LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto de lei que proíbe Uber em São Paulo é aprovado por vereadores na primeira votação

01 de julho de 2015 38

O projeto de lei 349/2014 que proíbe as atividades da Uber em São Paulo foi aprovado ontem (30) pelos vereadores em uma votação que teve a esmagadora maioria de 49 votos contra 1. A proibição se aplica ao transporte remunerado em carros particulares cadastrados em aplicativos. Ou seja, trata-se de favorecer a classe dos taxistas, que se manifestam contra a startup de caronas em diversos lugares do mundo.

A votação aconteceu pouco tempo depois de um debate na Câmara para discutir como a Uber deveria ser vista aos olhos da lei, e caso fosse permitida de atuar, quais seriam os órgãos reguladores. A ocasião foi palco de protesto das cooperativas de sindicatos de taxistas, que mencionaram até que motoristas de táxi sofriam ameaças de morte.

O único vereador que votou contra o projeto de lei foi vereador José Police Neto (PSD), que foi vaiado pelos manifestantes presentes no local. Para ele, a solução não seria a proibição, mas sim a determinação de regras para garantir a seguranças dos passageiros que utilizam o serviço da Uber. Acrescentou ainda que a concorrência que o aplicativo oferece é vantajosa para trazer melhorias nos serviços entre os concorrentes, além de melhores preços.

O projeto de lei agora deverá passar para sua segunda votação na Câmara Municipal de São Paulo antes de ser entregue ao prefeito Fernando Haddad.

A Uber se pronunciou em seu blog a respeito do resultado, e afirmou que até o texto chegar às mãos do Prefeito, o serviço continuará operando normalmente em São Paulo. O anúncio fala sobre os 200.000 e-mails enviados pela população paulista aos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, em um ato a favor da Uber. Obviamente não foi de muita ajuda por se tratar de grandes interesses e lucros de certas partes envolvidas.

O post da Uber ainda disponibilizou o email do vereador José Police Neto para que as pessoas possam agradecê-lo por ter sido o único voto contra a lei que proíbe o aplicativo. Caso o texto seja aprovado e transformado em lei, a Uber e outros serviços que descumprirem a nova regra serão multados em R$ 1,7 mil e terão os veículos apreendidos.

São dias difíceis para a startup que quer ser a mais valiosa do mundo. Além dos problemas em São Paulo, na França, após manifestações violentas de taxistas, os diretores da Uber foram presos e serão julgados no dia 30 de setembro.


38

Comentários

Projeto de lei que proíbe Uber em São Paulo é aprovado por vereadores na primeira votação
  • A questão é! Para ser taxista é uma rigalia muito grande. Temos que exercer atividade remunerada, cadastro na prefeitura, não podemos ter passagem pela polícia, temos que está com o carro padronizado, temos que ir ao Inmetro legalizar o taxímetro anulmente, temos que passar por exames psicológico, temos que vistoriar o veículo na prefeitura anualmente. 30% de desconto depende do carro e o proprietário tem que ficar no mínimo dois anos com o veículo. Descontos no IPVA? Vocês sabem quanto custa um seguro para táxi? Vocês sabem quanto custa esta maratona de burocracia para o carro permanecer regularizado? Garanto que os descontos não chegam nem perto dos nosso gastos. O transporte irregular de passageiros se torna mais barato por não terem esses gastos, como qualquer outro comércio clandestino.

      • Então se eu não preciso dane-se os outros né?

        • Imagine que você tenha um motorista particular. Aí ele te leva para o trabalho, de lá ele busca seu filho no curso de inglês e leva para escola, daí ele leva a sua esposa ao cabeleireiro e na volta busca todo mundo para sua casa. Isso é ilegal? Não. Aí aparece uma empresa que te oferece o mesmo serviço, só que agora você não precisa pagar pelo salário em tempo integral do motorista, já que no máximo precisa dele por 2 horas diárias. Então só vai pagar pelo tempo que usa o serviço, parece justo não?Nessas horas que o motorista fica ocioso, ele poderia estar trabalhando e ganhando mais dinheiro. Então se você PODE compartilhar seu motorista particular com outros amigos, por que não a empresa não pode compartilhar? Trabalhei como "guia" em evento governamental e no evento tinha vários motoristas com carros alugados por eles mesmos que levavam e traziam quem fosse relacionado ao evento com uma diária paga pelo governo. Transporte particular. Não é público. Não é táxi.

            • Duas horas diárias de um motorista creio eu que dá para pagar uma prestação de um automóvel.

                • E ainda assim os taxistas tem desconto na compra de carros, dá pra acreditar?!?

                    • Acho que o correto seria implantar um serviço semelhante ao uber,e fosse controlado por uma cooperativa ou algo parecido com certeza teríamos um preço melhor nas corridas e não teríamos dinheiro saindo do Brasil, uma das coisas que não gosto é ver o dinheiro saindo para fora isso faz mal a economia do Brasil que já não é das melhores. E sei também que o atual modelo de táxi está ultrapassado pois tem intermediários sem precisão

                  • Entendo perfeitamente, só não concordo com o ultimo argumento. Deixa de ser particular e torna-se público, a partir do momento em que vc está prestando serviços para qualquer desconhecido... No seu exemplo (muito bom inclusive) vc faz analogia com um conhecido emprestar o motorista para outro.

                      • Não é público porque o motorista não é obrigado a levar todo mundo que encontre, não tem divulgação pública e nem pertence ao poder público.

                          • Rsrsrsrs.... Não falei no sentido ao pé da letra! Quis dizer que está aberto para quem quiser! Não preciso ser amigo do motorista e o mesmo, provavelmente, se tudo estiver normal, irá aceitar meu pedido... Ele entrou nessa para trabalhar.

                              • Então, você pode emprestar seu motorista particular para seu amigo, e seu amigo não precisa conhecer o motorista. '-' Tá aberto para quem quiser, mas nem todos podem ter acesso já que celular com internet e requisito mínimo, no táxi não precisa de nada, só encontrar ele, já que ele é ostensivo e o Uber não.

                          • Mas deve-se levar em consideração que a licença para o taxista dirigir é caríssima, além dos impostos. Já com o UBER, além de não pagar licença, não paga impostos. Isso é concorrência desleal.

                              • Mas quem disse que os taxistas pedem para que o preço da licença caia? Não pedem pois poderiam ganhar mais concorrentes, eu mesmo consigo atender turistas melhor que muito taxista que não sabe o básico de inglês, espanhol e francês, teria uma licença só para levantar uma grana aos finais de semana ou no meu tempo livre. Faria o curso preparatório numa boa, teria a vistoria do meu carro como os demais e nem cobraria bandeira 2. Todo mundo que não se importe com o visual feio do carro iria ter uma licença se ela fosse barata, 30% de desconto no carro e não pagar IPVA é sonho! Mas quem disse que eles querem esse tipo de concorrência? O Uber paga impostos da mesma forma que taxistas pagam, ou você acha que por transportar pessoas os motoristas devem pagar mais? O que diferencia dar carona e o passageiro ajudar com a gasolina disso? Eu estudar num lugar onde várias pessoas estudam e para privar as ruas de 4 carros extras eu transportar todas elas e pedir colaboração para manter o carro? O problema não tá no Uber e sim na legislação e no serviço de táxi.

                                  • E tem "turismo" aí em Brasília? Quando vejo reportagens sobre turismo no Brasil, fala-se mais do RJ e do Nordeste.

                                      • Brasília é referencial em arquitetura a nível mundial. O turismo aqui é mais voltado para área política, jurídica, empresarial e ecológico. O Cerrado é mais ameaçado de extinção que a Amazônia, mas ninguém fala dele. É a manipulação da TV meu caro.

                                        • Brasília em si é algo fantástico, tem o lago paranoa, esplanada dos ministério ,palácio itamaraty,estádio nacional de Brasília, ponte jk, eixo monumental,catedral de Brasília tem muito mais, Brasília tem muito além do que mostram na TV.

                                          • Aqui em SP, os taxistas pedem para que se concedam mais alvarás, mas a prefeitura se recusa, alegando que a quantidade de táxis já é o suficiente.

                                              • Tenho CERTEZA que não é a prefeitura que se recusa! kkk Muito engraçado, conta outra piada. Cartel e corporativismo meu amigo, qualquer coisa que lute contra isso devemos apoiar.

                                                  • Estou falando sério. Talvez a realidade de Brasília seja diferente, mas em São Paulo, já passou várias reportagens sobre a reivindicação dos taxistas solicitando mais alvarás, mas a prefeitura se recusando.

                                          • Mais uma vez a burocracia estatal gerando monopólios, obrigando a população a pagar mais caro em serviços ineficientes. Tipico caso do capitalismo pão com ovo do Brasil.

                                              • A questão é até que ponto beneficiam a população e até que ponto prejudicam os taxistas? Não é apenas proibir mas avaliar o que favorece a populaçãoe propro medidas de melhorias, já que andar de taxi não é nada barato em um país onde não temos um retorno de impostos

                                                  • tem que proibir mesmo esse serviço é um grande sonegador de impostos e sempre tem casas envolvendo motoristas vagabundos

                                                    Android

                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                    Android

                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                    Windows

                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                    Economia e mercado

                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista