LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A falta de atualizações nos smartphones com Android é culpa da Google ou das fabricantes?

12 de maio de 2014 22

Android
Android

O Android, sistema operacional da Google, é o software mais usado no mundo quando o assunto é smartphones. Diversas fabricantes lançam aparelhos com a ferramenta inclusa, o que dá aos consumidores diversas opções de dispositivos no mercado na hora de adquirir um novo aparelho. Apesar da sua popularidade, o Android possui um grande defeito, que é a falta de atualizações para seus gadgets. Mas de quem é a culpa, da Google ou das fabricantes?

Recentemente foi anunciado que o Galaxy S3, da Samsung, não receberá a atualização para a última versão do sistema, o Kit Kat 4.4.2. A notícia deixou muitos usuários que possuem o aparelho chateados, e caso queiram utilizar a versão, será preciso trocar o aparelho ou fazer root em seu S3, e a maioria dos usuários não está familiarizado com esse recurso, que pode trazer sérios problemas para o smartphone.

O Galaxy S3 é só um exemplo de aparelho que não recebe atualizações a partir de uma certa idade. O problema é que a Google só obriga as fabricantes a manterem seus gadgets atualizados por 18 meses, e isso faz com que as empresas tornem seus aparelhos obsoletos após esse período.

Outro problema sobre as atualizações do Android é sua demora para chegar até o consumidor. As fabricantes não são perfeitas, mas elas disponibilizam o update para alguns de seus aparelhos, geralmente os tops de linha. A questão é que essa atualização demora muito para ser disponibilizada, o que também deixa os consumidores chateados.

Para quem não quer passar por isso, a Google oferece a linha Nexus, que é equipada com o Android Puro e recebe as atualizações no momento em que são lançadas. Mesmo assim, a linha Nexus também deixa de dar suporte para seus aparelhos em pouco tempo. Se compararmos com a Apple que, por exemplo, disponibilizou o iOS 7 para o iPhone 4, lançado em 2010, a Google poderia melhorar seu serviço de suporte aos aparelhos mais antigos.

Como podemos ver, as fabricantes e a Google possuem falhas nesse quesito. Talvez, se as empresas e a gigante das buscas melhorassem a sintonia entre elas, esse problema poderia ser sanado, ou ao menos diminuído. E você, leitor, o que acha sobre o assunto? Deixe sua opinião em nossos comentários.

  • O Samsung Galaxy S3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

22

Comentários

A falta de atualizações nos smartphones com Android é culpa da Google ou das fabricantes?
  • Então na minha opinião a culpa é dos dois. Dos fabricantes por pensarem no lucro, pois a partir do momento que o aparelho começa a dar pau por falta de atualização é muito mais interessante que o consumidor adquirida um novo aparelho, do que permanecer com o antigo recebendo as atualizações. A Google poderia achar uma maneira de ter menos atualizações, sei lá. Mas trocar de aparelho toda hora não dá.

      • Tenho um Galaxy Gran Duos, fazem 1 ano e 5 meses, não paguei barato. Adoro o meu smartphone, mas acho um absurdo você ter que trocar de aparelho a cada 18 meses. O Gran Duos não irá receber mais nenhuma atualização e o meu já começou a travar, pois aplicativos como o Facebook recebem atualizações e o sistema não. Por este motivo eu que sempre fui fiel ao Android e a Samsung, estou sinceramente pensando em mudar para o IOS ou Windows, pelo menos assim pagarei caro por um smartphone, mas o terei por pelo menos 4 anos.

          • A culpa basicamente é em grande parte das empresas, elas deveriam pelo menos ver o lado dos clientes, se a Google obriga apenas neste período que seja, mais as fabricantes tem um contato mais direto com os usuários, sendo assim elas deveriam se responsabilizar mais por isso!

              • A verdade e que os fabricante e que não quer mesmo, porque só pensa em ergordar a conta bancária e pronto.

                  • É culpa das fabricantes pode ter certeza.

                      • É culpa das fabricantes pode ter certeza.

                          • O problema é um pouco dos 2.
                            Na minha opinião ninguém se salva. A sony já descartou atualizar o 2.1 do x10 mini pró com 1 ano de uso para justificar o lançamento do mini pró.
                            Tive um amigo com Motorola que também nunca recebeu atualização (não lembro o modelo).

                            Os que desenvolvem também não fazem Milagre. Quando a rom não trava por conta de vários bugs tem algum porém, de alguma função que não funciona.

                            Muita gente troca a versão apenas para se sentir melhor. Pq até agora não fiz nada no kit kat que não conseguiria fazer na JB.

                              • Primeiro o redator já vem falar que root tez sérios problemas. Kkk sabe de nada inocente.
                                Pra mim o problema não está no Google nem nas fabricantes mas sim nos consumidores burros que a cada lançamento trocam de celular. Um celular tipo o G2 poderia ficar uns três anos no topo mas os consumidores foram bem adestrados. Não tem noção pagar de novo por um s5 se não tem muita diferença entre os dois

                                  • A pessoa do primeiro post está corretíssima, a culpa é das fabricantes, pois a Motorola irá atualizar a Linha Razr que foi lançada em 2012 - coisa que a Samsung não faz, prefere fazer variantes de plástico

                                      • Essa Samsung é uma picareta fdp.

                                          • **os fã pra proteger a marca diz que tem.
                                            corretor em vez de ajudar atrapalha.

                                              • @Jocker
                                                eu sempre falei sobre o gorila Glass que a Samsung sempre disse que tem essa foi umas das razões que me fez comprar o galaxy s2 que tenho ate hoje, e depois de comprado fiquei sabendo que o brasileiro não tem gorilla Glass. E os fã boy pra proteger a marca sua que tem. Joguei dinheiro fora.

                                                  • O meu Note foi bem atualizado. Lançado com o Gingerbread, passou pelo ICS e morreu no Jelly Bean. Lamento que o mesmo não tenha ocorrido com o S3. Afinal, estamos no Capitalismo. Por mais que aparelhos antigos como o meu Note ou o S2 tenha capacidade de receber o Kit Kat, o lucro está acima.

                                                      • O Google bem que poderia dar um pouco mais tempo de suporte para os Nexus, acho que 28 meses seria justo, pelo menos eu sei que se meu nexus 4 parar de receber suporte, existem varias ROMs para ele.

                                                          • Dos dois , primeiramente culpa da GOOGLE por não exigir antes das fabricantes atualizações para uma porcentagem dos smartphones e essas atualizações com um certo tempo de garantia , como ocorre na linha nexus que é de 18 meses , segundo é o descaso das fabricantes que só visam o lucro, e estão nem ai pra os consumidores , o que seria dos nossos SMARTPHONES de não fosse o FORUM XDA-developers a CYANOGEM-MOD , estaríamos encrencados. A pior de todas as fabricantes conhecidas é a SAMSUNG sem duvidas nenhuma aparelhos bugados , acabamentos péssimo , produtos de plastico e preços EXORBITANTES.

                                                            SÓ PRA TEREM UMA IDEIA FIZERAM UMA ROM KITKAT PARA O XPERIA X8, um celular de processador 600mhs e memoria 256mb . SALVE OS DEVELOPERS

                                                              • Jocker
                                                                Concordo com você, pois que eu saiba, o Android KitKat roda fluido em memoria de 512 RAM ou superior. Isso ai já é desculpa da Samsung mesmo.

                                                                  • Concordo com o @Jocker.

                                                                      • Por que as empresas iriam atualizar? Se tem os otários para comprar aparelhos novos (exceção à Motorola e Google, que apesar do texto falar que não da suporte, são as melhores nesse quesito). O que as empresas fazem é não atualizar justamente para você ter que comprar um novo, isso é uma fruta falta de respeito com o consumidor, mas fazer o que, se elas não atualizam, o cara chora reclama, mas no fim acaba comprando um smart novo. Então de quem é a culpa?

                                                                          • Das fabricantes pois a Motorla vai atualizar a Linha Razr de 2012 e o Galaxy S3 foi lançado em 2012

                                                                              Android

                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                              Android

                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                              Windows

                                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                              Economia e mercado

                                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista