LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WhatsApp quer explicar a autoridades brasileiras porque não entrega dados de usuários

04 de maio de 2016 4

Representantes do WhatsApp nos EUA devem se reunir nos próximos dias com autoridades do país para explicar como o aplicativo funcionar e esclarecer porque a empresa não entrega dados de usuários. Segundo informações da Folha de São Paulo, o objetivo é evitar que mal-entendidos provoquem bloqueios do serviço.

Para impedir problemas como o que suspendeu o funcionamento do aplicativo entre os dias 2 e 3 de abril, o diretor de comunicações da empresa, Matt Steinfield, se uniu a uma comitiva de funcionários e viajou ao Brasil para participar de reuniões com a Polícia Federal e outros órgãos nacionais.

O executivo disse à Folha que:

O objetivo dessa viagem é abrir um diálogo aberto e construtivo, de longo prazo, para evitar que [novos bloqueios] aconteçam no futuro.

Os enviados do WhatsApp devem explicar a autoridades locais que o aplicativo não guarda informações além dos números de telefone dos usuários. Além disso, deve esclarecer como opera a criptografia de ponta-a-ponta, implementada recentemente e que impede que o conteúdo de conversas sejam lidos por ninguém além dos donos das mensagens.

Ainda segundo Steinfield:

Desde a prisão [do vice-presidente do Facebook, em março] nós não soubemos de nada do processo. Não houve um pedido de informação ou algo assim. É uma medida que veio do nada e afeta 100 milhões de pessoas que usam o aplicativo em suas vidas.


O WhatsApp foi bloqueado na última segunda-feira (2), seguindo a decisão do juiz de primeira instância de Lagarto (SE), Marcel Montalvão, que deverá prestar esclarecimentos ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O aplicativo voltou a funcionar um dia depois, graças a uma liminar aceita pelo desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Hoje (4), Mark Zuckerberg se pronunciou sobre o caso, convidando brasileiros a participarem de ato em Brasília em favor da internet livre - na prática, contra o bloqueio de serviços e aplicativos no país.


4

Comentários

WhatsApp quer explicar a autoridades brasileiras porque não entrega dados de usuários
  • Dúvido que o facebook não tem essas informações. Como uma empresa compra a outra por milhares de dolares e não tem acesso as informações? É o mesmo que construir uma casa sem porta.

      • As empresas é que tem que se adaptar aos estados, não o contrário. Se o pedido é legítimo, deve ser atendido. Ou seja, todo software ou hardware deve ser feito para atender aos interesses da população de bem e que está do lado do bem, NÃO O INVERSO!

          • A questão é que: ok, o Facebook não é "amiguinho" nosso, só que eles pediram algo que o WhatsApp não tem: histórico salvo de conversas. Eu duvido muito que não leia essas informações ou até tenham, mas não têm aplicado no próprio WhatsApp, o que torna a desativação do serviço uma atitude ridícula e ignorante do juíz.

              • Ridículo é um serviço funcionar da forma que está dentro de um estágio soberano e não servir aí mesmo. Seria a mesma coisa, por exemplo, uma empresa de telefônica impossibilitar o "grampo telefônico", que é fundamental e necessário em muitas investigações.

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Windows

              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

              Economia e mercado

              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista