LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei apresenta LiteOS, um sistema operacional de apenas 10KB para a Internet das Coisas

22 de maio de 2015 0

O número de empresas interessadas no conceito de Internet das Coisas está cada vez maior. Recentemente, vimos informações de que a Google poderia lançar uma versão do Android voltada para esta área e de que a Apple poderia anunciar o HomeKit em conjunto ao iOS 9, sendo este um meio de iniciar a sua participação no setor. Agora, eis que a Huawei resolveu também apostar no futuro, revelando ao mundo o seu novo sistema operacional LiteOS voltado para a Internet das Coisas.

Como o nome já diz, o software se destaca por seu tamanho diminuto, ocupando apenas 10KB de armazenamento, algo realmente notável se considerarmos que as fabricantes estão apresentando sistemas cada vez mais complexos e pesados, chegando a "pesar" 2GB ou mais. Além disso, a chinesa afirmou que nenhuma configuração é necessária por parte do usuário, já que isto será realizado previamente de acordo com o dispositivo em que a plataforma será utilizada.

Segundo a Huawei, o LiteOS é capaz de rodar em todos os tipos de aparelhos, indo desde dispositivos vestíveis até veículos, o que faz dele uma ótima opção para quem procura a unificação de sistemas. Isto é basicamente o que a Microsoft está procurando fazer com o Windows 10, porém a companhia de Redmond ainda não apresentou a sua solução voltada para a Internet das Coisas, algo que deve acontecer até o final deste ano.

Vale lembrar que atualmente já existem dois grandes consórcios especializados neste setor, sendo o OIC (Open Interconnect Consortium) formado por Samsung, Dell e Intel e o AllSeen Alliance constituído de companhias como Linux Foundation, Qualcomm, Microsoft, LG, Sharp, Panasonic, dentre outras. Além disso, a ARM também anunciou um sistema operacional voltado para conectar aparelhos que até o momento não possuíam qualquer tipo de acesso à Internet, porém a solução da empresa não conseguiu atingir o nível de compactação que vemos no LiteOS, podendo chegar a ocupar 1MB no armazenamento.

O conceito de Internet das Coisas está ganhando cada vez mais força nas grandes companhias

Caso você não esteja muito por dentro do assunto, a Internet das Coisas é vista como a capacidade de conectar todos os tipos de aparelhos à Internet, mesmo que eles não tenham sido projetados inicialmente para isso. Para isto, são desenvolvidos microcontroladores, sistemas, e outros tipos de soluções que permitem a conexão entre todos eles, gerando assim uma rede composta por praticamente tudo.

Um exemplo prático que pode ajudar a clarear a percepção sobre o assunto seria:

Você sai do trabalho após um dia estressante. Ao entrar em seu carro, o smartphone conecta-se ao veículo para tocar uma música relaxante (até aí nada que não seja visto atualmente), e também envia um sinal para a sua casa, informando a localização exata e o tempo estimado para a chegada, baseando-se na distância, tráfego e outras variáveis. Com isso, a casa "ganha vida", fazendo com que poucos momentos antes de você chegar a iluminação seja ajustada de acordo com o seu gosto e a banheira seja preenchida com um relaxante banho quente, sem que você precise realizar qualquer comando.

Obviamente que ainda irá demorar para chegarmos a um nível destes, principalmente se considerarmos o custo para automatizar toda uma residência com esta complexidade de tomada de decisões, porém é para isto que a Internet das Coisas existe, para nos fazer pensar no futuro e no que ele pode nos proporcionar de maneira concreta.

Devido a isto, a Huawei pode ser uma parte bastante importante deste futuro, pois enquanto outras companhias estão mais preocupadas em desenvolver componentes que permitam este tipo de conexão, a chinesa está focada em disponibilizar um sistema que controle tudo isto, afirmando inclusive que o LiteOS será distribuído para empresas de todo o mundo.

Para isso, a Huawei apresentou também a sua "Agile Network Architecture", permitindo que as companhias possam utilizar uma infraestrutura de rede capaz de suportar toda esta conectividade. O projeto está dividido em duas partes, sendo o Agile IoT Gateway responsável por interpretar os sinais de rede e realizar a comunicação enquanto o Agile Controller irá comandar as ações que serão realizadas de acordo com as informações recebidas.

Tanto os novos serviços quanto o LiteOS já estão disponíveis para as companhias parceiras, porém a Huawei não revelou até o momento quais são elas e qual o prazo para que mudanças realmente concretas na área possam ser vistas, dizendo apenas que até 2025 espera que cerca de 100 bilhões de dispositivos estejam conectados à Internet em todo o mundo.


0

Comentários

Huawei apresenta LiteOS, um sistema operacional de apenas 10KB para a Internet das Coisas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista