LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Por que o Nokia X não é um smartphone Android "de verdade"

25 de fevereiro de 2014 20

Depois de muitos rumores, a Nokia finalmente lançou seu primeiro smartphone Android. Na verdade, uma família de dispositivos, o Nokia X, Nokia X+ e Nokia XL. Mas não era exatamente o que muita gente considerava que a empresa devia fazer antes de abraçar o Windows Phone para aumentar sua participação de mercado. Na verdade, é até difícil dizer que o sistema desses aparelhos é realmente o Android.

O pessoal do PocketNow fez uma analogia com os caixas eletrônicos para explicar a iniciativa da Nokia. Boa parte dessas máquinas roda alguma versão do Windows, mas você não vai conseguir jogar Sim City ou digitar um documento no Word nelas. Tudo o que elas fazem é um conjunto restrito de ações relacionadas à sua conta bancária.

O mesmo acontece com outros aparelhos baseados em Android, como o tablet Kindle Fire. O “coração” do aparelho é a plataforma do Google, mas, na prática, o usuário não verá muito dele. A interface é diferente e os apps padrão do Google não estão presentes. Sequer é possível baixar aplicativos pela Play Store. É preciso usar uma loja específica, com um acervo bem menor.

Nokia Xl
Nokia XL

O sistema presente na família Nokia X é como se a Microsoft fosse a desenvolvedora do Android, e não o Google. É só fazer um exercício de imaginação. Se o sistema fosse fruto do trabalho da gigante de Redmond, como ele seria?

Provavelmente, ele teria live tiles, assim como o Windows Phone. Não existiria a Play Store, mas sim uma loja própria da Microsoft. O serviço de armazenamento em nuvem seria o OneDrive e o Hangouts seria substituído pelo Skype. E isso é justamente o que ocorre com os dispositivos da linha Nokia X.

Qualquer pessoa que usar um Nokia X não conseguirá usar nenhum aplicativo, livro, filme ou programa de TV que adquiriu previamente na Play Store. A interface é completamente diferente do visual dos demais Androids - e lembra bastante o Windows Phone. Logo, tendo tudo isso em vista, é possível concordar ao menos em partes com a visão da empresa, de que o Nokia X é uma espécie de porta de entrada para o mundo do Windows Phone.

Olhando por esse lado, talvez o lançamento desses produtos não represente nenhuma ameaça ou situação esquisita para a Microsoft, que recentemente adquiriu a divisão de dispositivos móveis da Nokia. Mesmo assim, a empresa não parece muito contente com a novidade. Só o tempo irá dizer se, após a negociação se concretizar até o fim do primeiro trimestre, novos Androids da Nokia surgirão ou se esses aparelhos vão virar item de colecionador.

  • O Nokia XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia X+ ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

20

Comentários

Por que o Nokia X não é um smartphone Android "de verdade"
  • A verdade é que a nokia pegou o projeto android que é um projeto aberto e com pesquisas e desenvolvimento ela desenvolveu o próprio sistema android assim como a google no incio do android que nem dela era na época e comprou a empresa, e para da um ponta pé na google colocou os ótimos aplicativos da windons e uma interfece parecida, simplesmente uma luta ótima daqui para frente! Marcas de qualidade crescendo com qualidade e estrategias grandes!

      • Raposo se fosse algo bolado pelo Google, podes crer que já estaria ameaçando maior "pau" entre o Google e a MS. Acho até que o Google está se inteirando dessa plataforma para poder "espicaçar" a MS, só o tempo nos mostrará. Quanto caracterizar o SO com launcher de outro SO, isso já vem ocorrendo há muito por aí. Há mais ou menos 1 ano atrás foi lançado na Google Play um launcher do WP para os Androids, e foi uma surpresa geral que em menos de 2 dias foram baixados mais 2 milhões desse app, ou seja tem muito WP de "araque" rodando em Semsungas por aí. Outros SO como o Sailfish que deriva do Meego tambem usa desse artificio de buscar app na zona do android

          • Na verdade não.

            Eu não sei se você chegou a ver uma noticia aqui (De hoje) que foi possível instalar uma Launcher do Android no Nokia X e ela funcionou perfeitamente bem. Isso mostra que a Nokia basicamente não mudou nada do Android, apenas retirou os apps da Google e trabalhou em uma nova launcher para rodar em cima da UI original da Google, pois se o que você falou fosse realmente o que a Nokia teria feito (Usado o S40 como base e implementado as bibliotecas do Android para poder instalar os apps) não seria possivel usar um app que mudasse a UI original, pois os sistemas teriam compatibilidade aplicativos, porem não poderiam ter a mesma biblioteca para usar uma UI, a não ser que o sistema por debaixo do capo fosse realmente um Android maqueado.

            Porem, esses aparelhos não são as versões finais e a Nokia pode implementar mais modificações ou remover mais coisas do código do Android que podem impedir a instalação de Launcher de terceiros, não como uma restrição que poderia ser quebrada, mas o que deu a entender (Pelo menos pra mim) é que ainda tem funcionalidades que não foram removidas, apenas ocultadas ou desativadas! =)

              • Meu caro "Raposo", o Android é um open source derivado do Linux, e para a Nokia a única coisa que interessou para a Marca foi a compatibilidade com os apps do robô, então o sistema que já existia nos Ashas que já derivava dos S40 com o nome de "plataform"(?), recebeu esse adendo que vem lá do Linux, tanto que não se fala em patentes ou direitos do Google, pelo menos até agora. Portanto como digo o SO é um "mixto quente", ou um Frankeinstein como queiram.

                  • Apenas uma anotação em seu comentário: Tanto o BB quanto o Sailfish são sistemas operacionais totalmente diferentes e eles não tem o Android como "base" do sistema, os desenvolvedores apenas fizeram uma atualização no código para conseguir instalar as aplicações Android. No caso da Nokia ela realmente usou o código do Android, o núcleo, e tudo mais do sistema, só que ela fez uma limpa e tirou o que era da Google (Serviços e apps) e reescreveu uma parte do código para adapta-lo... Mas assim como o Kindle, NÃO DEIXA DE SER ANDROID, assim como todas as distribuições Linux não deixam de ser Linux (Assim como o próprio Android é um Linux da vida) só porque existem várias distribuidoras diferentes com "Nomes" diferentes.

                    Doa a quem doer, o Nokia X é um Android (Muito modificado, mas é)... E eu não vejo porque tanta gente esta "insatisfeito" com isso! =/

                      • A Nokia jamais usou o nome Android, quem está fazendo isso é a mídia! E sabe pq? Pq não é o Android!

                          • cyanogenmod resolve esse problema kkkkkkk

                              • >>Não é a toa o nick...

                                Pare de falar bobagem, a Nokia em nenhum momento disse que essa serie tem android, apenas disse ser compatível com os apps do android (e não é 100% compatível), é a mesma coisa que acontece com o BB e o JollaOS, são compatíveis com os apps.
                                A Nokia se refere ao seu OS como "Nokia X Platform Software 1.0", não aparece NADA referente ao android em parte alguma do sistema, como pode estar enganando se ela não fala nada disso? Se tem enganados é esse monte de "pseudo-entendidos" pelos sites e os próprios redatores de vários sites, que estão "vendendo" o sistema como Android, sendo que a Nokia NUNCA falou isso, é algo MUITO semelhante ao Kindle, e igualmente no aparelho da Amazon o sistema não se chama e nem é vendido como android.

                                  • Desde o primeiro rumor eu disse isso pois duvidava muito da Nokia fazer um Android inteiro

                                      • Não entendi nada! É pra gente comprar ou sentir nojo desse aparelho?

                                          • A Nokia está tentando enganar o consumidor, simples assim. Todos pensam que estarão comprando um Android do Google, quando na verdade, é um Android Open Source Preject. Isso é jogo sujo. Se fosse a Samsung, todos estariam atacando. Mas, como é a Nokia, falam em marketing, estratégia...

                                              • A proposta é boa, mas o tiro pode sair pela culatra.

                                                Obvio que os fan boys do Windows Phone / Nokia vão dizer que o X nasceu morto e ele não vai vender bem... Mas não é bem assim!

                                                Os acionistas da Nokia já vem pedindo a adoção do Android não é de hoje, alias, isso já vem desde a entrada do Windows Phone que enfraqueceu a empresa e deixou a mesma na boca do lixo, o que eu tenho certeza que foi a ideia do Elop apenas para a Microsoft compra-la. O que acontece é que esses Nokia X podem ser um estouro e fazer muito sucesso e é ai que mora o perigo.

                                                Uma vez que o usuário comprar o aparelho ele pode ver aquilo não como a entrada para o mundo Windows Phone, mas como uma plataforma diferente e melhor. Porque melhor? Oras, não é todo usuário que se importa com sistema fluido (Se fosse assim a Samsung já estaria morta) e alem de você ter acesso a todos os aplicativos do Android, você ainda conta com quase todos os aplicativos chaves dos Windows Phone em uma plataforma Android!!!

                                                Eu não acho que foi um erro o lançamento do X, mas pelo preço e ainda por usar Android e ter muito mais a oferecer do que o Windows Phone (Em aplicativos, obvio) ele pode vender mais do que os aparelhos de baixo custo com WP... e isso vai acabar mais como um problema para a Microsoft do que solução!

                                                A única coisa que o consumidor leigo vai escutar é " Blah blah blah Nokia blah blah blah Nokia X com Android blah blah blah suporte aos aplicativos Android."

                                                  • Se a nokia for esperta pode vender bastante, eu não compraria mas sei que tem gente que vai comprar, agr só resta saber o preço, ainda prefiro o Lumia 520.
                                                    Sorry Nokia

                                                      • Deixe-me rir mais um pouquinho, pois eu defendi a tese do "mixto quente", que seria um híbrido de Asha mais S40 e uma pitada de configuração do Android para "tolerar" apps dele. Portanto prometi de rir muito se isso se confirmasse e não é deu na cabeça! Mas agora com licença: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

                                                          • Provavelmente iram virar item de colecionador.

                                                              • Palhaçada da NOKIA

                                                                  • FOI O QUE FALEI ontem... O aparelho não é ANDROID o NOKIA esta usando o NOME ANDROID para promover essas coisas ai. E se for é feito o Kindle Fire, usa o sistema do google mas não usar os recursos da plataforma.

                                                                      • A Nokia deveria apresentar pelo menos um Windows Phone novo na MWC, além dessa família X

                                                                          • Se ei compro o nokia x ele me mostra OQ tem de possibilidades do Android né

                                                                              • merda braba..

                                                                                  Android

                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                  Android

                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                  Windows

                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                  Economia e mercado

                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista