LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Davi Braga: um empreendedor de 14 anos ou uma jogada publicitária?

26 de maio de 2015 39

Há mais ou menos um ano, o menino Davi Braga de 14 anos, tem aparecido em diferentes sites da internet como empreendedor prodígio. Hoje a história voltou a circular por algumas publicações, alegando que o aplicativo criado por ele já o fez faturar cerca de 100 mil reais.

O List-it já tem cerca de 3 mil clientes ativos. O aplicativo agiliza a compra de material escolar, sem precisar ir à livraria. Basta preencher os campos com o nome do colégio e a série do aluno, que todos os itens aparecem assinalados.

"É muito simples: é uma lógica invertida de e-commerce. Onde as pessoas entram lá, já vai estar tudo selecionado, por isso a lógica invertida, então o que já tem, ela apenas desseleciona", diz o menino responsável pelo projeto.

O aplicativo funciona de forma rápida e prática levando apenas 5 minutos para que você faça uma compra que poderia levar dias. É possível escolher a capa do caderno, o tipo de borracha, entre outras coisas mais.

O dinheiro do rapaz é rigorosamente controlado pelos pais e a renda é quase toda revertida para investimentos futuros. Apesar das coisas positivas, quando os pais falam mais sobre o processo de criação do aplicativo a participação do menino parece ser cada vez menor, como se este fosse apenas uma forma de chamar atenção para o projeto.

Davi Braga ganha 100 mil reais por mês com seu aplicativo.

A mãe de David, Cristiana Peixoto, 41, é dona de uma papelaria. Todo o processo começou quando suas amigas tinham dificuldade para comprar todos os itens da lista de material escolar. Raramente ela possuía todos os itens de uma lista de materiais em sua papelaria, fazendo com que Cristiana tivesse de buscar o que faltava em outras loja. Com o tempo ela começou a juntar tudo e entregar para as mães, cobrando pelo serviço, que se mostrou promissor.

Conforme a procura foi crescendo, Cristiana sugeriu que David teria falado para transformar esse processo em algo digital, mas facilmente gerenciável e acessível.

"O grande problemas das listas de material escolar é que, muitas vezes, é preciso ir a várias lojas para encontrar tudo. Muitos pais não têm tempo para isso, daí a necessidade de criar um site onde seja possível comprar tudo de um jeito simples", afirma o menino.

Com o aplicativo, uma loja parceira se torna responsável por juntar todos os itens da lista e entregar para o cliente. A loja fica com 90% do valor da venda, e os outros 10% vão para a David e seus sócios. Algumas matérias falaciosas andam dizendo que ele ganha 100 mil reais por mês o que certamente é uma mentira.Pelo site do aplicativo, ele tem apenas 8 escolas cadastradas, então se ele fica com 10% do valor da venda, ele tem que vender 1 milhão por mês através do site para ter esses supostos 100 mil de lucro, e se este valor é apenas de faturamente, ele se torna irrelevante, pois ilustra um ganho de apenas 10 mil reais, que ainda precisa retirar os gastos operacionais, e considerando que só se vende material escolar uma vez por ano, temos um negócio que não parece tão frutífero assim.

Sócios? Sim, o pai de David, João Kepler, 44, foi o investidor do negócio. Não apenas bancando o preço inicial de desenvolvimento do aplicativo, como também o vídeo promocional. Também foi Kepler quem trouxe mais três sócios para o negócio: dois programadores e um designer.

"São eles que tocam a empresa. Meu filho foi o criador da ideia e atua mais como divulgador do negócio. Ele não tem um cargo, carteira assinada ou horário fixo. A única obrigação dele é tirar boas notas na escola", afirma Kepler.

Nesta afirmação o pai deixa praticamente claro que seu filho não é exatamente um empreendedor, e sim uma forma diferente e inteligente de se vender o produto, afinal ele atua como “divulgador do negócio”. Sabemos que é uma empresa que os outros sócios são programadores e designers adultos e, mesmo assim, apenas David aparece publicamente como cérebro da equipe.

Existe ainda uma segunda informação importante sobre João Kleper. Ele não é apenas um rico empresário formado em Negócios pela Universidade de Miami, ele também é o proprietário de uma empresa chamada de "Anjos do Brasil", criada justamente para investir em negócios de pequeno porte. João Kleper utilizou sua própria empresa para financiar a "ideia" de seu filho, que como foi bem sucedida, se tornou o principal elemento de marketing da própria Anjos do Brasil. Você pode conferir o perfil do empresário em seu LinkedIn.

É bastante claro também que as falas públicas do menino são constituídas de textos ensaiados. O vídeo abaixo retrata uma das apresentações mais populares do "jovem" empresário:

Este tipo de notícia incentivando o empreendedorismo mirim sempre foi muito comum nos Estados Unidos, e parece agora que os jornais brasileiros estão tentando adotar a mesma estratégia. O objetivo vai além de incentivar este tipo de iniciativa, mas também vender o importante mito de que tudo que alguém precisa para se tornar um empresário bem sucedido é uma boa ideia e o trabalho árduo.


39

Comentários

Davi Braga: um empreendedor de 14 anos ou uma jogada publicitária?
  • "O objetivo vai além de incentivar este tipo de iniciativa, mas também vender o importante mito de que tudo que alguém precisa para se tornar um empresário bem sucedido é uma boa ideia e o trabalho árduo."
    Esse recorte é suficiente pra explicar de maneira clara e objetiva a situação!

      • deus ti dará a sabedoria infinita se vc for fiel aos mandamentos dele...independentemente de religião..ele quer que vc busque ele...ou seja ele quer disposição... dai Então...ele ti ajudará não somente na área financeirs..mas tbm no conjugal e espiritual...vc sera abençoado em tudo que vc for fazer aq na terra...desde que vc tbm não esqueça de ajudar...riqueza compartilhada...é riqueza abençoada....tudo q vc for executar em prol do bem .. vai prosperar pq tem a mão de deus...
        .

          • Criatividade o nome do meu app...
            É por isso que muita gente ainda vive a custa de patroes e ficam submetidas a carga horárias intensas. .. é pq nao aprendeu ter deus no coração. .buscai deus primeiro e as outras coisas serão acrescentadas...e pra responder a sua pergunta...sabe pq Albert Einstein foi um grande cientista? Pq ele nunca desvendou as suas fontes a ninguém.

              • Apoiado....

                  • ...tive o mesmo intelecto desse garoto em questão a relação ao empreendedorismo a 5 anos ...lancei um app e faturei e faturo o suficiente para as minhas viagem internacionais...me auto me sustento bem...ajudo algumas entidades e tenho vários projetos sociais com essa mulekada que ja estão sendo elaborado. ...mais ele errou no essencial. .que foi em agradecer a deus em primeiro lugar...e no fundamental que é criatividade. .. mais ele é novo..e atingirá sua plenitude e não sera mais manipulado ...

                      • Qual app você criou?

                          • Criatividade o nome do meu app...
                            É por isso que muita gente ainda vive a custa de patroes e ficam submetidas a carga horárias intensas. .. é pq nao aprendeu ter deus no coração. .buscai deus primeiro e as outras coisas serão acrescentadas...e pra responder a sua pergunta...sabe pq Albert Einstein foi um grande cientista? Pq ele nunca desvendou as suas fontes a ninguém. ...

                          • Olha ai o pai trambiqueiro, conversa fiada e olhe que fui metralhado por que fui dizer que isso era suspeito, mais apareceu uma porção de besta apoiando essa enrolada...até o pai dele foi dar explicações sobre a prisão dele nesta reportagem abaixo.http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/09/suspeito-de-estelionato-e-preso-no-aeroporto-zumbi-dos-palmares.html

                              • Como eu também suspeitava. Tá na cara que esse cara estava usando a imagem do garato para marketing e os valores mensais também eram mentiras, para chamar mais atenção. E ainda tem gente cega que não vê isso. Fazer o que, né.

                                • Mas o que devemos ter em mente é que nada nesse processo veio do menino. Nem a ideia, nem o aplicativo, nem nada. Ele só é o rostinho de uma criança para alavancar as vendas, ser diferencial pra chamar a atenção. Devemos sim incentivar jovens a ter ideias, ser empreendedores, e vemos muito disso aqui no Brasil. Devemos incentivar jovens brilhantes, e da créditos. Pelo que vi esse menino é apenas mais um da alta sociedade sendo usado pela máquina. Nada de brilhante, nada de especial. Abraços.

                                    • Mas o que devemos ter em mente é que nada nesse processo veio do menino. Nem a ideia, nem o aplicativo, nem nada. Ele só é o rostinho de uma criança para alavancar as vendas, ser diferencial pra chamar a atenção. Devemos sim incentivar jovens a ter ideias, ser empreendedores, e vemos muito disso aqui no Brasil. Devemos incentivar jovens brilhantes, e da créditos. Pelo que vi esse menino é apenas mais um da alta sociedade sendo usado pela máquina. Nada de brilhante, nada de especial. Abraços.

                                        • http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/09/suspeito-de-estelionato-e-preso-no-aeroporto-zumbi-dos-palmares.html

                                            • Pelo o que eu entendi. O menino teve apenas uma ideia. Assim como eu já tive, lá em 2001 em fazer um telefone montavel por partes. Tipo, como num PC. Onde vc compra as peças que quiser, da marca que quiser e vi montando. Com o tempo, era só fazer alguns up-grades, como memória, processador e manter a tela e a carcaça. Ou seja, O menino teve apenas a ideia e os pais estão usando sim a imagem do menino para ganhar mais notoriedade perante a mídia especializada. Afinal, quem não gosta de um "prodígio". E outra, a ideia dele nem é original. Quem nunca pensou nisso que levante as mãos \o/ Quem tem filhos sabe que não dá para comprar tudo numa loja só. É preciso garimpar para poder gastar menos. E o mesmo acontece com esse apps. Não dá para comprar todo o material por ele. Pois em algum lugar, vc deve encontrar materiais mais baratos. Ou seja, não deve ter grande demanda. Ou vai me dizer que vc ia comprar um livro por esse apps que custa 60 reais e deixar de comprar em uma outra loja que custa 35 ou 45 reais? Ou seja, Marketing e mais Marketing, isso sim. E ainda usam um menino se fazendo de prodígio para ganhar mais marketing ainda.

                                                • Uma errada, Steve Jobs ajudou na construção do apple i

                                                    • Vejo que muitos estão defendendo o menino dizendo que qualquer criança poderia ter uma boa ideia, que não é nada de mais ele ter tido essa ideia e bla bla bla, realmente, concordo com isso, mas a questão é: Se ele fosse tocar a ideia sem a ajuda do pai, se ele tivesse que investir conhecimento, habilidade de negociação pra conseguir investidores e tudo mais, será que daria resultado? Esse que é o x da questão, grande mer** ele ter tido uma ideia, aifnal, todo mundo aqui já teve uma boa ideia, mas o problema é saber como começar e qual caminho seguir, e levando isso em consideração, ele é só mais uma criança que cheira leite, chupa chupeta e mija na cama.

                                                        • Vamos por partes:

                                                          Primeiro de tudo: faturamento é igual a receita, ou seja, o total de vendas realizadas pela empresa. Lucro é o resultado de receitas menos despesas.

                                                          Faturamento médio é a soma de todo o faturamento num dado período dividido pelo total do período. Exemplo: se uma empresa faturou R$ 120 mil em 12 meses, logo ela teve um faturamento médio de R$ 120 mil / 12 meses = R$ 10 mil por mês.

                                                          Em todas as matérias, está sendo divulgado que o List-it faturou, em média, R$ 100 mil por mês, e que a comissão é de 10%. Logo, a receita da empresa foi de cerca de R$ 10 mil por mês. Disso, ainda devem ser descontados os custos de impostos, operacional, marketing etc.

                                                          Com 3000 clientes ativos, o ticket médio é de cerca de R$ 33,00 por cliente por mês. Ou cerca de R$ 500 por cliente por ano (considerando que, normalmente, as compras são feitas uma vez por ano).

                                                          Qualquer pai ou mãe sabe que não é nada difícil gastar isso anualmente com material escolar. Fora que quanto maior o número de filhos, maior o gasto.

                                                          Sobre o Davi ser ou não o empreendedor a frente do negócio

                                                          - Steve Jobs nunca fabricou um computador ou tocador de mp3
                                                          - O Jorge Paulo Lemman (um dos sócios da AmBev, que também são donos do Burger King), não faz as cervejas ou hamburgers

                                                          Em ambos os casos, seus fundadores são (ou foram) excelentes gestores e vendedores.

                                                          Sobre a apresentação ensaiada

                                                          Qualquer profissional que queira fazer uma palestra decente, precisa se preparar, ensaiar e treinar. Certamente, o Steve Jobs treinou infinitas vezes antes de qualquer lançamento de produtos da Apple. O mesmo vale para qualquer dono de empresa ou profissional ao redor do mundo que dependa de seu marketing pessoal para ser bem sucedido.

                                                          Mesmo na entrevista, é bastante provável que o Davi tenha uma assessoria de imprensa a sua disposição. Parte do trabalho da assessoria é orientar o cliente a respeito de como falar diante das câmeras. É o mesmo exercício de um jornalista ou apresentador de programa de TV.

                                                          Sobre o seu pai João Kepler

                                                          O João é um dos investidores-anjo mais conhecidos do país. Se ele investe e oferece todo o suporte do mundo para os filhos dos outros, porque não investir no seu próprio filho?

                                                          Já a Anjos do Brasil é um entidade sem fins lucrativos que promove o investimento-anjo no país. Como qualquer entidade, com ou sem fins lucrativos, tem o seu papel no mercado.

                                                          Se o Davi é uma jogada de marketing, ele está sendo muito bem sucedido. Espero que sirva de inspiração para outros empreendedores, crianças, jovens ou adultos.

                                                          Sobre o Tudo para Celular

                                                          Comprei um celular há 6 meses. O Tudo para Celular teve uma grande contribuição para que eu comprasse um modelo que atendesse todas as minhas necessidades. Consegui isso graças aos comparativos disponíveis gratuitamente no site.

                                                          Entretanto, fiquei decepcionado com a qualidade desta matéria que, na minha opinião, teve suas informações muito mal analisadas e apuradas. O título do artigo é bastante polêmico e certamente está gerando muito tráfego ao site, mas o conteúdo em si está muito aquém do conteúdo normalmente produzido por vocês.

                                                          Espero que vocês continuem fomentando o empreendedorismo por aqui, mas com mais cuidado e responsabilidade sobre o que publicam. Afinal, seus leitores usam este canal para se informar e orientar.

                                                          Sucesso para vocês!

                                                            • Quanta merda escrita. Tá defendendo lixo com lixo. Garoto chatíssimo, com texto claramente decorado (o problema não é ser decorado, o problema é ser chato e não acrescentar nada), totalmente laranja num golpe de marketing óbvio, básico e mentiroso. Só defende esse engodo chatérrimo os baba-ovo do pai dele.

                                                                • Mas o que devemos ter em mente é que nada nesse processo veio do menino. Nem a ideia, nem o aplicativo, nem nada. Ele só é o rostinho de uma criança para alavancar as vendas, ser diferencial pra chamar a atenção. Devemos sim incentivar jovens a ter ideias, ser empreendedores, e vemos muito disso aqui no Brasil. Devemos incentivar jovens brilhantes, e da créditos. Pelo que vi esse menino é apenas mais um da alta sociedade sendo usado pela máquina. Nada de brilhante, nada de especial. Abraços.

                                                                    • Uma errada, Steve Jobs ajudou na construção do apple i

                                                                      • A palestra do Menino é muito travada, mecânica, sem gosto, mas acho que é devida sua idade. Talvez melhore com o tempo.

                                                                          • Minha opinião é de que a reportagem foi igual a daquelas revistas tititi
                                                                            Reportagem maldosa e com o único objetivo denegrir a imagem de um empreendedor que tem sucesso .
                                                                            Se o filho é ou não empreendedor, se foi o dinheiro do pai , o que importa ? Sorte a dele de o pai dele ter dinheiro p investir numa excelente ideia.
                                                                            Esse comentários maldosos aqui me parece que é inveja.

                                                                            • Aprendeu a mentir com o pai http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/09/suspeito-de-estelionato-e-preso-no-aeroporto-zumbi-dos-palmares.html

                                                                                • Tal pai, tal filho: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/09/suspeito-de-estelionato-e-preso-no-aeroporto-zumbi-dos-palmares.html

                                                                                    • Filho de bandido http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/09/suspeito-de-estelionato-e-preso-no-aeroporto-zumbi-dos-palmares.html

                                                                                        • Pai desse moleque é um bandido mentiroso. Tal pal, tal filho: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/09/suspeito-de-estelionato-e-preso-no-aeroporto-zumbi-dos-palmares.html

                                                                                          • Cara, Fatura é DIFERENTE de Lucrar

                                                                                              • Qual o problema em o moleque ter 14 anos e se inspirar no pai como empreendedor? Não o conheço de perto, mas acompanhando o trabalho do João Kepler tenho plena certeza de que a ideia deve sim ter sido do moleque. O que falta pra maioria dos garotos de 14 anos no Brasil que ele aí tem nem é o dinheiro, mas uma educação empreendora. Qualquer criança é capaz de enxergar um problema e se "por quê?", por que com o Davi teria q ser diferente?

                                                                                                  • O pai do menino é um "marketeiro" nato. Esse valor dos R$ 100.000,00 deve ser a receita total que o aplicativo gerou. É muito grana para arrecadar mensalmente. Se a loja fica com maior parte, acho improvável esse valor mensal. É marketing puro. É aquela famosa frase "a propaganda é a alma do negócio"

                                                                                                    • Mas é exatamente isso, uma boa ideia e trabalho árduo!!! Quem escreveu essa matéria é algum marxista lobotomizado, que sofreu lavagem cerebral marxista...E tem algo de ruim em incentivar o empreendorismo individual? Fazer as pessoas prosperarem e usarem de sua capacidade inata inventiva? E por isso Lenin afirmava: "O filho tem que odiar o pai, senão não será comunista!"...E ainda querem "culpar" o pai "opressor" capitalista que estudou em Miami por ter ajudado o filho a prosperar!!! Que matéria podre, mal caráter e comunista!!!

                                                                                                        • Acho que o marketing do "menino usado pra lucrar a empresa" vai ser muito mais polêmico que "o menino que dava lucro". Se der polêmica aí sim que o tal app vai render kkkkkk.

                                                                                                            • Estão é usando a imagem do menino para se ter mais marketing. Assim como os valores de ganhos divulgados. E eu não vejo isso com bons olhos. Se aproveitando da imagem de um garoto, recém saído da infância só para ganhar mais notoriedade como se ele fosse um "Gênio" E os resonsáveis reais é ficam com o lucro. E que não é isso tudo não. Daqui a pouco vão abrir capital e como já tem marketing pesado em cima, não demorará para as ações subirem como um foquete da NASA.

                                                                                                              Eu repudio isso. Se aproveitar da imagem de um inocente e mentir nos valores ganhos para se ganhar mais notoriedade e dinheiro.

                                                                                                              Anjos do Brasil. Só se for Anjos do Inferno.

                                                                                                                • Estou para duvidar desse faturamento de 100 mil por mês.

                                                                                                                  "Com o aplicativo, uma loja parceira se torna responsável por juntar todos os itens da lista e entregar para o cliente. A loja fica com 90% do valor da venda, e os outros 10% vão para a David e seus sócios."

                                                                                                                  Pelo site dele, ele tem 8 escolas cadastradas, então se ele fica com 10% do valor da venda, ele tem que vender 1 milhão por mês através do site para ter esses 100 mil de lucro, e isso com 8 escolas? Ta bom.

                                                                                                                    • Esse mlk é estranho isso sim

                                                                                                                        • Se ganha ou não eu não sei, mas que ganha algo bom ele ganha

                                                                                                                            • Excelente jogada de marketing!

                                                                                                                                • Ele não ganha 100 mil por mês, impossível...

                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                    Windows

                                                                                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                    Economia e mercado

                                                                                                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista