LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Por que o Nexus 4 não tem LTE? É culpa das operadoras

30 de outubro de 2012 17

LG Google Nexus 4
LG Google Nexus 4

Depois de muita especulação, ontem a Google finalmente apresentou seu novo Nexus 4, produzido pela LG.

Ele é um celular com hardware matador e Android puro. Bonito, cheiroso, chama a atenção de meninos e meninas na balada. Mas ele esconde um pequeno problema, daqueles que podem passar imperceptíveis à primeira vista, mas podem ser decisivos na hora H, como um máu hálito disfarçado por um chiclete: ele não tem 4G LTE.

Por que, Google? Por que?

Existe uma resposta, e ela é convincente, apesar de não tirar o gostinho ruim da boca. Andy Rubin, o "pai do Android", disse ao Verge o motivo. Acontece que, para que o Nexus 4 possa contar com o Android "puro", sem modificações, ele precisa ser o máximo possível independente das operadoras. E isso cobra o seu preço.

LG Google Nexus 4
LG Google Nexus 4

Lá nos EUA, elas são tão ou ainda mais influentes no mercado do que no Brasil. Sem a ajuda das operadoras, fica quase impossível implementar o 4G LTE no aparelho. A Verizon e a Sprint, por exemplo, ainda utilizam a rede CDMA, ao contrário da imensa maioria das operadoras do mundo que utilizam o GSM. Para implementar o 4G LTE, a Google teria que customizar o software e criar versões específicas para essas operadoras.

Haveria a possibilidade de simplesmente ignorá-las, é claro, mas isso custaria à Google um mercado potencial de 250 milhões de consumidores, já que a Verizon possui a maior cobertura 4G dos EUA, cobrindo 400 municípios. Pra pior, a rede 4G da AT&T funciona em uma frequência diferente da maior parte do mundo.

Criar diversos modelos diferentes para cada operadora exigiria tempo, dinheiro, e deixaria o software engessado e refém das operadoras. A Verizon, por exemplo, exige que a atualização Over the Air (OTA) passe por certificação e homologação antes de chegar aos clientes.

Resumindo, o esforço não se pagaria, principalmente considerando que a Google já não ganha muito dinheiro (ou até perde) oferecendo seu smartphone a um preço próximo ao de custo.

LG Google Nexus 4
LG Google Nexus 4

Mas isso pode ser uma boa notícia para os brasileiros

A falta de compatibilidade com a rede 4G LTE pode ser boa para nós. Como nosso 4G, que ainda engatinha, funciona em faixas diferentes dos EUA, os aparelhos precisam ser sempre adaptados para nosso mercado, o que acaba muitas vezes barrando os aparelhos 4G por aqui.

Esse, felizmente, não é o caso do Nexus 4, o que significa que as chances dele vir ao Brasil ficam um pouquinho maiores.

O LG Google Nexus 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

17

Comentários

Por que o Nexus 4 não tem LTE? É culpa das operadoras

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas