LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A queda e a ascensão do cartão microSD nos smartphones com sistema Android

01 de junho de 2014 18

Amado por muitos, mas odiado pela Google, o cartão microSD teve uma relação complicada com o Android. Apesar de manter a sua presença em todos os emblemáticos smartphones da Samsung, o slot para cartão microSD teve sua popularidade abalada nos últimos dois anos, mas agora retorna com força nos grandes lançamentos da LG, Sony, HTC e até Motorola.

O chefão não quer

Nexus One, o único com slot microSD
Nexus One, o único da linha Nexus com slot microSD

Google nunca escondeu o seu desdém com o cartão microSD, onde o único dispositivo da linha Nexus que possuía slot para cartão era o Nexus One. Desde então, Google deixou de lado o slot em todos os modelos controlados pela empresa, incluindo até recentes dispositivos da Motorola como o Moto X e o Moto G.

Não o bastante, a Google também removeu o Apps2SD do sistema no Android JellyBean, que permitia ao usuário instalar aplicativos diretamente no microSD. No entanto, algumas empresas como Samsung ainda mantém tal suporte em seus dispositivos. Agora no KitKat, Google criou mais uma barreira que impende os aplicativos de escreverem informações no cartão microSD. Assim, você não pode salvar uma foto ou vídeo diretamente no cartão, mas pode visualizar os que já estão armazenados lá.

Google alega que os cartões microSD oferecem falhas de segurança. Pois, uma pessoa pode pegar o cartão microSD do seu smartphone e assim ter acesso aos seus dados armazenados lá. A empresa também alega que o uso de cartões de má qualidade acabam interferindo na estabilidade do sistema, o que gera uma má reputação ao Android.

Então porque as empresas voltaram a investir no slot microSD?

LG G3 e HTC One M8, ambos com slot microSD
LG G3 e HTC One M8 - ambos com slot microSD

Com o avanço da tecnologia, os smartphones atuais são capazes de filmar em altíssimas resoluções, como o 4K. O problema é que as empresas continuam oferendo pouco espaço interno, pois aumentar a memória interna aumenta o preço do modelo, e isso pode não ser atraente para muitos consumidores. Assim, o slot microSD é a melhor saída, onde usuários podem expandir a memória dos seus smartphones para até 128GB.

Dados na nuvem poderia ser a melhor solução, mas para isso precisamos de melhor investimento das redes 4G, e acima de tudo, melhores pacotes de dados das operadoras. Não adianta fornecer uma internet rápida com pacote de dados limitado. Se formos armazenar todos os nossos dados na nuvem e buscarmos por eles a todo momento, o limite de navegação será ultrapassado rapidamente, tendo a velocidade então reduzida.

É verdade que cartões microSD não é a solução mais confiável e elegante, no entanto, ela, atualmente, oferece o melhor custo/benefício ao usuário. Pois investir em um smartphone com 16GB mais um cartão microSD de 32 ou 64GB sairá mais barato do que um smartphone com 32GB ou mais de memória interna.

Vocês acham que o legado do microSD ainda será longo? Ele é ainda é a melhor opção para armazenamento de grandes quantidades de dados?

  • O LG G3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O HTC One M8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Nexus One ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

18

Comentários

A queda e a ascensão do cartão microSD nos smartphones com sistema Android
  • O fato de não ter expansão não me deixou compra um G2 só tem o 16g no lançamento agora penso em pega um de 32g o fato é que se o cartão não for bom vai da problem pro OS então o Google tem sua razão porem as fabricantes querem F... com 8g e 16g.

      • Olha acredito que o cartão Sd e realmente crucial ara os smartphones! Pois meu lumia e de 32Gb! Sem expansão! Vou trocar pelo lumia 520 justamente pelo fato de poder expandir! Pois isso lhe da maior comodidade de baixar apps na memoria do aparelho e outras mídias a vontade no cartão! Realmente tem micro se que são paralelos, mas quem gosta de qualidade ira gastar um pouco mais por um benefício que nao atrapalhe a qualidade e desempenho do cel!pessoal! Comprem o micro se de classe 10! Ele e caro mas não corrompe arquivos grandes como o de classe 4! E um caro que ainda sai barato!

          • Eu utilizando meu Lumia 820 Com Cartão Micro SD de 64GB Classe 10.
            Não tenho nada a Reclamar. Pois Instalei Jogos %uD83C%uDFAE Pesados como Asphalt 8, Batman, Spider Man, Dungeon Hunter 4, Halo 4, Six Gun, Modern Combate 4, GTA San Andreas, o Novo Spider Man. Entre tantos outros. Resumindo...
            To com 68 Jogos Instalados no Cartão Micro SD e não tenho Problemas de Travamentos. Então essa da Google dizer que não é bom ter Cartão SD nos smartphones é só pra poder vender mais e mais aparelhos com o SO dela a cada Ano.

              • Aí entra no caso eles diz que tem 16gb e tem 10gb nos mais limpos porque no galaxy s5 16gb tinha só 8gb e não vale pagar 2600-3000rs num aparelho com esse armazenamento

                  • Muitas pessoas têm dificuldade em utilizar o cartão SD no Android, no WP já é mais tranquilo.

                      • se não tiver SD geralmente não vale a pena comprar.
                        so se tiver no mínimo 16GB.

                          • Agora eu pergunto oque é mais relevante, cartão SD ou 5 minutos de video 4k???? A google é meio pateta kkkk o sonho dela deve ser em ver seus usuarios com 11Gb tendo que se virar entre jogos hd, video 4k, apps e musicas e ainda tem gente que defende essa ideia kkkkkkkk

                              • Antes de sabermos a inutilidade do 4K também pela limitação imposta pelo hardware ineficiente, esse também poderia ser um fator valido para inquestionável importância do sdcard. Mas 4k não é razão alguma. Gravações convencionais e mais que suficiente em 1080, fotografias, musicas, e uma infinidade de dados essas são as razoes primordiais. E também a questão da comodidade e privacidade caso o aparelho der algum problema, se tira o cartão sd e deixa o aparelho na assistência.

                                  • Pois traga os Smart da google com 64 e 128 GB de memória interna e mantenha os preços baixos, assim não preciso de cartão. Armazenamento em nuvem ainda é uma realidade distante para nós brasileiros, com esses preços de internet.. :/

                                      • cartão é fundamental e ponto final.

                                          • O cartão de memória é de extrema importância, ainda mas, no Brasil onde os preços de bons smartphones com abundância de memória é de doer no bolso!
                                            Mas, as coisas estão mudando, pq tem alguns sites que estão fazendo promoções muito boas.
                                            Ps: infelizmente os BlackBerry%u2019s não são tão fáceis de de encontrar em promoção,gosto muito dos seus aparelhos!

                                              • Aqui no brasil as únicas empresas que tem 32 gigas sem o sd é LG e a Microsoft em alguns aparelhos este tamanho esta bom, mais tem empresas que é apenas 8 gigas.

                                                Só aqui no Brasil é com 16 gigas igual o nexus 5 nos estados unidos é com 32 e aqui só com 16 que miséria.

                                                  • O MicroSD é de extrema importância sim.
                                                    O problema é que as pessoas compram MicroSDs de má qualidade.
                                                    O meu é um Samsung 32GB (MicroSDXC classe 10).
                                                    E nunca deu problema. É ultra rápido. Comprei-o no mercadolivre por 80R$.

                                                    Acho que a Google deveria seguir a idéia da Microsoft: só permitir o uso de cartões de memória que sejam, no mínimo, classe 6.

                                                      • Uma filmagem de 10 minutos

                                                          • E fundamental ter um alto nível de memória nos smartphones hoje em dia, e como não tem nenhum smartphone "barato" com 32gb de memória interna a solução e correr para os cartões igual no meu lg l90 so 4gv de memória interna que eu posso usar entao comprei um cartão de 32gb pois uma filmagem fullhd com ele da 1gb380mb ai e foda

                                                              • Tiagopinduka
                                                                01 Jun 2014 @ 01:43 #3

                                                                Moto G aprova essa ideia!

                                                                  • Pq as empresa não colocam um microsd dentro do telefone, como uma memória secundária, assim o cartão seria de procedência e não elevaria os custoz, além de sermais difícil alguém ter acesso, pois teria que desmontar o celular para acessar esse cartão micro sd incorporado a placa mãe do telefone.

                                                                      • q massa e realmente importante ter um micro sd para gravar filmes em full hd e videos em 4k

                                                                          Android

                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                          Android

                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                          Windows

                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                          Economia e mercado

                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista