LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova política de privacidade do Spotify causa furor, mas não é tão grave quanto dizem

21 de agosto de 2015 6

Usuários estão cancelando contas do Spotify e conclamando seus seguidores nas redes sociais a fazerem o mesmo. O motivo? Um recente relato sobre a nova política de privacidade do Spotify, que alega que a empresa está se assumindo a forma de um "Big Broher distópico".

Isso levou sites de tecnologia na Internet a comentar sobre o assunto. O furor veio sobre a atualização dos termos da companhia, que inclui novas políticas sobre o que o serviço pode e não pode fazer com os dados dos dispositivos dos usuários.

A Wired diz que "você não pode fazer nada sobre a nova política de privacidade do Spotify". E isso é verdade, e nesse caso, vale aquele ditado comum da web: se quer privacidade, não use. O próprio CEO da empresa disse isso, com a polêmica vindo à tona. Afinal, não podemos fazer nada a respeito das políticas de qualquer empresa, a não ser deixá-la de lado.

Uma breve leitura das alterações levanta algumas dúvidas sobre a necessidade da empresa em acessar coisas como seus contatos e fotos. Mas consideremos: se realmente conferirmos, o Spotify não está de fato exagerando tanto quanto a fúria que muitos estão demonstrando.

Vamos mostrar as principais alterações e ver porque não precisamos nos preocupar tanto. Um dos trechos da nova política que nem causado todo esse rebuliço, destacado pela Wired e outros, é:

Com a sua permissão, podemos coletar informações armazenadas no seu dispositivo móvel, como contatos, fotos ou arquivos de mídia. A lei local pode exigir que você busque obter o consentimento de seus contatos para fornecer suas informações pessoais ao Spotify, que pode utilizar essas informações para os fins previstos nesta Política de Privacidade.

Soa como se o Spotify viesse vasculhar nossos smartphones e fazer o download de todos nossos arquivos de mídia e informações pessoais dos nossos contatos. Mas é isso mesmo? O texto diz: com sua permissão", o que sugere que o Spotify enviará um pedido ao usuário antes de coletar qualquer uma de suas informações. A companhia esclarece ainda mais, posteriormente, em um post no seu blog:

Nós iremos sempre pedir por permissões individuais ou claramente informar você sobre a capacidade de excluir o compartilhamento de localização, fotos, voz e contatos.

Mas por que o Spotify tomou essa decisão?

O CEO da empresa, Daniel Ek, diz que essas informações de seus usuários serão usadas para personalizar as imagens da lista de reprodução ou atualizar imagens de perfil, duas características que estão aparentemente a caminho, mas ainda não foram integrados no app.

Há também um recurso "encontrar amigos" que vai deixar o Spotify fazer a varredura de seu livro de endereços e sugerir conexões. Esta é uma função super comum entre aplicações, nós já vimos isso em muitos serviços online, e no caso do Spotify será inteiramente opcional.

E as fotos? Esse aspecto é mais difícil de dar alguma utilidade. Vamos deixar um pouco a paranoia de lado e desconsiderar que o Spotify está interessado em ver nossas fotos de animais de estimação, comidas e passeios. Quando falamos de arquivos de mídia, talvez o Spotify vai adicionar um recurso de encontrar canções ou trazer de volta a reprodução de música local, como ainda há no aplicativo desktop. Muitos aplicativos utilizam as imagens de capas dos álbuns armazenadas no dispositivo para exibir nas miniaturas, ou ainda fazer o download das mesmas e utilizar os arquivos baixados. De qualquer maneira, ele pedirá permissão para isso primeiro.

Vamos agora a uma segunda alteração:

Dependendo do tipo de dispositivo que você usa para interagir com o Serviço e as suas configurações, também poderemos coletar informações sobre sua localização, por exemplo, a localização GPS do seu telefone ou outras formas de localização de dispositivos móveis (por exemplo, Bluetooth). Também podemos coletar dados do sensor (por exemplo, dados sobre a velocidade de seus movimentos, como se você está executando, andando ou em trânsito).

Talvez essa descrição tenha lembrado ao leitor de um recurso anunciado pelo Spotify há algum tempo, que permitiria ao serviço selecionar músicas de acordo com o ritmo dos passos do ouvinte. Claro, para isso é preciso usar o dados dos sensores. Na verdade, não é algo novo em aplicativos e o Spotify demorou para adicionar esse termo.

Vejamos mais uma mudança:

Você pode integrar sua conta Spotify com aplicações de terceiros. Se você fizer isso, podemos receber informações semelhantes relacionadas às suas interações com o Serviço na Aplicação de Terceiros, bem como informação sobre a sua atividade publicamente disponível na Aplicação de Terceiros. Isto inclui, por exemplo, os seus "Likes" e posts no Facebook. Podemos usar cookies e outras tecnologias para coletar essas informações; você pode aprender mais sobre esse uso na seção Informações sobre cookies, outras tecnologias, e coleta de dados de terceiros nesta Política de Privacidade.

Isso é um esclarecimento sobre as modificações, que explica um pouco o que o Spotify pretende fazer. A antiga política diz que poderia optar um punhado de informações da sua conta no Facebook, mas não há nada muito bem especificado como agora vimos acima.

Considerando tudo isso, vale dizer que é bem problemático o fato de que o Spotify não tenha sido tão claro na atualização de seus termos de serviço e precisou que o seu CEO explicasse em um post. Mas também o que foi dito é muito ruído, afinal, não é o fim do mundo. É realmente apenas barulho a respeito de algumas permissões muito simples para futuros e atuais recursos do app.

Por fim, o CEO da companhia disse que em algumas semanas estarão atualizando os termos de sua política de privacidade a fim de refletir melhor o que a empresa fará com os dados dos usuários.


6

Comentários

Nova política de privacidade do Spotify causa furor, mas não é tão grave quanto dizem
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista