LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dilma diz que governo está atento ao avanço das OTTs no Brasil e poderá acionar Anatel e Cade

09 de outubro de 2015 22

A presidenta Dilma Rousseff disse que o governo está atento ao avanço das empresas over-the-top (OTTs) no País e que pode acionar a Anatel e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para quem ainda não está familiarizado com o termo, OTT ou over-the-top é o nome dado à distribuição de conteúdos audiovisuais através de plataformas via IP, ou seja, transmissões pela internet, como a Netflix, por exemplo, e que estejam fora do controle dos distribuidores tradicionais.

Esse tipo de serviço tem assustado, em específico, as operadoras móveis no Brasil e as concorrentes como a NET, que afirma que a Netflix é uma concorrência desleal por não pagar os mesmos impostos. Com isso, abre-se a possibilidade de que o Brasil imponha impostos sobre essas empresas. Além disso, especula-se bastante sobre o risco de perda de base de usuários das operadoras de TV por assinatura devido a essas plataformas de distribuição de conteúdo pela internet.

Na noite dessa terça-feira, 6, a presidenta disse durante a abertura do Congresso da Abert que a possibilidade de acionar a Anatel e o Cade é com o objetivo de coibir condutas anticompetitivas ou muito assimétricas dessas novas companhias no mercado, "como muitas vezes ocorrem diante da internacionalização ou da globalização das comunicações".

A presidenta afirmou ainda que essas empresas tem fortes efeitos sobre a receita do setor de radiodifusão no país e que elas desafiam a nossa estrutura normativa. Ao mencionar o setor de "radiodifusão", fica evidente que Dilma se referia também às plataformas de streaming de música, como o Spotify.

Dilma deixou bem claro que o investimento das empresas OTTs no Brasil é bem vindo, mas garantiu que isso deve ocorrer em um ambiente saudável, e que buscará as melhores condições para o consumidor e para defender a concorrência. Isso significa que os dois órgãos mencionados deverão ficar "na cola" das companhias estrangeiras de streaming para evitar que haja um avanço muito desproporcional no país.


22

Comentários

Dilma diz que governo está atento ao avanço das OTTs no Brasil e poderá acionar Anatel e Cade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista