LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Depois de protestos de taxistas, Câmara do DF também aprova lei que proíbe atuação do Uber

01 de julho de 2015 4

A Uber enfrenta diversos desafios na justiça ao redor do mundo, e no Brasil não apenas São Paulo aprovou a lei contra o aplicativo, na primeira votação dos vereadores, como também o Distrito Federal segue na mesma direção.

A Câmara Legislativa do DF aprovou ontem o projeto de lei que regulamenta os serviços de táxis e proíbe motoristas que não possuem licença de taxistas de operarem nas ruas. Diferente - mas nem tanto - da votação em São Paulo, os distritais aprovaram o texto em unanimidade. Os vereadores paulistas tiveram um voto contrário à proibição de serviços como a Uber.

Segundo o distrital Rodrigo Delmasso (PTN), autor da proposta, os motoristas regulamentados deverão ser inclusos em uma lista que seria organizada pelo sindicato dos taxistas (Sinpetaxi) e entregue à Secretaria de Mobilidade. Esta, por sua vez, faria a gestão com as empresas de aplicativos. Ele defende a proibição de qualquer atividade fora deste padrão.

Aplicativos de transporte individual com carros executivos e particulares, como o Uber, serão proibidos.

Esta deve ter sido a última seção antes do recesso legislativo, e o texto aprovado agora será encaminhado para a sanção do governador Rodrigo Rollemberg. Em Brasília, os taxistas também organizaram uma onda de manifestações, incluindo um buzinaço realizado nesta segunda-feira (29) em frente ao Palácio do Buriti, sede do governo do DF. Maria Santana, presidente do Sinpetaxi, disse que a Uber é uma concorrência desleal.

Não cumprem lei, não têm subordinados, não são cadastrados. Eles estão roubando nossos passageiros e não pagam nada, como taxas. É uma concorrência desleal.

Os taxistas reclamam também que a fiscalização fica sempre "em cima" dos táxis e "se esquecem dos outros". Outros afirmam que tiveram prejuízo de até 40% em relação ao ano passado, por causa dos carros que utilizam o app da Uber e da inflação.


4

Comentários

Depois de protestos de taxistas, Câmara do DF também aprova lei que proíbe atuação do Uber
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista