LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Perigo à vista: Jogos do Rio tem mais de 300 redes Wi-Fi inseguras que podem vazar seus dados

14 de junho de 2016 2

A Kaspersky Lab emitiu um relatório nesta terça-feira (14) que aponta para um problema grave de segurança cibernética na região em que ocorrerão os Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro. Segundo especialistas, há mais de 300 redes Wi-Fi inseguras, que podem ser usadas por hackers para atacar celulares e computadores de turistas.

Cerca de 7% dos mais de 4.500 pontos de acesso nos arredores de locais de prova são protegidos com criptografia WPA-Personal, considerada ultrapassada e facilmente passível de ser quebrada por cibercriminosos. Uma vez invadidas, essas redes podem ser usadas para atrair vítimas em lugares públicos como restaurantes e bares.


A análise foi realizada durante dois dias nos entornos da Vila Olímpica, do Maracanãzinho e dos estádios do Maracanã e Engenhão. O resultado mostrou que a maioria dos pontos Wi-Fi contam com tecnologia 802.11n, que permitem velocidades razoáveis de até 600Mbps, embora tenha havido detecção de roteadores inseguros.

Outro motivo de preocupação foi a quantidade de redes completamente abertas, que podem passar de 800 na região em que acontecem os Jogos a partir de agosto. Esse tipo de rede é ainda mais propenso a atrair hackers, que buscam invadir roteadores para tomar o controle da conexão e, assim, interceptar dados trafegados.

25% das redes WiFi nos arredores dos locais de prova da Rio 2016 são perigosas

A Kaspersky não detalhou exatamente quais roteadores estão vulneráveis, mas se espera que o relatório não inclua as redes Wi-Fi que serão distribuídas por NET e Embratel na Vila Olímpica e locais de prova - segundo a América Móvil, controladora das duas operadoras, serão 60 mil pontos de acesso dedicados exclusivamente aos Jogos.


2

Comentários

Perigo à vista: Jogos do Rio tem mais de 300 redes Wi-Fi inseguras que podem vazar seus dados
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista