LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm continua perdendo mercado para MediaTek de forma acelerada

05 de novembro de 2015 21

As coisas não estão fáceis para a Qualcomm, a gigante fabricante de chips tinha uma participação de mercado em 2013 de incríveis 95% de todos os processadores móveis, esmagando Intel. No entanto, 2014 e 2015 não tem sido bom para a empresa, que no ano passado a sua quota de mercado caiu para 66% e este ano os números não parecem bons também. Para os próximos anos, a Qualcomm vai enfrentar desafios maiores como a competição que está se preparando para a batalha, especialmente no maior mercado de smartphones do mundo – a China, onde a empresa teve metade de sua receita em 2014.

Problemas da Qualcomm estão relacionados principalmente à MediaTek, a fabricante de chips de Taiwan que vem ganhando terreno nos últimos dois anos e este é o lugar onde a quota de mercado perdida da Qualcomm seguirá. Você já deve ter notado que vários smartphones chineses topo de linha estão vindo com processador Helios da MediaTek, como o Xiaomi Redmi Note 2 Prime, o Meizu MX5 e o HTC One M9+, e isso significa que o Snapdragon está sendo abandonado lentamente. No início deste ano, a empresa teve outro golpe em seu peito, com a Samsung decidindo apostar apenas no Exynos 7420 em toda linha de flagships Galaxy de 2015.

E há mais: em conjunto com a venda de processadores, a empresa também trabalha com a venda de chips de banda base para dispositivos móveis – componente responsável por trazer o modem de conexão em seu telefone. Qualcomm ainda detém 64% desse mercado ao arrecadar US$ 4,7 bilhões, mas MediaTek está seguindo de perto, como os analistas esperam que a quota de mercado da empresa de Taiwan possa chegar a 40 ou 45% neste negócio. Nem tudo está perdido, no entanto. Samsung é suscetível de trazer de volta o chipset Snapdragon em seu high-end Galaxy S7 para o próximo ano, e vários outros grandes nomes como LG que vem escolhendo os chips da Qualcomm para seus dispositivos.

Dito isso, será interessante ver como o mercado vai esquentar. Como MediaTek está se preparando para entrar nos mercados norte-americanos e europeus, outras fabricantes de chips também estão trabalhando para obter uma fatia do bolo. Huawei anunciou recentemente o seu novo chipset Kirin 950 com desempenho monstro, e Intel também está trabalhando duro para ganhar terreno no mundo móvel. Claro que Qualcomm não ficará parada e prepara várias novidades para 2016. Como resultado, em julho, 15% de sua força de trabalho foi cortada em um movimento para economizar US$ 1,4 bilhão, além de várias outras medidas a serem tomadas para recuperar o terreno perdido.


21

Comentários

Qualcomm continua perdendo mercado para MediaTek de forma acelerada
  • Quem tem um Zenfone 2 ou o tablet Dell Venue 8 sabe da potência dos Z3580 da Intel. Falta apenas melhorar a litografia, 22nm ainda está alto.

      • snap 820 promete potencia, mas tbm já há rumores sobre superaquecimento, a qualcomm vai virar a amd dos anos 90/2000 no ramo mobile hahaha, apesar que o snap 620 tá se mostrando superior em alguns teses ao 810 e talvez não esquente. Porém os ganhos que o Kirin e que os próximos exynos prometem vão deixar a qualcomm pra trás se o máximo q ela tiver pra apresentar lgoo for só o 620 (enquanto tenta corrigir o 820). Outra coisa, a qualcomm poderia ter aumentado a potencia da linha 4xx ao invés de só alterar pra 64-bit e atualizar o cortex em essencia, bem como de ter desenvolvido alguma placa gráfica intermediaria decente pra equipar o snap615 porque a adreno 405 perde feio pra 330 e as vezes pra 320... a qualcom quis ser espertinha se aproveitando da fatia de emrcado que tinha, as demais viram o mercado potencial e atacaram. Teve que lançar meio as pressas o 810 (no lg g flex2) e só agora com a nova geração xperia z5/motox force/lumia 950 parece que o aquecimento foi corrigido, enfim, ficou uma safra meio perdida, as outras se aproveitaram e a qualcom tá ficando pra trás, e olha que a qualcom nem tem tanto nome assim no mercado, pq basta a sammy anunciar que o smart é quad-core que já vende hahaha

          • Espero que o fiasco do Snap 810 tenha servido de lição.

              • Samsung podia comprar a qualcomm por completo.

                • Os chips da Qualcomm ainda são os melhores. Tive um Exynos em um Samsung e percebia engasgos...a linha Snapdragon é a melhor! E esse levante Xing Ling vem sem qualidade alguma...

                    • O melhor SOC atualmente do ramo Android é o Exynos 7420 e o pior é o Snapdragon 810...
                      E lag em um Samsung? bom "eu acho" que a culpa não é do processador não...

                        • De acordo com as notícias dos últimos dias, a melhor agora é a kirin 950.

                            • Não, não é, a GPU dele é mais fraca que a do Exynos 7420.

                                • GPU não é tudo... Mas mesmo assim isso é o que dizem na teoria.

                                  O número de gflops pode ser menor, mas com certeza por ser um modelo mais novos entregará uma melhor eficiência gráfica, fora um menor consumo geral.

                                  Vamos ver quando a kirin estiver no mercado de verdade, aí ambos poderemos falar com dados e não debater apenas por achismo.

                                    • Não, a GPU é mais fraca, a T880 "não tem api's suficientes" para compensar essa diferença de potencia, a T880 MP4 é uma mid-end, já a T760 MP8 é uma high-end.

                                      A Huawei tem a mesma mania ridícula da Mediatek de por GPU's "fracas" em SOC's com boas CPU's, olhe o Krin 930/935 ele usa uma Mali-T628 MP4, a GPU do Note 3 la de 2013 é uma T628 MP6...

                                      E GPU é mais importante que CPU, pois tu só vai usar a potencia máxima de CPU de um 7420/A9 se tu for renderizar um vídeo, outros apps não utilizam toda a potencia deles, agora GPU sempre é utilizada em jogos.

                                        • Como falei, vamos esperar chegar no mercado. Aí paramos de especular teorias, e vemos como ela se sairá na pratica.

                                            • Não precisa esperar, não vai superar a T760 MP8, a Adreno 405 tem 45 GFLOPS a menos que a Adreno 320, e a diferença de API's entre elas é bem maior as outras 2 citadas, e essa diferença mal consegue compensar esses 45 GFLOPS, então tu acha que as API's da T880 vão compensar os 75 GFLOPS?
                                              Não cara, não vai.

                                                • cara, não vou me estender muito sobre o assunto, mas gflops não é tudo em uma gpu, tem toda uma arquitetura por traz, Pixel rate, Texture mapping units, Shading units, Memory bus, e o tipo de memoria usada, o maior exemplo disso tudo é o playstation 3 que tinha um Floating-point muito maior que o Xbox 360, mas perdia feio pela Gpu ser mais "fraca", não sei qual das duas gpu é a melhor, mas comparar performance de gpu por gflops, é como comparar câmeras por megapixels.

                                                  Ps: acho que vc se equivocou quando falou de api's, talvez esteja se referindo a arquitetura, provavelmente as duas usam open gl, então usam a mesma api.

                                                  fica um comparativo de R9 390x vs GTX 980Ti: R9 390x tem mais gflops e normalmente perde para a gtx, pois é uma placa mais "simples" porem com mais gflops.

                                                  http://gpuboss.com/gpus/Radeon-R9-39...rce-GTX-980-Ti

                                                    • FLOPS não podem ser usados para comprar GPU's de FABRICANTES DIFERENTES, pois cada fabricante usa "medidas próprias" para chegar naquele valor, mas quando se trata de GPU da mesma fabricante com até 1 geração de diferença os FLOPS pode ser usados sim como medida de comparação.

                                                      E quanto as API's, não, não me equivoquei, e não é apenas Open GL, uma GPU é formada por varias API's.

                                      • Vai esquentar é? eu sei muito bem o que esquenta, e se chama snapdragon hahahaha

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Windows

                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                          Economia e mercado

                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista