LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Artistas criam obras em espaços virtuais vazios e você pode conferir com o VR Chrome

20 de abril de 2016 2

A equipe do Google Chrome é conhecida não só por lançar atualizações constantes, mas também por realizar novas experiências, como por exemplo, o Chrome Lab Music, que ensina aos usuários conceitos da teoria musical com jogos viciantes. Dessa vez, os desenvolvedores criaram o Virtual Art Sessions, uma fusão de arte e tecnologia. Com ele, você poderá assistir seis artistas comporem obras dentro de um espaço virtual 3D.

Há duas semanas, a empresa disponibilizou o Tilt Brush, um novo aplicativo que "permite que os artistas usem realidade virtual para pintar o espaço 3D em torno deles". Em um vídeo, a Google mostrou esses artistas experimentando a ferramenta através de óculos de realidade virtual e dois controles, que funcionam como pincéis. Agora, os usuários são convidados a conferir um pouco mais perto a experiência de pintura com o Tilt Brush usando os recursos da web com a nova experiência Virtual Art Sessions.

Cada peça é interativa, e permite ações como pan, rotação e zoom, tudo em 360 graus, para que possamos conferir os mínimos detalhes de cada trabalho. Quanto à tecnologia por trás do experimento em si, a Google disse que usou o motor de Javascript V8.

O Virtual Art Sessions permite observar os seis artistas de renome mundial enquanto eles transformam espaços vazios em belas obras de arte usando o pincel. Cada sessão pode ser explorada do início ao fim de qualquer ângulo, incluindo a perspectiva do artista – tudo visível pelo navegador.

A tecnologia Javascript V8 ajuda no processamento de alto desempenho para processar grandes volumes de dados em tempo real. Isso inclui "dados em nuvem da forma física do artista, geometria 3D dos dados da obra de arte, e posição dos controles de VR". Aproveita-se também o suporte do Google Chrome ao vídeo WebM e WebGL para produzir as representações em 360° dos artistas e obras de arte. A Google explica ainda em seu post de blog que as pinturas dos artistas por si só "requerem do navegador desenhar mais de 200.000 pontos em 30 vezes por segundo".

Abaixo, o vídeo que mostra como foi a experiência para os artistas (em inglês):

Para começar a explorar essa experiência, visite o Virtual Art Sessions.


2

Comentários

Artistas criam obras em espaços virtuais vazios e você pode conferir com o VR Chrome
  • Que show.
    Essa VR e também a AR veio realmente pra ficar.

      • Tive uma palestra ontem aqui na universidade da minha cidade na semana acadêmica do curso de sistemas de informação, eu sou um dos organizadores desse evento e trouxe para palestrar um pessoal da Rilix, que é uma empresa que faz uma especie de montanha russa em realidade virtual, tipo aquelas que voce ve em shoppng, essa palestra me fez mudar de opinião sobre a tecnologia, antes eu achava que era uma técnologia incrivel, mas que iria falhar pois o povão não se importa, depois do CEO da empresa nos contar todo o avanco que eles tiveram em menos de 1 ano, eu fiquei convicto que essa tecnologia É o futuro, eles fizeram umas demon strações com o gear, que vamos combinar, é o oculos mais pitoco e menos potente, mesmo assim, eles contruiram uma experiência fantástica, com poucos investimentos mas muito futuro.

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Windows

        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

        Economia e mercado

        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista