Bom dia, tenho um caso complicado que não sei como resolver. Gostaria de ouvir a opinião de pessoas entendidas no assunto pois tenho certeza de que nem a Oi nem a Vivo vão conseguir resolver meu problema!

Tenho um plano pós pago da Oi. Em dezembro viajei a Singapura, Malasia, Tailandia e Qatar com o roaming internacional ativado como sempre e com um celular Moto X Play. Em Singapura o telefone funcionou normalmente, fazia a recebia chamadas sem problemas. Ao chegar na Malasia, percebi que ele não recebia mais chamadas, só efetuava. Ou seja, eu conseguia ligar para o Brazil normalmente com meu chip da Oi, mas quando alguém me ligava, ia direto pra caixa postal. Liguei inumeras vezes pro atendimento da Oi no exterior e ninguém sequer entendia qual era o problema, só sabiam dizer que no sistema constava que o roaming estava ativo e não havia bloqueio na minha linha. Ok. Fui para a Tailandia na semana seguinte e o problema continuou, fazia ligações, porém não recebia. Achei até que pudesse ser um problema de configuração do meu Moto X Play, porém ainda na Tailandia meu celular caiu no chão e quebrou e fui obrigada a comprar outro. Comprei um Huwaei Y6 quadriband desbloqueado, e o problema continou. Com o agravante de que agora a Oi culpava meu aparelho pelo problema, já que não é um aparelho comprado no Brasil. Fui para o Qatar alguns dias depois, e também não consegui receber chamadas, só efetuar.

No inicio de Março viajei a Cuba. Prevendo outro fiasco da Oi, comprei um chip pré-pago da Vivo (já que no site da Vivo E da Cubacel dizia haver parceria de roaming de voz e dados em Cuba). O chip da Oi obviamente continou com o mesmo problema, faz chamadas internacionais mas não recebe. O problema é que o da Vivo apresentou um problema ainda mais estranho: Ele entrava no 3g em Cuba (sim, eu tinha acesso a internet no celular normalmente) mas não conseguia fazer NEM receber chamadas. O atendimento da Vivo também não conseguiu identificar qualquer problema na minha linha e também colocou a culpa no aparelho, no fato de eu não saber fazer chamadas internacionais (aff), etc.

Devo mencionar que ambos os chips recebem SMS normalmente em roaming mas não enviam.

Quando estava voltando ao Brasil, tive uma escala no Panama, e durante essa escala o meu chip da Oi conseguiu receber uma chamada.

Eu imagino que esse problema seja devido a frequencia de cada país, porém meus dois celulares (o falecido Moto X Play e o atual Huwaei Y6) são quadriband e totalmente desbloqueados. A Oi e a Vivo obviamente não vão conseguir resolver o problema, já que os atendentes sequer conseguem entender o problema que acabei de descrever.

Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocorrendo e como eu posso evitar que isso aconteça nas próximas viagens?