LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nokia 216 é oficializado com flash frontal e três opções de cores

20 de setembro de 2016 118

Recentemente vimos a homologação de um novo dispositivo da Nokia sob o código RM-1187, sendo ele visto como o primeiro aparelho lançado pela empresa em seu retorno ao mercado de telefonia móvel. Ao que parece a Microsoft fechou um acordo com a HMD (e consequentemente com a Foxconn) para apresentar o aparelho através de seus canais enquanto a transferência de todas as suas fábricas ainda não foi concluída em termos legais, pois a casa de Redmond publicou um vídeo através de seu canal Microsoft Lumia no YouTube destacando as principais características do dispositivo, além de incluí-lo em sua página oficial.

O aparelho apresentado como Nokia 216 conta com uma versão dual-SIM, algo bastante comum no mercado de feature phones, permitindo assim que o usuário decida se deseja usar apenas um chip ou dois simultaneamente. Ele conta com basicamente o mesmo design visto em sua homologação no órgão chinês TENAA, porém agora aparece em três cores distintas, sendo elas: preto, branco ou ciano. Com isso temos de volta uma das características mais marcantes da antiga Nokia que são os dispositivos em cores vibrantes e chamativas, algo que foi aos poucos descontinuado pela Microsoft mas que pelo visto voltará com tudo com o retorno da finlandesa.

Como pode ser visto no vídeo acima, temos alguns diferenciais interessantes para outros feature phones disponíveis no mercado, como o flash LED na câmera frontal (muitos não contam sequer com uma câmera frontal), entrada para cartão microSD para reprodução de músicas em MP3, rádio FM e Bluetooth, garantindo assim uma boa gama de recursos para quem quer apenas um celular básico. Vale notar ainda que seu display é compatível com modo de ultra economia de energia, exibindo assim apenas tons em preto e branco para prover uma autonomia extra. Caso desejado, é possível também ativar a tela Glance para manter sempre informações relevantes visíveis como data, hora e notificações.

Caso você esteja se perguntando em relação ao sistema operacional que está incluso no aparelho, temos o clássico Series 30+ da Nokia, que graças à Opera Store é capaz de contar com aplicativos interessantes para acesso a redes sociais e navegação com interface otimizada para controle por botões físicos, tudo levando em consideração que sua conexão com a internet se dará por meio de redes 2G. De acordo com a companhia, é possível até mesmo reproduzir vídeos no YouTube tamanha a otimização presente no dispositivo, algo que ainda precisa ser colocado à prova.

Especificações técnicas

Por ser um feature phone, temos apenas o suficiente para que os usuários possam realizar chamadas, enviar mensagens e acessar aplicativos básicos sem problemas, porém como dito anteriormente a empresa se preocupou em incluir alguns diferenciais para chamar a atenção dos usuários nesta tão esperada volta da Nokia ao mercado de dispositivos móveis. De uma forma geral, o Nokia 216 e sua versão Dual contam com:

  • Tela de 2,4 polegadas com resolução de 240 x 320 pixels compatível com modo econômico de energia e Glance
  • 16 MB de RAM
  • 16 MB de espaço para armazenamento interno, expansível via cartão microSD de até 32 GB
  • Câmera principal VGA com sensor CMOS e flash LED
  • Câmera frontal VGA também com flash LED
  • Dual-SIM
  • Compatível com redes 2,5G
  • Bluetooth 3.0 com AD2P, HFP, HSP, OPP e PBAP
  • Bluetooth Slam para compartilhamento direto entre aparelhos Nokia
  • Entrada P2 3,5 mm para fones de ouvido
  • Rádio FM
  • Ringtones em MP3
  • Disponível nas cores preto ou branco/ciano
  • Dimensões de 118 x 50 x 13,5 mm
  • Peso de 82,6 gramas
  • Bateria de 1.020 mAh
  • Sistema operacional Series 30+

Preço e disponibilidade

Como o dispositivo já faz parte da nova linha de produção controlada pela HMD, suas vendas precisaram ser adiadas até que haja um estoque suficiente para conter a demanda. Devido a isto, a comercialização será iniciada na Índia apenas no dia 24 de outubro, sendo cobrada a bagatela de US$ 37, ou algo em torno de R$ 122 se desconsiderarmos a diferença entre os impostos praticados.

O Nokia 216 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

118

Comentários

Nokia 216 é oficializado com flash frontal e três opções de cores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista