LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Para CEO da Nokia, dois e quatro núcleos são gastos inúteis de energia

15 de março de 2012 27

Segundo o CEO da Nokia, Stephen Elop, processadores de dois e quatro núcleos não são tão úteis assim para o usuário final, ficando taxados apenas como consumidores de energia.

Stephen Elop
Stephen Elop

Esta declaração foi feita para o jornal chinês Yangcheng Evening News, durante a apresentação de smartphones da linha Lumia, com Windows Phone embarcado, no país. Este comentário não é tão chocante assim, já que a própria Microsoft não se importa com a quantidade de núcleos que existe nos aparelhos que carregam o sistema operacional. Todos eles são equipados apenas com processadores de um núcleo e fazem o trabalho com perfeição.

A gigante do software - Microsoft - está testando chips com dois núcleos no processador, fabricados pela Qualcomm. Porém, um smartphone com esta quantidade de núcleos deve aparecer só no Windows Phone 8, lá para o final do ano. Outro assunto que merece ser lembrado, é que em outubro de 2011 a Microsoft comentou que adaptaria o Windows Phone 7 para aceitar processadores dual core, com o foco na concorrência dos Androids e iPhones.

Quem também tomou uma escolha pensando pouco no processador foi a Apple. O Novo iPad traz uma evolução muito maior na GPU (placa gráfica) do que no seu processador, que tem a mesma velocidade do primeiro iPad, só que com mais núcleos. Será que o clock dos aparelhos já não está alto o suficiente para gadgets deste tamanho e com baterias pequenas? O que vocês acham?


27

Comentários

Para CEO da Nokia, dois e quatro núcleos são gastos inúteis de energia
  • Precisa Sim, cada vez melhorar, essa merda de gostarmos de coisas simples e que fazem o brasil vender porcaria pra gente.

    Vê se nos Eua ou na europa vende carro sem ar condicionado ou 1.0

    porque essa galerinha que fica contente com qualquer porcaria. A mesma coisa acontece com o celular, temos que cobrar uma bateria melhor, Tenho um Galaxy t959 e um Galaxy SII, Muda pouca coisa, o galaxy SII é muito mais rapido para algumas coisas. Porém quem aguenta a bateria é o T959. Tudo que roda em um roda no outro.

    Mas devido ao Processador do SII ele cumpre tarefas mais rapidamente. é o que precisamos. OS gadgets tem que funcionar cada vez mais rapidos, só que devemos exigir uma nova bateria. Parem de querer regredir, ao menos se os processadores single conseguirem a mesma capacidade e velocidade.O mercado é feito pra competir, deixe eles se matarem produzindo coisas. Quem ganha, somos nós que temos uma grande variedade de produtos diferentes. Outra quem não sabe que gasta mais, informe-se como reduzir o consumo da bateria. Quem não quiser um quad core não compra, muito simples.



      • Isso dai é o tipo de opinião que no futuro vai ser vista como piada! Igual aquele super entendido da informatica antiga que disse que "as pessoas jamais vão precisar de computadores em casa"

        ou aquele outro que disse: "existe um mercado potencial no mundo para cerca de 4 computadores" kkkk



        a utilidade surge depois da possibilidade de fazer, os programadores vão criar aplicações que só seriam possiveis depois que tivermos QUAD cores ou mais que isso... ou será que ele acha que o certo é ficar no 1 core pra sempre? que piada!

          • O Android vai sempre demandar mais hardware para executar as mesmas atividades. Não pq é mal desenvolvido como alguns insinuam. O foco do android é permitir fácil adaptação para diferentes configurações de hardware, utilizando uma máquina virtual como base. O código é traduzido em tempo de execução, como acontece nas aplicações web. É mais lento que um aplicativo feito em Visual basic. Mas funciona no windows, linux, no mac, no android, etc. O aplicativo em vb não(sem emuladores ou máquinas virtuais).



            IOS e WP7 são otimizados para um padrão de processador. Por isso a Apple continua presa à Samsung como única fabricante de seus processadores mesmo em guerra com a empresa. Também por isso todos os windows phone usam processadores Qualcomm.



            Como os processadores vão ficar cada vez mais poderosos, Stephen Elop querendo ou não, o sistema Android vai continuar bem.

              • Concordo plenamente com o CEO da Nokia. Afinal, todos os sistemas atuais ( IOS, Windows Phone, Android, etc.) utilizam arquitetura de 32 bits. Pra quê então um smartphone dual-core??? Preferia mil vezes um processador de 1.6 ghz do que um dual de 1ghz. o que vcs acham?

                  • Concordo plenamente com ele.

                    Para que quatro núcleos, para a bateria durar 2 horas por dia?

                      • Também concordo com Stpehen, o'que os Smartphone's precisam é de uma SO totalmente Otimizado para o aparelho nada mais que isso, ate quem sabe um DUAL-CORE para Smart com telas maiores tipo 4,2" a 5,0"

                          • A rapazeada acha que processamemto em massa se dá em árvore! Acorda povo!!!!!

                              • Seria mais interessante desenvolver baterias superpoderosas, e melhorar a capacidade de armazenamento!!

                                  • Eu axo que Quad Core já exagerado nos smartphone

                                      • A galera que viu o dual boot do N9 com Android 4.0 sabe por quê o quad-core está se popularizando. O p.l. Android "puro" é simplesmente incapaz de rodar em qulaquer máquina que tenha menos de 1.2 GHz sem travar. O p.l. Android fez o N9 (que com Meego é extremamente fluido e estável) parecer uma carroça velha com a roda quebrada. Tanto é que, para rodar em aparelhos com clock baixo, o sistema foi adaptado. Agora, imaginem só como seria o WP8!! Se ele roda lisinho em 1.4 single, o estrago que ele faria com 1.5 dual seria imenso.

                                          • um exemplo é o GALAXY S3 . 2 GB DE RAM e Processador quad core.. não é um exagero ? não que ele vai ser ruim por causa disso.. pelo contrario.. vai ser Muito veloz.. não tenho duvidas.. mas também né ? com isso tudo.. impossivel ser lento..

                                              • Ezequeil Windows trava em dual core ? só se for um pc muito lixo.. cheio de erros..

                                                  • Quad core acho um pouco exagerado para smartphones, dual core eu até entendo.. dual core ja é o suficente para rodar videos FULL HD sem travar.. mas oque podemos fazer ? se para cada versão do android.. para cada versão ele brilhar mas e mas.. precisa de um processador monstro.. é assim mesmo.. garanto que o WP8 com processador Dual vai ter o mesmo desempenho dos Quad da concorrencia..

                                                      • A questão é simples... Tudo bem que, com um único núcleo o OS funcione perfeitamente. Se for este o caso, os aparelhos da Nokia deveriam ser mais baratos, certo? O cliente quer saber se esta comprando o melhor hardware possível, então vai comprar com 2 ou mais núcleos não importando se precisa ou não! É o mercado e se a Nokia ficar ai cantando de galo (espertinha) vai ficar mais pra traz do que já esta.

                                                          • Acredito que quad core é puro marketing, não existe necessidade para tanto poder de processamento a menos que incluam funcionalidades como virtualização.



                                                            Mas dizer que dualcore não ajuda, aí não dá pra concordar. O processo em primeiro plano não precisa dividir tempo de processamento com as atividades em background num dual core, evitando engasgos que podem ocorrer rodando programas pesados, como jogos.



                                                            Além disso, os fabricantes estão seguindo na direção dos processadores com mais de um núcleo. O Tegra 3 (quad core) é mais eficiente que o Tegra 2 (dois núcleos) porque utiliza as técnicas mais modernas de fabricação e gerenciamento de energia.



                                                            Se o Stephen Olep acha que não precisa de processadores dual e quad core então precisa convencer os fabricantes. Nenhum deles está preocupado em desenvolver processadores single core.

                                                              • Uma coisa temos de analisar. Esse processadores para smartfones e tablets ficam muito pouco tempo no mercado, logo lançam uma nova versão.

                                                                Antigamente quando éramos limitados a usar os velhos Pcs, as gerações de processadores levavam muito tempo antes de ser lançado seu sucessor.

                                                                Podem até dizer que hoje a velocidade do avanço das tecnologias ocorrem muito mais rápido de que outrora, mas mesmo assim, todo ano tem um novo processador para smarts, e será que aparecem tantas novidades tecnológicas assim que necessitem novos processadores em espaço de tempo tão curto?

                                                                Até para o nosso bolso, é melhor que essas empresas que hoje dominam o mercado (Nokia, Sansung, Apple, Lg) aproveitarem ao máximo o que o hardware oferece ante de ficar ai mudando e impondo que todos compre suas novidades.

                                                                Lembro que o meu primeiro cel foi um Nokia quadrarão , aquele modelo igual ao da gradiente, depois eu só fui comprar outro uns 3 anos após.

                                                                  • eu concordo.. processadores poderosos como quad-core é melhor pra pc

                                                                      • O problema do @ezequiel é que ele generaliza e não percebe que o W8 pra tablets usa arquitetura e, consequentemente, estrutura diferente. Vc acha realmente que eles iriam fazer todo esse estardalhaço por causa de um tablet com W8 que trava e dá lag depois de uma semana? Vc acha que a Nokia abandonaria o Meego só pra usar um sistema que não entrega desempenho suficiente com dual-core? E mais: vc acha REALMENTE que o W8 vai precisar de 4 núcleos pra rodar Shadowgun e navegar na web? Fio, pegue o Lumia 610 e compare com o seu Defy.

                                                                          • Quero ver um tablet com WINDOWS 8 e Dual core.Com pouquíssimo tempo vai ficar mas lento q meu nokia 7373...

                                                                            Qualquer PC com esse sistema operacional estraga com pouco tempo.Lentidão,travadas,etc..Com o W8 não será diferente

                                                                              • KKKKKKK

                                                                                Mais uma merda..

                                                                                Quad core é ótimo..Principalmente para navegação na internet,assistir vídeos em BLUE RAY..Vídeos com qualidade acima de FULL HD(1440p)..Jogos,etc..

                                                                                Tb o tegra 3 é mais econômico q o tegra 2..Se informem mais

                                                                                Meu Defy roda qualquer jogo com processador de 800mhz.Shadowgun,MC3,Dead space,etc....

                                                                                  • Concordo, dois núcleos são só para desperdício da vida útil da bateria!!! Prova disso são os jogos em HD para Android. No começo dos seus lançamentos, a gente sempre escuta que estará disponível para processadores Dual-Core... etc. Mas, sempre arranjam uma alternativa para portar estes jogos para processadores single-core. No final o jogo não fica devendo em absolutamente nada em relação a versão Dual Core

                                                                                      • @Saldanha, esse é o diferencial dos WP, eles rodam jogos poderosos sem precisar de muito hardware. Olhe o 610, por exemplo: vem com o Xbox Kinectmals e só tem 800MHz

                                                                                          • Afirmação estranha uma vez que os jogos estam exigindo mais poder de processamento, agora o pessoal da nokia deveria pelo menos praticar preços mais baixos pelos seus produtos visto que são inferiores a concorrência.

                                                                                              • Se ouver no dispositivo um processador como Medfield dá Intel não precisa não sr. Stephen Elop concordo. Mais a pergunta he os dispositivos que virão com o WP8 virá com o Medfield?

                                                                                                  • Poizé né @wagner, multi-core só pra sistema que é mais pesado e precisa de mais capacidade, como o WP8

                                                                                                      • normalmente, se eu estivesse lá, eu tentaria acertar um sapato ou uma raposa nele, mas, como ele finalmente disse uma coisa que preste...

                                                                                                          • O quad-core é útil apenas para os usuários dizerem que tem um Smartphone quad-core, é tanto que o primeiro comentário que eu ouço quando as pessoas mexem no meu ultimate é "Ele é bem rápido né", mesmo n sendo dual.

                                                                                                              Android

                                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                              Android

                                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                              Windows

                                                                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                              Economia e mercado

                                                                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista