LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google faz uma oferta agressiva para "roubar" clientes do Microsoft Office

26 de outubro de 2015 15

O Microsoft Office, durante anos, tem se estabelecido como a principal suíte de software de produtividade nas empresas, mas a Google está fazendo agora um movimento agressivo para alavancar o crescimento do seu Google Apps for Work business com um novo plano que tornará mais econômico e mais fácil do que nunca para as grandes empresas optarem pelos serviços de Mountain view e abandonem o Microsoft Office.

Se o usuário estiver sob o acordo de empresa da Microsoft, ou EA, a Google vai dar o Google Apps for Work. De graça.

"Nós estamos satisfazendo as necessidades dos clientes com a EA", disse o chefe de vendas globais do Google Apps, Rich Rao. O acordo EA é uma das armas mais potentes da Microsoft para garantir a lealdade do cliente com seus maiores clientes. Basicamente, o acordo consiste no usuário concordar com um contrato de três anos de fidelidade, e em troca a Microsoft garante descontos no Office e outros aplicativos corporativos.

É uma importante jogada para os negócios da Microsoft porque o acordo "prende" o usuário no Office, não importa o quê. Mas uma vez que a pessoa se inscreve com antecedência, significa que os clientes às vezes podem acabar pagando por serviços que realmente não precisam, durante todo o período do contrato de três anos.

Isso também significa que a maioria das empresas nem sequer prestam atenção em alternativas como o Google Apps, uma vez que já estão pagando pelo Microsoft Office, presos em um contrato de fidelidade. Quem iria se interessar em pagar por mais outro serviço só para experimentar?


É por isso que a Google agora está colocando em cheque o modelo de contrato da Microsoft, o que talvez force a companhia de Redmond a rever seus conceitos.

Claro que a Google não é tão boazinha. Com esta oferta, a gigante das buscas quer apenas que as pessoas tenham o incentivo de experimentar e até mesmo migrar para o Google Apps durante a vigência do contrato com a Microsoft. Uma vez que o EA vencer, as empresas deverão pagar normalmente o preço padrão pelo Google Apps, o que não chega a ser uma desvantagem, pois seus preços não são elevados.

Além disso, a Google sabe que muitas empresas dependem de revendedores de confiança para ajudar na compra e implantação de seus softwares de negócios. Então, a companhia também está pagando uma recompensa de US$ 25 para estes revendedores por cada usuário que fechar o negócio, para ajudar a cobrir os custos de treinamento de novos usuários do Google Apps. Com isso, as empresas acabam economizando nessa etapa também.

Embora os apps da Google tenham crescido bastante em recursos e mercado, o Microsoft Office 365 é um concorrente difícil de encarar, e usa a sua presença de empresa estabelecida para empurrar um serviço baseado em assinatura, em uma nuvem própria. E as empresas de bolsos cheios e centenas ou milhares de usuários, são os clientes mais valiosos de todos nessa briga.

Agora é observar para saber se a Google conseguirá afastar esses clientes do já tradicional e bem estabelecido Microsoft Office com software temporariamente gratuito.


15

Comentários

Google faz uma oferta agressiva para "roubar" clientes do Microsoft Office
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista