LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os melhores serviços de streaming de música

7Comentários

Deezer

Este aplicativo está disponível para iOS 5.0 ou superior. Temos um tempo para testar todas as funções do Deezer com a versão de teste que dura 15 dias. Ao expirar o período de experimentação, só somos capazes de ouvir os primeiros 30 segundos da canção. Com a conta premium podemos ouvir todas as 20 milhões de músicas de todas as nossas bandas favoritas quando e onde quisermos, sem nenhuma exceção.

Conseguimos sincronizar todas as músicas selecionadas para ouvirmos sem ajuda da internet onde o único limite é a capacidade. Um dos maiores benefícios é a facilidade para descobrir novas músicas, bandas, rádios. Os usuários recomendam artistas novos dando sua opinião nos comentários. Seu design é simples porém eficaz, seu atrativo é a velocidade de streaming. O aplicativo é voltado para a simplicidade e rapidez.

Iniciando o aplicativo

Vamos iniciar a exploração dessa ferramenta que é recomendada para todo o tipo de utilizador. Ele se encontra de graça na AppStore. A primeira tela tem apenas duas opções: conectar com a conta do Facebook ou conectar com a conta Deezer. Na primeira opção, temos o benefício da facilidade do compartilhamento com amigos. Já a segunda opção é para aquelas pessoas que já possuem uma conta, devendo preencher seu e-mail e senha para se conectar.

Mas é aí que você percebe que não tem nenhum botão para criar uma nova conta, apenas se conectar para quem já possui uma conta. Se você não desejar entrar no aplicativo pelo Facebook e não possuir uma conta do Deezer, você deverá entrar no site e criar uma nova conta, verificá-la em seu e-mail para depois poder entrar no aplicativo utilizando-se essa conta (diferente do aplicativo para Android, que existe um botão de criar um novo registro que ao clicar você é redirecionado para a tela de registro dentro do site). Na tela de registro devemos informar o endereço de e-mail, senha, nome de usuário, sexto e data de nascimento. No final do site podemos encontrar as condições de uso e a política de confidencialidade.

Ao tocar em confirmar, se todos os dados estiverem corretos, somos redirecionados ao aplicativo e a conta que criamos é logada automaticamente. A primeira mensagem exibe: “Nós lhe oferecemos 15 dias de música ilimitada no PC, celular e tablet– 20 Milhões de músicas em todo lugar e a qualquer hora”. Quando pressionamos o “X” que encontra no canto superior direito dessa janela, vemos a tela de boas vindas, onde nos informam as funções do Deezer. Podemos buscar nossos artistas favoritos, descobrir e ouvir as canções atuais, criar e baixar playlists e compartilhar nossas músicas favoritas com nossos amigos. Na parte inferior direita vamos tocar em “seguinte”.

Na próxima parte podemos aprender a descobrir novas músicas. O próprio aplicativo recomenda as canções que eles gostam, informam os lançamentos recentes e também somos capazes de descobrir novas músicas pelas rádios. Pressionando “seguinte” podemos ver que com a conta paga, temos downloads ilimitados e modo off-line. Quando sincronizamos nossas músicas podemos ouvir em qualquer lugar que quisermos – em casa, no avião, no carro, no metrô ou avião, sem precisar da ajuda da internet. Para fazer isso, devemos selecionar álbuns ou playlists e tocar em “Sincronizar”. O Deezer irá criar uma cópia dessa música na memória de seu iPhone.

Carregando o aplicativo/ Contas / Tela de boas-vindas

Ao apertar “seguinte”, a tela inicial do aplicativo é exibida. Ela contém uma barra de busca na parte superior e na parte central temos sete ícones: novidade, playlists, álbuns, meus mp3, rádios, amigos e opções. Na parte inferior, para aqueles conectados com a conta Deezer, temos uma barra do Facebook. Vamos explorar primeiramente a barra superior de pesquisar digitando “Queen”. Na próxima tela três informações são exibidas: música, artista e álbum. Em música, as canções mais vistas aparecem em primeiro e ao pressionar uma música, o player integrado a reproduz.

Dentro do player, você pode pressionar o botão contendo seis bolinhas embaixo de uma seta para baixo que se encontra no canto inferior direito da tela para abrir uma tela contendo quatro opções: adicionar à uma playlist, ficha do álbum, ficha do artista, e compartilhar. A primeira opção abre uma tela contendo um botão “Cancelar” no canto inferior esquerdo da tela, logo acima uma lista de todas as suas playlists existentes e na parte superior da tela você já consegue cadastrar uma nova playlist em “Escolher um nome de playlist” quando digitar um novo nome e depois pressionar o botão “+” que se encontra em seu lado direito. Como ainda não temos quase nenhuma playlist existente (apenas uma chamada “Loved tracks” que já vem criado junto com o aplicativo), iremos criar uma nova playlist chamada “teste”. Ao apertar em “+”, o Deezer exibe uma mensagem dizendo que a playlist “teste” foi criada com sucesso e agora podemos associar a música selecionada dentro dessa playlist criada pressionando no nome dela.

Na opção “ficha do artista”, somos direcionados para a página do cantor ou banda no próprio aplicativo e “ficha do álbum” somos direcionados para a aba do álbum, onde temos informações e opções adicionais. Em “compartilhar” uma lista de redes sociais e mensagens é exibida. Nela podemos escolher onde queremos compartilhar a música, álbum ou artista selecionado. Por exemplo, podemos compartilhar a música/álbum/artista pelo Facebook, Twitter, Email ou pelo próprio Deezer.

Ferramenta de busca / Opções adicionais / Adicionar à playlist

Indo para a aba central “artista”, podemos ver os artistas parecidos com nossa busca.. Vamos tocar na primeira opção escrito “Queen”. Nessa janela, podemos ver a imagem e a história da banda na parte superior. Embaixo da história, temos três ícones: uma estrela, uma nota musical e uma seta para abrir o submenu de compartilhamento. Ao tocar na estrela, conseguimos adicionar o artista em questão como favorito. Vamos fazer isso para um posterior exemplo. Na nota musical, o player reproduz uma estação de rádio que contém as bandas similares ao artista em questão. Quando pressionamos este botão se referindo ao Queen, Bon Jovi e Abba começaram a tocar.

Abaixo dessas opções podemos ver as cinco músicas mais ouvidas e a discografia. Conforme vamos descendo no aplicativo, todos os álbuns que a banda lançou são listados e logo abaixo dos álbuns, são listadas também as singles, além de sermos capazes de encontrar artistas do mesmo estilo no canto inferior da tela. Ao pressionar esta última opção, somos direcionados para uma janela onde bandas similares são exibidas, por exemplo, ao referirmos Queen, Bon Jovi, Dire Straits, Elton John e etc. são exibidos. No canto superior esquerdo podemos tocar na seta para esquerda para irmos direto à página inicial.

Adicionando bandas aos favoritos / Músicas mais ouvidas / Artistas do mesmo estilo

Vamos voltar para a tela de buscas e tocar na aba “Álbuns”. Nesta nova janela podemos ver a imagem do álbum, nome do álbum e nome da banda. Nessa tela de buscas, podemos ainda mandar sincronizar um álbum em específico sem precisar entrar em seus detalhes apertando o botão “Sincronizar” que se encontra logo abaixo do nome do álbum. Ao entrar em um álbum, você encontra as músicas que estão contidas nele separadas por CDs e no canto inferior da tela você consegue visualizar mais álbuns desse mesmo artista indo em “Do mesmo artista”.

Temos a possibilidade de ouvir uma atrás da outra ou em colocar em modo aleatório, que se encontra dentro do reprodutor de música (quando você selecionar uma dessas músicas para ouvir) do lado da seta dupla de avanço. Voltando para a tela de álbum, também temos atalhos de adicionar aos favoritos (estrela), sincronizar e compartilhar.

Opções do álbum / Sincronizando / Adicionando aos favoritos

O player

Voltando à página inicial, podemos abrir o player tocando na barra inferior. O reprodutor é simples, eficaz e rápido. Na parte superior esquerda podemos ver a seta para esquerda, que nos direciona para a página inicial. Na parte superior central podemos ver o nome da banda e da música que está sendo reproduzido. No centro a imagem do álbum predomina, tomando a maior parte da tela.

Na parte inferior podemos ver o nome do álbum, repetir, retroceder, pausar, avançar, embaralhar e a barra de progresso. Ao dar um toque na tela, um submenu irá abrir logo abaixo do nome da música contendo o nome do álbum, o número da música sendo tocada do total de músicas daquela lista e o tempo de execução com seu tempo total. Para visualizar as quatro funcionalidades já citadas acima (adicionar à playlist, ficha do álbum, ficha do artista e compartilhar) você deverá ir no botão que possui seis bolinhas com uma seta para baixo em cima.

Player executando uma música / Tempo de execução / Opções

Conferindo novidades

Voltando à página inicial, vamos tocar em “Novidades”. Na nova janela que é exibida, podemos ver categorias como rock, pop, Jazz, blues e etc. na primeira barra de opções. Na segunda barra podemos ver a seleção, que mostra os destaques, os lançamentos e as músicas mais ouvidas. Como exemplo, vamos à categoria “pop” e depois em “músicas mais ouvidas”. As músicas são separadas em colocações, em primeiro está uma música da Anitta. Em qualquer uma das músicas ou álbuns, ao entrar no reprodutor da música, temos as quatro funcionalidades já mencionadas anteriormente: adicionar à playlist, ficha do álbum, ficha do artista e compartilhar.
Seleção de músicas Pop/ Lançamentos Pop /Músicas mais ouvidas

Playlists e álbuns

Na tela principal, vamos agora à playlists. Ao entrar a primeira coisa que vemos é uma aba dizendo para clicar em “sincronizar”, que fica no canto superior esquerdo, para ouvirmos nossas músicas off-line. No começo do texto criamos uma lista chamada “teste”, que podemos encontrar e editar aqui. Embaixo de cada lista, podemos mandar “Sincronizar” para ouvir sem internet. Para abrir as opções de compartilhamento e exclusão de uma lista, você deve deslizar seu dedo da esquerda para a direita para abrir esses dois botões.

Na parte inferior podemos ver as playlists de amigos. Como somos usuários iniciantes ainda não adicionamos ninguém, mas existe uma lista semanal que é um ponto fortíssimo para o Deezer. Nessa playlist podemos ver uma seleção feita pelo próprio aplicativo, com músicas temáticas de algum feriado, lançamentos ou antigas. Voltando à página inicial, vamos ao ícone de álbuns. Nessa aba podemos ver e acessar rapidamente todos os nossos álbuns favoritos. Para remover o álbum dos favoritos você precisa entrar em seus detalhes e pressionar a estrela (que estará em amarelo e deixá-lo em cinza).

Aviso para sincronizar músicas / Minhas playlists / Álbuns favoritos

Rádios, meus mp3 e amigos

Na tela inicial, vamos ao ícone rádio. Nessa janela podemos encontrar rádios separados por estilos ou uma busca por artistas favoritos. Vamos dar outro exemplo digitando Queen. Depois da busca, é só selecionar a banda que a rádio com artistas parecidos já entra em execução. Em estilos podemos escolher entre as categorias de músicas, como pop, jazz, blues, hip hop, rock e etc. Para exemplificar, vamos tocar em pop e podemos notar que três rádios com esse tema aparecem. Para executar é só dar um clique.

Em “meus mp3” podemos ouvir as músicas que estão guardadas em nosso armazenamento. Outras pessoas não poderão ouvir seus mp3 pessoais. No ícone “amigos”, podemos ver os amigos que nos adicionaram. Não adicionamos nenhum ainda, então está vazio. Nessa mesma janela somos capazes de ver o nosso perfil e ao tocá-lo, conseguimos ver nossas musicas tops, últimas músicas ouvidas, playlists, álbuns, artistas favoritos, pessoas que está seguindo e as que te seguem.

Rádios / Meu perfil / Meus Mp3

Opções

Por fim, vamos explorar as configurações. Podemos acessá-la indo no botão na página inicial. Em opções temos várias alternativas como ativar o modo off-line, editar nossa conta, conectar usando o Facebook, verificar o espaço disponível, espaço ocuparo pelo Deezer, limpar o cache, versão, opções avançadas e ajuda.

Em opções avançadas podemos mostrar ou não mostrar as músicas indisponíveis, autorizar ou não a sincronização via rede móvel, alterar o espaço permitido utilizado pelo Deezer (smart cachê) e esvaziar o Smart Cache.

Opções normais e avançadas

Conclusão

Deezer é um aplicativo completo com um design simples, intuitivo e rápido. O que chama a atenção é a sua velocidade na hora de ouvir alguma música e organização de listas e lançamentos. O aplicativo oferece 15 dias para testes e depois uma conta premium por R$14,90 por mês. Quando acaba o período de experimento, só podemos ouvir os primeiros 30 segundos das músicas. O ponto mais forte do Deezer é a lista que eles oferecem semanalmente com as músicas destaques ou temas da semanas. Por fim, esta é uma ferramenta para os fãs de músicas antigas e atuais, que não possuem espaço suficiente para colocar todas as que gostariam ou simplesmente gostam de descobrir bandas e artistas novos.

Prós e contras

É velozA interface é descomplicadaAcervo grande de músicasÉ bem organizado, separado por categorias.O Deezer escolhe músicas e faz uma playlist semanalmenteO preço é barato se comparar com o preço de um álbumMuitos dias de testes
Muitos dias de testesNão podemos mudar de música estando em outro aplicativoAlgumas rádios exibem um tema e reproduzem outroÉ difícil gerenciar seu próprio perfil

Se curtiu, compartilhe!


7

Comentários

Deezer
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista