LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A polêmica sobre o preço do Nexus 4: de quem é a culpa?

08 de novembro de 2012 15

LG Google Nexus 4
LG Google Nexus 4

O Nexus 4 vem gerando grande polêmica no mundo todo. O smartphone, que leva a marca da Google mas é fabricado pela LG, tem preços bem diferentes dependendo da região e por quem é comercializado.

Nos EUA, por exemplo, na Play Store, o Nexus 4 é vendido pelo baixíssimo preço de US$ 299. Vale lembrar que este é um aparelho com processador quad-core S4 Pro e 2 GB de RAM. O iPhone 5, concorrente direto, não sai por menos de US$ 649 desbloqueado por lá.

Contudo, na Europa, o preço do mesmo dispositivo é de 599 euros - mais do que o dobro. A diferença é que lá ele está sendo vendido pela LG, e não pela Google.

Como a Google consegue vendê-lo tão barato?

Se compararmos com a concorrência, como o iPhone 5, o preço do Nexus 4 na Europa na verdade não é um absurdo. Absurdo é quão baixo a Google conseguiu colocar o preço dele nos EUA.

LG Google Nexus 4
LG Google Nexus 4

Segundo John Lagerling, executivo do Google, o problema é que as fabricantes colocam os smartphones a preços muito altos, para que as operadoras os vendam a um preço baixo, subsidiados por contratos de 2 anos. Assim, a margem de lucro tanto das fabricantes quanto das operadoras é grande - algo que não acontece com uma venda direta da Google.

Outra justificativa é que as fabricantes também gastam quantias consideráveis no software, criando modificações para diferenciar seus produtos dos concorrentes.

A LG é a vilã?

Antes de apontar dedos, vamos raciocinar. A Google pode se dar ao luxo de vender aparelhos a preço de custo, assim como faz com o Nexus 7 e como a Amazon faz com o Kindle Fire. Isso porque a empresa lucra indiretamente com a publicidade veiculada nos dispositivos e com venda de conteúdo na Play Store. Sendo assim, vender a um preço agressivo significa aumentar o volume de unidades comercializadas, ganhar mais com conteúdo e ainda bater na concorrência. Para a Google, faz todo sentido.

LG Google Nexus 4
LG Google Nexus 4

Do outro lado da história, está a LG. A empresa coreana não lucra com a venda de conteúdo, e sim com a venda de hardware. Para ter dinheiro entrando no caixa, a LG precisa aumentar sua margem a cada aparelho vendido. Além disso, há também a concorrência caseira do LG Optimus G, recém-lançado em diversos países, que possui um hardware bastante semelhante ao do Nexus 4.

Vender o Nexus 4 por um preço tão baixo seria canibalizar o LG Optimus G. Se isso justifica dobrar o preço do Nexus 4, é outra questão, mas para a LG, vendê-lo a preço de custo não faz nenhum sentido.

Qual a solução?

Há uma solução simples (de explicar, não de colocar em prática): a Google abrir sua loja em mais países e comercializar seu produto diretamente, sem intermediários, para que todos possam ocmprá-lo a preço de custo.

Enquanto isso não acontece, é certo que veremos muitos Nexus 4 saindo "escondidos" dos EUA para outros países. Vale lembrar que a LG afirma estar estudando trazer o Nexus 4 para o Brasil. A LG, não a Google.

O LG Google Nexus 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

15

Comentários

A polêmica sobre o preço do Nexus 4: de quem é a culpa?
  • vai funcionar em qualquer lugar do mundo! Se é Penta Band no 3G.





    Só mais uma vez: Google, droga! traga a porra do Nexus para o Brasil! A linha Nexus e a Play Store completíssima para o Brasil! Que droga!!!



    A Microsoft vai abrir até mesmo uma Mega empresa de pesquisa aqui no Brasil, e vc's nada!



    Sinceramente, acho que vou trocar Android por Windows Phone! A Google tá na cara não está nem aí para nós brasileiros.

      • Se eu comprar um lá nos EUA vai funcionar em terras tupiniquins?

          • A Google sempre nos deixando para trás! Quando ela precisar do mercado brasileiro, espero que todos deem as costas para ela! Assim ela aprende.

              • Por isso q qem tem a intençao d trazer o nexus pro brasil é a "LG" kkk

                  • Pra resolver esse problema tem que ser como citaram no texto, não tem jeito, a Google tinha que trazer a Play Store para mais países. Por isso meus amigos, se o Nexus 4 vier pro Brasil não se assustem com o preço de 2 mil reais :/

                      • Mas na Europa tbm tem play store, so na Espanha que não, o Google deveria investir em colocar essas play store no mundo, ou pelo menos poder fazer entrega em outros países

                          • Que estão exagerando não discordo, o problema é que por enquanto o mercado está crescendo num ritmo acelerado, ou seja, muita gente que não tinha um smart está comprando o seu primeiro aparelho desse tipo, mas terá uma hora que o ritmo irá diminuir ou até estagnar, então as fabricantes terão que melhorar seu produto e/ou diminuir seus preços, não pra conquistar novos clientes, mas principalmente pra manter os que já tem e quem sabe "roubar" clientes de outras fabricantes e dai a guerra começa...

                              • @Francisco,



                                Tudo que vc falou é verdade! E o mundo só gira por causa disso. Mas ultimamente as empresas andam exagerando demais nisso! Quando se tem um produto com materia prima bem escassa aí sim valeria o preço, mas até onde sei não é essa a questão! Tudo bem que é o que o povo quer ultimamente e como a demanda é alta então eles tem o luxo de botrem o valor que quiserem! Mas, repito, estão exagerando demais! E um dos motivos é a Apple com seus Smartphones caríssimos e que muita gente compra, mesmo sendo todo bugado! Então vem as outras empresas e acham que podem também colocar um preço alto! Assim não dá. Repito mais uma vez, estão exagerando demais nos preços!

                                  • Exemplo é o Galaxy Nexus que tambem nao tem Sd Card pois quem dita oque o aparelho deve trazer é a Google, me surpreendi ao ver que o Nexus 10 da samsung suporta mais 64Gb com Sd card e o exynos 5 dual já é mais avançado que os snapdragons lançados ultimamente como o Lumia 920 e Razr HD, é impossivel imaginar o SIV, dá apenas pra saber que vai destruir geral kkkk

                                    O SIII já deu um banho em vendas ate na Apple com seu Iphone, noticia dada no Pocketnow .com!

                                      • @Giba

                                        Verdade, o lucro é grande, e mesmo a google não vende a preço de custo por ser "boazinha", vende pq não é o aparelho que vai dar lucro pra ela, e infelizmente não temos muita coisa pra fazer.

                                        Vejamos, se eu ou vc fossemos acionistas de uma empresa dessas não gostariamos de ter o maior lucro possivel? Com certeza que sim, ainda mais se o produto for bom e com boa procura (o que minimizaria a chance de um "boicote" a ele), achar que as empresas vão baixar o preço (ou diminuir o lucro delas) de um produto assim é ingenuidade.

                                        O mundo é capitalista e movido a lucro/dinheiro.

                                          • O preço embora seja baixo pra um super smartphone fica a desejar na quantidade de memoria, o micro sd card é indispensável! Ainda bem que a samsung nao esquece desse detalhe! Mas fazer o quê? A google fez um top mas com alguns detalhe pra deixa-lo mais acessivel como a versao de 8Gb que eu nem sei oque dá pra fazer com isso!

                                              • Giba

                                                verdade Giba, se a lixumg vendesse o lixo 3 por 50 centavos, ela ainda teria 49 centavos de lucro, o lucro é abusivo, principalmente pela fabrica de lixo, da Samsung.

                                                  • Como eu disse várias vezes aqui! A margem de lucro dessas PORRAS! É altíssimos, tanto do fabricante quanto das operadoras! rsrsrsrsrsr! Aonde agente vai parar se deixarmos ele colocarem o preço que quiserem? Assim não dá! E eu pensando em pedir para um primo meu trazer um de Londres! rsrsrsrs. Mesmo assim vou dar uma estudada para ver se vale a pena trazer de Londres!



                                                    DROGA! Google, traga a porra da linha NEXUS, todos eles, e coloque a Play Store completa aqui no Brasil de uma vez por todas! Até quando vc vai deixar os brasileiros apenas sonhando! Que desprezo!

                                                      • Ou seja, compre dos EUA e torça para não ser taxado.

                                                          • O Google tem q vender os Nexus na Play Store brasileira

                                                              Android

                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                              Android

                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                              Windows

                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                              Economia e mercado

                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista