LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

[Hands-on] O LG Fireweb ainda precisa crescer muito, junto do Firefox OS

23 de outubro de 2013 8

Uma das principais novidades da Futurecom deste ano, que acontece no Rio de Janeiro até o dia 24 deste mês, foi o Firefox OS em uma série de dispositivos. Um deles é o LG Fireweb, que promete ser um smartphone de entrada para o consumidor com menor poder aquisitivo, mas que ainda precisa comer muito feijão com arroz para poder brigar por um lugar ao Sol no mercado de sistemas operacionais móveis.

LG Fireweb
LG Fireweb

A Mozilla deixa claro que não está no mercado para competir, que não foca em briga com o Android, iOS e Windows Phone. Fica claro pela pegada do sistema operacional. De outra forma, o alvo aqui são feature phones como os Ashas e outros celulares mais simples. O problema é que o LG Fireweb custa o mesmo que um Android de baixo custo e isso faz toda diferença no mundo. O celular tem basicamente a mesma carcaça do Optimus L5 II, com direito até ao mesmo conjunto de botões frontais - com exceção do LED de notificações no botão home.

O aparelho traz um processador de 1 GHz, com 2 GB de memória interna e uma câmera bem modesta. Para um usuário que ainda não usou um smartphone qualquer e cansou do celular, é uma ótima ideia. Mas o Firefox OS ainda trava. Mesmo em uma versão já atualizada, o toque paassa uma sensação de atraso na resposta e a qualidade da tela é bastante ruim - não na resolução, de 230 x 480 pixels, mas sim no péssimo ângulo de visão.

Todo o conjunto funciona com base em HTML5 e isso dá certo até quando você não tem internet em mãos. Os apps com conteúdo online não estão no pacote que funcionam sem internet (como Facebook e Twitter), mas outros offline (como os contatos e a câmera) abrem independente de conexão. É como um cache que já existe no aparelho - em outras palavras, o mesmo que um app instalado.

LG Fireweb
LG Fireweb

O desenvolvimento para a plataforma é bem simples, só criar um webapp em HTML5 e o app pode ser utilizado. Simples assim. Isso facilita na hora de convencer o desenvolvedor a criar conteúdo. A Mozilla diz que há um esforço grande para conteúdo local, que é privilegiado no Marketplace, loja de apps da plataforma. Funciona muito bem, mas os apps ainda dão a impressão que apenas abriram uma aba do navegador. Falta uma sensação de app criado, de verdade.

O Firefox OS tem um potencial enorme para o mercado de baixo custo, mas ele está recebendo cada vez mais Windows Phone e Androids bem posicionados. O LG Fireweb conta com benefícios fiscais da Lei do Bem, por isso custa ~apenas~ R$ 449 no pré-pago. O problema é que este preço chega perigosamente próximo de Windows Phone como o Lumia 520 e alguns Androids baratinhos. Nesta hora, de segurar os três aparelhos na mão, o Firefox OS perde de longe.

Enfim, ainda é cedo para falar se a Fundação Mozilla está indo bem no mundo dos celulares. Ao primeiro olhar, sim está, mas os aparelhos ainda são caros.

O TudoCelular viajou ao Rio de Janeiro a convite da Huawei.


8

Comentários

[Hands-on] O LG Fireweb ainda precisa crescer muito, junto do Firefox OS
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista