LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Taylor Swift, U2 e dezenas de artistas se juntam às gravadoras contra o YouTube no Congresso

21 de junho de 2016 23

A indústria da música está se preparando para uma guerra contra o YouTube e Taylor Swift será uma de suas aliadas. A cantora que já foi tratada pela Apple como porta-voz da comunidade criativa estará ao lado do U2 e mais dezenas de músicos que colocaram seus nomes em uma carta aberta ao Congresso.

Essa carta exige dos legisladores que reescrevam a legislação usada pelo YouTube e outras plataformas web. Eles mencionam que esses serviços que oferecem músicas ameaçam a viabilidade dos compositores e cantores de sobreviver. A lei em questão é o Digital Millennium Copyright Act, de 1998, que regula a forma como as grandes empresas de internet podem usar o material enviado por upload por seus usuários.

Apesar da lei valer para qualquer plataforma, o alvo dessa vez é de fato o YouTube, que por sua vez alega que seu serviço gera bilhões à indústria da música, ao contrário da pirataria. Uma questão importante nessa disputa é que todas as grandes gravadoras estão em discussões para renovar seus acordos de licenciamento com o YouTube.

Embora seja muito parecida com outras batalhas judiciais desse tipo, essa tem um diferencial importante. É a primeira vez que artistas de peso e as grandes gravadoras se unem em um mesmo esforço contra o YouTube.

Isso sugere que caso os legisladores não reformulem o DMCA tão cedo - o que pode mesmo demorar uma vez que eles estarão ocupados com outras tarefas em um ano eleitoral - e o YouTube não ceder as concessões que a indústria quer, então as gravadoras podem não renovar os acordos e cessar de autorizar as músicas na plataforma. Isso é o que acredita Irving Azoff, o organizador da carta.

"Se você é uma das grandes gravadoras e você continuar a fazer negócios com o YouTube, da forma que tem sido atualmente, isso será negativo para todas as pessoas que assinaram a carta. Eu ficaria chocado, depois de apoiar todos esses artistas em uma carta ao Congresso, [se] essas grandes gravadoras dessem meia volta e fizessem voluntariamente prorrogações [do acordo atual] para o YouTube.

Muitos acreditam que trata-se de apenas uma maneira de forçar uma negociação em outros termos com o YouTube. Para Azoff, "esta não é uma disputa de taxas. É muito mais profundo".


23

Comentários

Taylor Swift, U2 e dezenas de artistas se juntam às gravadoras contra o YouTube no Congresso
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista