LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

YouTube começa a ser executado por padrão em HTML5

28 de janeiro de 2015 32

A equipe do YouTube fez um pronunciamento hoje informando que seu reprodutor de vídeos será executado por padrão em HTML5 a partir de hoje, deixando de lado o antigo Adobe Flash Player e permitindo assim que milhões de novos dispositivos possam passar a executar seus vídeos de forma simples e rápida.

Segundo eles, a demora para esta migração foi causada por inúmeros problemas de compatibilidade com o código, que fazia com que os vídeos fossem carregados de forma mais lenta, devido ao fraco suporte dado ao Adaptive Bitrate até então. Agora, foi dito que eles serão capazes de promover até mesmo conferências ao vivo de forma fluida e estável nos mais variados tipos de dispositivos, como Xbox One, Playstation 4, Google Chomecast e os mais diversos navegadores, como o próprio Chrome, Safari 8 e Internet Explorer 11.

Além disso, a equipe afirmou que o suporte ao codec VP9 irá ajudar a reduzir a quantidade de dados consumidos ao assistir vídeos, além de ajudar no tempo de carregamento, evitando assim que você tenha que esperar muito tempo para que o conteúdo comece a ser carregado.


Vale lembrar ainda que o fato do Adobe Flash Player ter sido abandonado irá permitir que milhões de dispositivos com Android possam passar a visualizar seus vídeos sem qualquer problema, já que faz algum tempo desde que o sistema parou de dar suporte ao Flash e decidiu por utilizar apenas o HTML5.

Para tornar tudo ainda mais fácil para o usuário final, a equipe do YouTube disse que encoraja os desenvolvedores a passarem a utilizar a API iFrame ao invés do Flash, pois assim os vídeos passarão a serem melhor enquadrados nos sites e poderão ser reproduzidos por praticamente todos os aparelhos e navegadores.


32

Comentários

YouTube começa a ser executado por padrão em HTML5
  • Sem mencionar que eu não confio em nada que venha da Samsung/EnganaSung! Pelo menos nos vídeos de apresentação do Tizen. Ele continua com uns lags bem feios para o meu gosto!

    • Aleluia, irmãos!

      • Falta um pouco de informação ao pessoal aqui: essa notícia nada tem a
        ver com o aplicativo e sim a forma de transmissão do vídeo. Não importa
        se o aplicativo é HTML5 (Javascrit?) ou nativo e sim se o aplicativo suporta HTML5 e
        não somente o Flash. o HTML5 já é opção há 4 anos, só não era o default
        até o momento, e não devido a um problema de programação do Goolgle e
        sim principalmente do browsers, tipo IE, Safari e Firefox. O Firefox
        ainda não está com o default para HTML5 porque ele ainda não tem um bom
        suporte ao decodificar vídeos em HTML5.

          • Falta um pouco de informação ao pessoal aqui: essa notícia nada tem a ver com o aplicativo e sim a forma de transmissão do vídeo. Não importa se o aplicativo é html5 ou nativo e sim se o aplicativo suporta html5 e não somente o Flash. o html5 já opção há 4 anos, só não era o default até o momento, e não devido a um problema de programação do Goolgle e sim principalmente do browsers, tipo IE, Safari e Firefox. O Firefox ainda não está com o default para html5 porque ele ainda não tem um bom suporte ao decodificar vídeos em html5.

              • Reviews meu caro, joga no YouTube

                  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKK então a matéria e a fonte estão errados, engraçado que a Google demorou tanto tempo enquanto a Microsoft entregou tudo funcionando 100% em HTML5, tudo e sem problemas de compatibilidade... Por isso eu digo, quem nasceu para ser buscador, nunca será uma criadora de software.

                  • O Aplicativo do YouTube já era apenas HTML5, o negócio é que tinha alguns vídeos que ainda estavam no padrão flash e não eram reproduzidos... Faz muito tempo que o Android não aceita flash.

                    Agora essa vai para os fanboys da M$, o app do Tizen é show de bola, assim como o Whatsapp, é idêntico ao do Android. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk WP é muito largado.

                      • "Segundo eles, a demora para esta migração foi causada por inúmeros problemas de compatibilidade com o código, que fazia com que os vídeos fossem carregados de forma mais lenta, devido ao fraco suporte dado ao Adaptive Bitrate até então. "

                        Leu esta parte, acho que não, ou seja, a migração demorou devido a problemas de compatibilidade, o mais engraçado que na época a Microsoft lançou o Youtube totalmente em HTML5 e todos que testaram aprovaram e foi chamado até de superior ao da Google, a Google teve problemas de compatibilidade, e a Microsoft conseguiu fazer em pouco tempo? Google é fraca mesmo.

                          • Mesmo é, já testou o Tizen que ainda nem foi lançado? Meu amigo, o aplicativo do Youtube do Android nunca foi em HTML5, vai ler mais matérias sobre isso... Coitada da Google, pois a mesma se quiser faturar no mundo dos computadores, terá que fazer aplicativos universais, pois o Windows 10 irá obrigar ela fazer isso, senão ela não terá os aplicativos dela publicado no Windows 10, sistema unificado, então meu caro, melhor não cantar vitória. Esqueci, a mesma Google até publicou que esta contratando programadores que entendam da linguagem do Windows Phone....kkkkkk

                          • Só rindo da Google, quando a Microsoft desenvolveu o aplicativo para o Youtube, ela mandou a MS tirar da loja afirmando que não era feito em HTML5, lembrando que na época o aplicativo foi elogiado e dito pela crítica superior ao da própria Google. Depois a Microsoft fez em HTML5 como a Google exigia, lembrando que a Google não tinha nunca feito o dela em HTML5 e a prova esta ai na matéria, e foi de novo elogiado o aplicativo do Youtube feito pela Microsoft, e só hoje a Google conseguiu fazer em HTML5,garanto que pegou o da Microsoft para desenvolver o dela... Baixou o da Microsoft e estudou como foi feito....kkkkkk

                              • O Google solicitou a retirada do aplicativo da Microsoft não porque não estava escrito em HTML5 e sim porque violava os termos da licença da API do Youtube. Por exemplo, o aplicativo da Microsoft permitia baixar os vídeos, o que não é permitido devido aos acordos de licença que o Google assinou com os fornecedores de conteúdo. Quando a Microsoft sanou as violações o aplicativo pode ser publicado normalmente.

                                  • O interessante é que a Google não tem tanto engajamento para a retirada de aplicativos com tantos outros que descumprem explicitamente seus termos de licença, tanto na sua loja quanto do WP.

                                  • Google FDP e seus mandos e desmandos.
                                    depois de Boicotar a Microsoft vem com essa só agora.

                                      • O Google nunca boicotou a Microsoft ou o Windows Phone, Ela nunca publicou os aplicativos para Windows Phone porque julga não ser viável economicamente devido aos 2,5% de participação deste no mercado. Quando o WP tiver uns 10% de mercado com certeza o Google vai correr pra desenvolver os aplicativos.

                                          • Sei que a Google, assim como qualquer outra empresa está primeiramente interessada no lucro, din-din. Mas, como uma das maiores empresas do ramo de tecnologia/internet não desenvolve apps para uma parcela mesmo que mínima, mas considerável, de seus usuários? Vale lembrar que NENHUM app desenvolvido pela Google foi publicado ou está sendo atualizado nem seu serviço mais básico, o buscador. Tenha certeza que antes dessa tática imbecil da Google, muitos dos usuários do WP nem sonhariam em usar o Bing; hoje já virou questão de respeito. Não custa nada a uma empresa bilionária como a Google fazer apps para WP. Se outras, todas de menor porte que a Google, exceção Microsoft e Facebook, podem fazer e ganhar com isso porque a gigante das buscas, não? WP mesmo tendo poucos usuários é a terceira maior plataforma SO Mobile. Se a Google não faz pra terceira, imagine num mundo mais fragmentado (hipoteticamente) com Firefox OS, Tizen...

                                              • Se o tizen crescer eu acho que ela faz aapps sim

                                                  • usuario678, ela produzirá apps para o Tizen se o SO crescer muito rapidamente, o que não ocorreu com o WP, que houve um forte barramento por partes da indústria de celulares para seu uso. Além do fato de as pessoas não estarem acostumadas com as "tiles", que até hoje, pessoas não veem as possibilidades trazidas com esse sistema. Mas caso não cresça rapidamente o SO da Samsung, a Google fará a mesma prática, caso não aconteça, é rixa mesmo com a gigante de softwares.Pra terminar, quanto ao crescimento, o WP cresceu sim, em números absolutos, relativos houve queda (outros dizem que houve crescimento tb.). Nesse caso de criação de apps, vejo como base para medir o quanto um app atingirá o número de usuários o número absoluto como principal.

                                                      • Mas acredito que vai ser difícil o Tizen crescer, tendo em vista as specs do smart que a Samsung lançou.

                                                      • Mas será que o investimento renderá lucros, e será que esses "muitos usuários" do wp que deixaram de usar o google por protesto faz alguma diferença?

                                                          • No meu comentário inicial já estou implicitamente afirmando que há lucro (não o mesmo como outras plataformas, mas há): "Se outras, todas de menor porte que a Google, exceção Microsoft e
                                                            Facebook, podem fazer e ganhar com isso porque a gigante das buscas,
                                                            não? ". Gameloft é um exemplo de empresa que entrou no WP e nunca saiu, faz sucesso com seus jogos. Por quê? Investiu na plataforma. O que não falta a Google é dinheiro para investimento. Se tem dinheiro para continuar um projeto falido que é o Google+, pode investir numa plataforma que tem maior uso que esse serviço (usuários ativos). Acerca se os usuários que não usam seus serviços fazerem diferença; sim fazem, ou deveriam para uma empresa séria e comprometida. Principalmente da Google, cuja maior renda da vem da publicidade dirigida que só é feita se usarem seus serviços. Se pessoas passam a inutilizar seus serviços pela falta (de atualização) de aplicativos, como Buscador Google, Waze, Youtube, Google Maps, ela não faturará.e criará uma imagem cada vez mais negativa da empresa na plataforma, que quando forem lançados seus aplicativos (terá de lançar pela integração do WP com Windows, ou perderá o mercado desktop), pelo menos inicialmente, não serão usados. É difícil construir uma imagem positiva, mas negativa, basta alguns atos.

                                                            • Pois é! Concordo com o que vc disse. Acho que a Google está sim, querendo dar o troco a Microsoft! Sem mencionar que o medo existe também! Mesmo que pouco, mas existe. Se ela não tiver o menor receio do WP, então ela é burra demais. E está fazendo a mesma coisa que a Nokia fez; Subestimou o iPhone e depois o Android. E se ferrou!

                                                              • Realmente, o wp só gera prejuiso

                                                                • Daqui a pouco chegam os fãs do Android tentando defender a Google, e procurar explicar por que ainda não usava o padrão HTML5.

                                                                  • Olha só, depois de anos começam a disponibilizad. Bem antes obrigaram a MS a esse padrao e encheram de problemas e mimimi.

                                                                    Android

                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                    Android

                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                    Windows

                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                    Economia e mercado

                                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista