LG Google Nexus 4
LG Google Nexus 4

O Nexus 4 vem gerando grande polêmica no mundo todo. O smartphone, que leva a marca da Google mas é fabricado pela LG, tem preços bem diferentes dependendo da região e por quem é comercializado.

Nos EUA, por exemplo, na Play Store, o Nexus 4 é vendido pelo baixíssimo preço de US$ 299. Vale lembrar que este é um aparelho com processador quad-core S4 Pro e 2 GB de RAM. O iPhone 5, concorrente direto, não sai por menos de US$ 649 desbloqueado por lá.

Contudo, na Europa, o preço do mesmo dispositivo é de 599 euros - mais do que o dobro. A diferença é que lá ele está sendo vendido pela LG, e não pela Google. 

Como a Google consegue vendê-lo tão barato?

Se compararmos com a concorrência, como o iPhone 5, o preço do Nexus 4 na Europa na verdade não é um absurdo. Absurdo é quão baixo a Google conseguiu colocar o preço dele nos EUA.

LG Google Nexus 4
LG Google Nexus 4

Segundo John Lagerling, executivo do Google, o problema é que as fabricantes colocam os smartphones a preços muito altos, para que as operadoras os vendam a um preço baixo, subsidiados por contratos de 2 anos. Assim, a margem de lucro tanto das fabricantes quanto das operadoras é grande - algo que não acontece com uma venda direta da Google.

Outra justificativa é que as fabricantes também gastam quantias consideráveis no software, criando modificações para diferenciar seus produtos dos concorrentes.

A LG é a vilã?

Antes de apontar dedos, vamos raciocinar. A Google pode se dar ao luxo de vender aparelhos a preço de custo, assim como faz com o Nexus 7 e como a Amazon faz com o Kindle Fire. Isso porque a empresa lucra indiretamente com a publicidade veiculada nos dispositivos e com venda de conteúdo na Play Store. Sendo assim, vender a um preço agressivo significa aumentar o volume de unidades comercializadas, ganhar mais com conteúdo e ainda bater na concorrência. Para a Google, faz todo sentido.

LG Google Nexus 4
LG Google Nexus 4

Do outro lado da história, está a LG. A empresa coreana não lucra com a venda de conteúdo, e sim com a venda de hardware. Para ter dinheiro entrando no caixa, a LG precisa aumentar sua margem a cada aparelho vendido. Além disso, há também a concorrência caseira do LG Optimus G, recém-lançado em diversos países, que possui um hardware bastante semelhante ao do Nexus 4.

Vender o Nexus 4 por um preço tão baixo seria canibalizar o LG Optimus G. Se isso justifica dobrar o preço do Nexus 4, é outra questão, mas para a LG, vendê-lo a preço de custo não faz nenhum sentido.

Qual a solução?

Há uma solução simples (de explicar, não de colocar em prática): a Google abrir sua loja em mais países e comercializar seu produto diretamente, sem intermediários, para que todos possam ocmprá-lo a preço de custo.

Enquanto isso não acontece, é certo que veremos muitos Nexus 4 saindo "escondidos" dos EUA para outros países. Vale lembrar que a LG afirma estar estudando trazer o Nexus 4 para o Brasil. A LG, não a Google.




de Tudocelular.com Redação


15 Comentários A polêmica sobre o preço do Nexus 4: de quem é a culpa? - Deixe um comentário » (página 1 de 2) - Ultima Página »
Ezequiel 08 Nov 2012 @ 01:02 #2 O Google tem q vender os Nexus na Play Store brasileira
Discovery 08 Nov 2012 @ 01:03 #3 Ou seja, compre dos EUA e torça para não ser taxado.
Giba 08 Nov 2012 @ 01:04 #4 Como eu disse várias vezes aqui! A margem de lucro dessas PORRAS! É altíssimos, tanto do fabricante quanto das operadoras! rsrsrsrsrsr! Aonde agente vai parar se deixarmos ele colocarem o preço que quiserem? Assim não dá! E eu pensando em pedir para um primo meu trazer um de Londres! rsrsrsrs. Mesmo assim vou dar uma estudada para ver se vale a pena trazer de Londres!



DROGA! Google, traga a porra da linha NEXUS, todos eles, e coloque a Play Store completa aqui no Brasil de uma vez por todas! Até quando vc vai deixar os brasileiros apenas sonhando! Que desprezo!

_AURITONE____ 08 Nov 2012 @ 01:40 #5 Giba

verdade Giba, se a lixumg vendesse o lixo 3 por 50 centavos, ela ainda teria 49 centavos de lucro, o lucro é abusivo, principalmente pela fabrica de lixo, da Samsung.
FranklinAnderson 08 Nov 2012 @ 02:48 #6 O preço embora seja baixo pra um super smartphone fica a desejar na quantidade de memoria, o micro sd card é indispensável! Ainda bem que a samsung nao esquece desse detalhe! Mas fazer o quê? A google fez um top mas com alguns detalhe pra deixa-lo mais acessivel como a versao de 8Gb que eu nem sei oque dá pra fazer com isso!
Francisco 08 Nov 2012 @ 02:50 #7 @Giba

Verdade, o lucro é grande, e mesmo a google não vende a preço de custo por ser "boazinha", vende pq não é o aparelho que vai dar lucro pra ela, e infelizmente não temos muita coisa pra fazer.

Vejamos, se eu ou vc fossemos acionistas de uma empresa dessas não gostariamos de ter o maior lucro possivel? Com certeza que sim, ainda mais se o produto for bom e com boa procura (o que minimizaria a chance de um "boicote" a ele), achar que as empresas vão baixar o preço (ou diminuir o lucro delas) de um produto assim é ingenuidade.

O mundo é capitalista e movido a lucro/dinheiro.
FranklinAnderson 08 Nov 2012 @ 02:52 #8 Exemplo é o Galaxy Nexus que tambem nao tem Sd Card pois quem dita oque o aparelho deve trazer é a Google, me surpreendi ao ver que o Nexus 10 da samsung suporta mais 64Gb com Sd card e o exynos 5 dual já é mais avançado que os snapdragons lançados ultimamente como o Lumia 920 e Razr HD, é impossivel imaginar o SIV, dá apenas pra saber que vai destruir geral kkkk

O SIII já deu um banho em vendas ate na Apple com seu Iphone, noticia dada no Pocketnow .com!
Giba 08 Nov 2012 @ 03:14 #9 @Francisco,



Tudo que vc falou é verdade! E o mundo só gira por causa disso. Mas ultimamente as empresas andam exagerando demais nisso! Quando se tem um produto com materia prima bem escassa aí sim valeria o preço, mas até onde sei não é essa a questão! Tudo bem que é o que o povo quer ultimamente e como a demanda é alta então eles tem o luxo de botrem o valor que quiserem! Mas, repito, estão exagerando demais! E um dos motivos é a Apple com seus Smartphones caríssimos e que muita gente compra, mesmo sendo todo bugado! Então vem as outras empresas e acham que podem também colocar um preço alto! A|ssim não dá. Repito mais uma vez, estão exagerando demais nos preços!

Francisco 08 Nov 2012 @ 05:17 #10 Que estão exagerando não discordo, o problema é que por enquanto o mercado está crescendo num ritmo acelerado, ou seja, muita gente que não tinha um smart está comprando o seu primeiro aparelho desse tipo, mas terá uma hora que o ritmo irá diminuir ou até estagnar, então as fabricantes terão que melhorar seu produto e/ou diminuir seus preços, não pra conquistar novos clientes, mas principalmente pra manter os que já tem e quem sabe "roubar" clientes de outras fabricantes e dai a guerra começa...
HeitorVB 08 Nov 2012 @ 05:30 #11 Mas na Europa tbm tem play store, so na Espanha que não, o Google deveria investir em colocar essas play store no mundo, ou pelo menos poder fazer entrega em outros países
_Thiago 08 Nov 2012 @ 06:33 #12 Pra resolver esse problema tem que ser como citaram no texto, não tem jeito, a Google tinha que trazer a Play Store para mais países. Por isso meus amigos, se o Nexus 4 vier pro Brasil não se assustem com o preço de 2 mil reais :/
LuizFM 08 Nov 2012 @ 06:35 #13 Por isso q qem tem a intençao d trazer o nexus pro brasil é a "LG" kkk
Giba 08 Nov 2012 @ 07:06 #14 A Google sempre nos deixando para trás! Quando ela precisar do mercado brasileiro, espero que todos deem as costas para ela! Assim ela aprende.
Andersonfelixgaspar 09 Nov 2012 @ 07:00 #15 Se eu comprar um lá nos EUA vai funcionar em terras tupiniquins?


Últimas

Cinco coisas que o Windows Phone 8.1 ainda precisa melhorar Cinco coisas que o Windows Phone 8.1 ainda precisa melhorar 75
16 Abr - Veja uma pequena lista com cinco coisas que o Windows Phone 8.1 ainda precisa melhorar para a versão final.
Moto E: Novo smartphone básico da Motorola chega em maio Moto E: Novo smartphone básico da Motorola chega em maio 38
16 Abr - Motorola pretende lançar um smartphone ainda mais barato que o Moto G para ocupar o lugar do antigo Razr D1.
LG e a sua obsessão por bordas cada vez mais finas LG e a sua obsessão por bordas cada vez mais finas 16
16 Abr - A LG possui uma certa obsessão de diminuir a borda de seus smartphones a cada lançamento. Mas será que isso é...
Nokia oferece gratuitamente alguns jogos da Gameloft para certos modelos da linha Lumia Nokia oferece gratuitamente alguns jogos da Gameloft para certos modelos da linha Lumia 10
16 Abr - Nokia oferece de graça alguns títulos pagos da Gameloft para proprietários de alguns modelos da linha Lumia.
Os cinco melhores smartphones para jogos Os cinco melhores smartphones para jogos 31
16 Abr - Confira neste artigo quais são os cinco melhores smartphones para jogos. A lista conta com aparelhos de alto,...
Aumente a velocidade do Google Chrome para Android com este simples truque Aumente a velocidade do Google Chrome para Android com este simples truque 19
16 Abr - Veja um truque muito simples de como aumentar a velocidade do Google Chrome para Android.
LG confirma a produção em massa dos seus próprios processadores LG confirma a produção em massa dos seus próprios processadores 10
16 Abr - LG confirma que a produção dos primeiros processadores octa-core já está prestes a ser iniciada
Veja um vídeo do Galaxy S5 sendo alvo de um rifle calibre .50 Veja um vídeo do Galaxy S5 sendo alvo de um rifle calibre .50 27
16 Abr - Vários vídeos já surgiram testando a resistência do Galaxy S5 da Samsung, mas sofrer um tiro de um rifle...
NÃO DEIXE DE LER...
Cinco coisas que o Windows Phone 8.1 ainda precisa melhorar Cinco coisas que o Windows Phone 8.1 ainda precisa melhorar 75
16 Abr - Veja uma pequena lista com cinco coisas que o Windows Phone 8.1 ainda precisa melhorar para a versão final.
LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
pubblicar
Usuário
Email
Senha