LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Operadora americana é processada por usar roteadores de moradores como rede pública

09 de dezembro de 2014 6

Nos Estados Unidos, um caso bem peculiar vem chamando a atenção pelo fato de envolver uma empresa gigante. A Comcast, maior companhia de TV à cabo do país e segundo maior provedor de internet, está sendo processada por dois moradores de São Francisco que alegam ter seu Wi-Fi doméstico sendo utilizado pela operadora como rede pública de internet.

Os usuários alegam que o "desvio" feito pela companhia está causando alguns transtornos, como o consumo de energia elétrica, conexão congestionada por causa de outras pessoas utilizando a rede e a mais grave de todas: ameaça a privacidade, segundo reportagem publicada no SFGate.

No entanto, a Comcast alega estar utilizando a rede dos usuários para um plano nacional que prevê a instalação de uma grande rede pública de Wi-Fi em 19 grandes cidades dos EUA. Deste modo, para que as redes funcionem corretamente, a operadora ativa um segundo canal de conexão nos modems utilizados pelos seus clientes domésticos, servindo para impulsionar o alcance do aparelho.

Esse segundo canal, segundo a empresa, não prejudica o sinal de internet utilizado diretamente pelos donos do modem. Porém, de acordo com as informações registradas no processo, a "gambiarra" torna o uso de energia mais elevado e a conexão mais lenta, prejudicando de maneira direta o consumidor.

Os autores da ação alegam que a empresa não avisa do ativamento do segundo canal, que pode ser desativado de acordo com um pedido do usuário. O processo pede que a empresa não tenha mais acesso à este tipo de canal e compensação por danos aos consumidores.


6

Comentários

Operadora americana é processada por usar roteadores de moradores como rede pública
  • E agora? O que a Anatel vai fazer com a OI???

      • A velox faz isso tbm famosa oi wifi fon.

          • Aqui em Portugal isso é normal (MEO-WIFI e FON_ZON_FREE_INTERNET). Não causa atraso na conexão privada (A minha é 100Mbps e se mantem os 100Mbps quando há alguem na conexão pública) e dá imenso jeito quando estamos em um local público e precisamos de internet sem que ter que utilizar o 4G. Essas redes públicas têm um tempo limitado de 10min, mas como sou cliente da ZON tenho acesso ilimitado e posso aceder em vários locais do mundo, pelo que sei inclui o Brasil.

              • Tenho uma desconfiança de que a Oi faz isso atualmente no Brasil....Tenho um plano de celular da Oi que me dá direito a usar "pontos Wi-Fi da Oi" pela cidade.
                Tenho a impressão de que esses pontos são de modens Wi-fi de clientes da Oi Fixa, porque não consigo enxergar outra forma de se fazer isso.... eu não vejo por aí uma antena externa dizendo "Esta antena é um ponto Wi-fi da Oi". No entanto, já consegui conectar em "hotspots da Oi" em bairros mais afastados... lugares que não tem quase comércio... etc. Fica aí a suspeita.

                  • Amigo pode ter certeza ela faz isso, aqui em Goiânia já vi Oi wifi em lugares afastados, com certeza ela usa o ponto do cliente sem permissão, no último lugar mesmo que eu fiz um serviço estavam passando para a gvt por causa dos constantes erros na rede, e lentidão

                      • Sua suspeita é na verdade uma realidade, aqueles modens com WiFi que ela disponibiliza "grátis" tem uma "surpresa" junto, um ponto extra de WiFi, em alguns modelos é possível desligar pelas configurações do modem, mas a maioria somente mudando a firmware.Eu sempre tive meus próprios modens, não vou dividir a minha já precária e cara internet com ninguem.

                        Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                        TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                        TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais