uns 60% a rede 4/5G. O VoLTe ainda é uma porcaria. Isso quando funciona... Parecem aquelas chamadas de WhatsApp usando uma rede ruim... Picotando, dando delay e etc...
    E também, enquanto não melhorarem a rede de transmissão (interligação das ERBs com as centrais) o 3, 4 e 5G continuarão essa lentidão que é hoje... Existem ERBs 3G/4G que ainda dão alimentadas com rede de 2Megas. É como vc usasse um roteador wi-fi top de linha na sua casa usando um link de 2Megas de internet.

  11. #11
    Junior Member
    Membro desde
    Jun 2021
    Posts
    99
    Uns anos atrás falaram a mesma coisa com os orelhões que seriam usados como pontos WI-FI. Resultado: zero, não foi pra frente. Agora essa briga com essas redes antigas. Tem que desativar tudo, orelhões, telefone fixo, redes antigas, manter o 4G e investir no 5G, já planejando o 6G. Quem viveu a época dessas redes sabe como eram esses lixos.

  12. #12
    Não podem desligar o 3g, pq a tim não permite usar VoLTE em celular xiaomi por exemplo, e Claro só deixa funcionar O VoLTE em planos mega caros, primeiro a Anatel precisa obrigar as operadoras permitir o VolTE pra todos só assim pode desligar o 3g.