LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Jolla pega o MeeGo do caixão e dá outro nome para ele: Sailfish OS

21 de novembro de 2012 22

Durante algum tempo nós falamos da empresa Jolla, criada por alguns ex-Nokias que trabalhavam com o MeeGo, sistema operacional móvel abandonado pela marca finlandesa quando a Microsoft ofereceu a parceria para os Lumias. Ok, esta história é conhecida, mas hoje a empresa iniciante trocou o nome do MeeGo e apresentou um vídeo e mais informações acerca do novo OS que está nascendo. Não lembra desta história? Então vamos dar um refresh na memória.

Pois bem, o MeeGo não nasceu do nada. Ele é um produto que veio do antigo e geek Maemo, que deu as caras apenas no Nokia N900, lembra? Era basicamente um Linux rodando no smartphone. Pequeno, poderoso e versátil. A Nokia resolveu juntar forças com a Intel e, neste momento, o Maemo foi modificado e o MeeGo nasceu - e morreu logo em seguida. Apenas o N9 foi lançado com este sistema operacional, que recebeu rios de dinheiro da Nokia para seu desenvolvimento, desde quando ele se chamava Maemo.

O N9 era incrível, bonito e muito simples de usar. Pena que a Microsoft veio com uma parceria mais interessante para a Nokia, e o MeeGo foi para a limbo da tecnologia. Os funcionários da Nokia que estavam trabalhando no MeeGo resolveram então fundar uma nova empresa, chamada Jolla, que mostrava muita vontade de voltar o MeeGo para as prateleiras. Esta vontade é tão grande, que ele mudou de nome - assim como o Fura Fila virou Expresso Tiradentes em São Paulo - e ganhou até um vídeo mostrando seus recursos, bem mais avançados do que os existentes no MeeGo. Agora seu nome é Jailfish OS.

O vídeo liberado hoje deixa bem claro que este sistema operacional é focado na multitarefa, como já era na época do MeeGo. A Jolla disse que seu produto poderá ser utilizado não somente em smartphones e tablets, mas também em Smart TVs, carros, geladeiras e qualquer coisa que você puder imaginar. É como o QNX, que a RIM comprou para o desenvolvimento do BB 10, que já existe - debaixo dos panos - em uma série de produtos do nosso cotidiano.

Com um vídeo tão promissor, com tanta vontade de levar seus produtos para o mercado, é bem provável que o ano que aparece em destaque no vídeo, realmente faça sentido. Ano que vem, 2013, é o ano em que a Jolla traz seu produto e acreditamos que a China é um grande potencial como primeiro mercado, já que o site da empresa oferece apenas este idioma, além do inglês.

Android no Sailfish OS
Android no Sailfish OS

Ah, outro detalhe, nós vimos o boneco do Android lá no fundo, numa parte do vídeo. Este detalhe pode revelar que, assim como a RIM, a Jolla também poderá trazer um emulador do sistema operacional móvel do Google embarcado. Só espero que ele acabe sendo mais utilizado do que acontece na RIM.

O Jolla Jolla ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

22

Comentários

Jolla pega o MeeGo do caixão e dá outro nome para ele: Sailfish OS
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista