LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

YouTube começa a destacar vídeos em 4K para oferecer melhor experiência de imagem

26 de fevereiro de 2015 12

Após abandonar o flash e adotar o HTML5 para melhorar a experiência com vídeos no YouTube, Google começa a otimizar o seu serviço para a resolução 4K que começa a engatinhar ainda no mercado. A primeira grande novidade é que os vídeos com essa resolução passarão a ser apresentados com a tag “4K” para alertar aos usuários quais as opções disponíveis nesta qualidade.

Há dois anos a Google fez o mesmo com as resoluções 720p e 1080p ao adicionar a tag “HD” nestes vídeos. Outra novidade será o fato de que o YouTube consegue identificar a resolução da tela do dispositivo usado. Assim, se você estiver navegando em um smartphone com tela 2K, o Youtube fará um downscale da resolução 4K para oferecer a melhor qualidade possível. Isso é graças ao novo codec VP9 que foi inaugurado pela gigante das buscas no final do ano passado. Antes disso, o serviço usava o codec VP8 que não contava com uma otimização muito eficiente.

O novo codec foi desenvolvido em parceria com gigantes do mercado como a ARM, Intel, Broadcom e Marvell. Samsung, Toshiba e Sharp também são adeptas da novidade, já que tais empresas vêm investindo cada vez mais no lançamento de TVs 4K com o aplicativo do YouTube embarcado. É especialmente importante buscar fontes de conteúdo que ofereceram essa resolução atualmente, como o caso do Netflix. Sem falar que os grandes lançamentos atuais de smartphones já contam com capacidade de filmar a 2160p e em breve teremos telas também em 4K em smartphones e tablets para tirar total proveito da novidade introduzida no YouTube.


12

Comentários

YouTube começa a destacar vídeos em 4K para oferecer melhor experiência de imagem
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista