LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
publicar
Usuário
Email
Senha

F-Secure: Android continua a ser a plataforma mais visada para malwares

09 de novembro de 2012 34

Android Market - malwares
Android Market - malwares

A F-Secure liberou a última versão do seu Mobile Threat Report, correspondente ao período do terceiro trimestre de 2012. Como esperado, o Android continua a dominar as atenções de quem desenvolve malwares.

Apenas nesse trimestre foram detectados 51.447 amostrar únicas no Android. O número de ameaças continuou a crescer mesmo depois que a Google introduziu o Bouncer, uma camada adicional de segurança na Play Store, que deveria reduzir o número de apps maliciosos em até 40%, pelo que a própria empresa afirmava.

A verdade é que foi demonstrado em algumas conferências de tecnologia que o Bouncer poderia ser contornado sem muita dificuldade. No entanto, o amior motivo das ameaças terem aumentado foi sem dúvida o contínuo crescimento da plataforma, tornado-a mais atraente para esses ataques.

O crescimento em mercados como a China e Rússia também contribuiu para esse cenário. No segundo trimestre, a China se tornou o maior mercado de smartphone do mundo, superando os EUA. Por lá, o Android é responsável por 81% do mercado de smartphones.

Outro fator foi o crescimento e a proliferação de lojas de apps de terceiros menos seguras, que ainda são bem populares com os usuários por diversas razões. Ao todo, foram descobertas 42 novas famílias de malwares e suas variantes. Boa parte delas ainda buscar gerar lucro com o envio de SMS ou roubando informações do usuário.

Portanto, se você é usuário de Android, a dica continua a mesma de sempre: fique sempre atento aos apps que está baixando e procure baixá-los apenas de locais confiáveis.

Se curtiu, compartilhe!


34

Comentários

Continue no Fórum » F-Secure: Android continua a ser a plataforma mais visada para malwares
Apple

Retrospectiva: 11 episódios marcantes da Apple em 2014

Android

Desafio de display em sala escura, com smartphones Motorola

Android

Lollipop é a maior atualização que o Android já recebeu até hoje [Análise]

Android

Review: LG G Watch, um smartwatch que tropeçou na pressa de ser lançado