LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
publicar
Usuário
Email
Senha

Junto do Lumia 1020, Nokia lança um novo app de câmera

12 de julho de 2013 31

Quando a Nokia apresentou o Lumia 1020, com sua monstruosa câmera de 41 megapixels, trouxe também uma nova versão do aplicativo que controla as lentes, recursos e o sensor de imagem que está no gadget. O melhor de tudo, é que aparelhos recentes da empresa poderão ter um gostinho deste app, em breve.

Nokia Pro Camera

A tecnologia por trás de tantos pixels na Nokia não é nova, está presente desde o lançamento do 808 PureView, que infelizmente chegou ao mercado com o Symbian controlando tudo. Bem, basicamente o sensor utiliza vários pixels para formar uma mesma imagem de resolução não tão gigantesca, o que ajuda bastante na hora de criar uma imagem com muita riqueza de detalhes, mesmo que ela tenha apenas 5 megapixels.

Este aplicativo utiliza a alta quantidade de pixels para poder criar um zoom que parece ótico, já que a perda de qualidade é bem pequena - zoom digital nunca fica bom, nunca. A mágica que a Nokia diz fazer, reinventando o zoom, é que a imagem de 38 megapixels (não de 41) pode ser aproximada, criando uma sensação de zoom ótico. Para dar mais folga ao processador, a empresa trabalha com uma prévia do arquivo original, que tem apenas 5 megapixels - é como um mapa do Google Maps, que apresenta uma imagem pequena de um quarteirão, mas quando aproximado ele revela todos os detalhes. Em outras palavras, o zoom é um corta e recorta de imagens.

Nokia Pro Camera
Nokia Pro Camera

Por fim, a Nokia Pro Camera, no do app, faz alguns ajustes que são bastante complexos para câmeras de smartphones - e estavam parcialmente presentes no 808 PureView. De uma interface bastante simples, é possível alterar - manualmente - o balanço de branco, a sensibilidade à luz (ISO), compensação de exposição e até o tempo de abertura do obturador. Tudo isso está presente em uma forma de roda, bastante simples de entender e com opção de deixar tudo no automático.

Por fim, todas as mudanças realizadas no app (quando isso tudo é feito manualmente), são apresentadas ao vivo, na tela do smartphone. É mais ou menos como fazem as câmeras compactas, que mostram como vai ficar a foto com certa configuração de luz, evitando imagens escuras demais, ou muito claras.

Bem, isso tudo é a forma como a Nokia trabalha a imagem, de forma bem resumida. A ajuda do novo app é bem vinda e melhor ainda, quando sabemos que ela não será exclusiva para o Lumia 1020. A empresa finlandesa afirmou que este app será entregue, em pouco tempo, para os Lumias 920, 925 e 928. Todos estes aparelhos contam com a tecnologia PureView.

O Nokia Lumia 1020 está disponível na BelaPlay por R$ 1.269 e na Balão da Informática por R$ 1.566. O custo-benefício é médio. Existem 9 modelos melhores. Para ver as outras 21 ofertas clique aqui.
(atualizado em 30 de outubro de 2014, às 15:48)

Se curtiu, compartilhe!


31

Comentários

Continue no Fórum » Junto do Lumia 1020, Nokia lança um novo app de câmera
Android

Desafio de display em luz solar direta com smartphones Motorola

Android

Android Lollipop: diversas melhorias sem pesar o dispositivo ou aumentar o consumo [Vídeo]

Android

Review: Zenfone 5, o melhor Android (de médio custo) que seu dinheiro pode comprar

Android

Comparativo: Moto G (2014) vs Moto X (2014)