LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

'Microsoft Car': carro autônomo que roda Windows tem primeiro protótipo nas ruas [vídeo]

11 de maio de 2016 11

A Microsoft também quer seu lugar ao sol no mercado de carros autônomos. Ao lado de Tesla, Google e possivelmente a Apple, a dona do Windows firmou parceria com a empresa de engenharia automotiva IAV para lançar o primeiro protótipo funcional de veículo inteligente. Além de dirigir sozinho, a promessa é que o carro tenha painel equipado com Windows.

Ao contrário do Model S, da Tesla, e de um possível Apple Car, a nova aposta da Microsoft visa criar uma plataforma para modificar e modernizar carros comuns, como o modelo da Volkswagen usado como protótipo. É uma abordagem parecida com a do Google, que também não deve construir seu próprio carro.


No vídeo, é possível ver o carro com a tecnologia da Microsoft em funcionamento. Ele dirige sem a interferência do motorista ao volante, identificando pedestres que podem atravessar o caminho e diminuindo a velocidade. O veículo também freia sozinho ao se aproximar de um semáforo no vermelho.

O painel traz uma versão adaptada do Windows 10. Ainda não se sabe quais funções estarão disponíveis para o condutor, mas uma coisa é certa: a Cortana terá um papel central na experiência.


O carro porém, não tem câmeras ou sensores avançados para rastrear pessoas e sinalização das ruas. Ao contrário de um verdadeiro smart car, ele depende exclusivamente de comandos recebidos via Wi-Fi para funcionar. Isso significa que, ao menos por enquanto, o carro só reconhece semáforos conectados e pedestres com smartbands ou smartphones no bolso.

É uma limitação grande, que só é aliviada em cidades futuristas nas quais esse tipo de tecnologia está embutida em qualquer lugar. Porém, vale lembrar que tudo se trata de pesquisa e desenvolvimento de algo que ainda deverá levar muito tempo para chegar ao mundo real - mesmo o Google, que começou a investir nesse mercado muito antes, ainda está testando seu carro autônomo.

Confira o vídeo completo:


11

Comentários

'Microsoft Car': carro autônomo que roda Windows tem primeiro protótipo nas ruas [vídeo]
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista